Fiscal e Tributário

Como a consulta de nota fiscal ajuda no controle financeiro

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A consulta de nota fiscal torna o controle financeiro mais eficiente;

  • Este processo facilita o acompanhamento de indicadores importantes, os valores gastos com frete e a frequência de recebimento; 

  • Entenda como a consulta de NF agiliza a gestão financeira e veja porque contar com a tecnologia é essencial. 

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

A consulta da nota fiscal, muito mais do que uma burocracia contábil, otimiza (e muito) o controle financeiro. Desde identificar custos mais altos até tomar as melhores decisões, ter atenção especial a este processo deve fazer parte da rotina de todo empreendedor

Com apoio da tecnologia, é possível, inclusive, emitir relatórios que são essenciais para uma boa gestão financeira. Divisão de produtos por categorias de gastos com frete, frequência de recebimento de insumos e volume com entregas são alguns deles. 

No entanto, nem todo dono de negócio sabe ao certo os benefícios da consulta de NF. Aqui, confira o que você deve analisar neste processo e tire outras dúvidas sobre o assunto. Desejamos uma excelente leitura!

Consulta de nota fiscal

Consulta de nota fiscal: como este processo ajuda no controle financeiro?

Explicando de maneira simples, a consulta de nota fiscal é a verificação da validade deste documento. Este processo pode ser feito em portais específicos da Receita Federal. Nessa análise, a empresa confere se os dados foram preenchidos da forma correta. 

Contudo, essa prática também ajuda no controle financeiro, pois dá a clareza que o empreendedor precisa em itens importantes para a gestão, como:

  • Contas a pagar e a receber;

  • Impostos cobrados;

  • Formas de pagamento mais utilizadas;

  • Custos em geral.

Sendo assim, a empresa consegue mensurar quanto foi gasto em tributos em um determinado período, por exemplo. Tais informações são essenciais para o fechamento dos balancetes mensais e anuais.

Nos próximos tópicos, entenda melhor porque a consulta de nota fiscal é tão importante para o seu negócio.  

Levantamento de custos

Ao fazer a consulta de NF, é possível checar se todos os custos, como as contas a pagar e os tributos, conferem com as saídas do fluxo de caixa.  

Outra vantagem é acompanhar mais de perto alguns gastos que, no dia a dia, podem passar despercebidos. Custos com entregas e pagamentos a mais por conta de recebimentos errados são alguns exemplos.

Acompanhamento do volume das entregas

A consulta de nota fiscal oferece ao gestor uma visão geral do volume das entregas, bem como do valor gasto com transporte, como falamos. Sabendo disso, o empreendedor consegue se programar melhor para atender a demanda e fazer projeções realistas. 

Sem contar que, com uma checagem minuciosa, é possível evitar erros que envolvam o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), que podem gerar custos extras para empresa e até problemas com o Fisco. 

Melhor tomada de decisão

Com as informações das notas fiscais bem esclarecidas, as tomadas de decisões serão mais assertivas. Afinal, estarão baseadas em dados concretos, que mostram a realidade do negócio.

Ao analisar o valor gasto com impostos, os gestores podem elaborar estratégias legais para reduzi-los junto ao contador, por exemplo.

O que observar na emissão da nota fiscal para manter uma boa gestão financeira?

Na prática, a emissão da nota fiscal é um processo fundamental para uma boa gestão financeira. Quando pautado em estratégias e padronizações, fica mais fácil manter a organização das finanças. Veja o que observar: 

1.DANFEs

O acompanhamento de compras e vendas é uma tarefa que deve ser atribuída tanto ao contador quanto ao responsável pelo estoque da empresa. Afinal, são essas duas bases que estarão em contato no dia a dia com o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE). Esse documento é uma representação simplificada da NF-e. 

É importante checar as informações desde a chegada do pedido até a venda. Dessa forma, os dados serão registrados no financeiro corretamente. 

2.Recebimento antecipado do XML da NFe e devolução de compras

Em termos simples, o recebimento antecipado do XML é o processo de validação dos dados da nota fiscal. O objetivo é agilizar o pagamento dos valores que serão quitados a prazo.

A partir do recebimento da compra, compete aos profissionais de estoque e da contabilidade solicitarem a devolução, se necessário.

Ao devolver a mercadoria, será necessária a emissão de uma nova nota fiscal (de devolução) para acompanhar o retorno do produto. Uma solução prática para evitar gargalos neste processo é conferir esse documento assim que for emitido. 

3.Veracidade das notas emitidas

Outro aspecto importante para o controle fiscal e financeiro da empresa é a verificação da veracidade das notas emitidas contra o seu CNPJ. Esse processo é importante para checar se você não está destinando dinheiropara documentos que já foram cancelados pelo fornecedor epara evitar problemas comnotas frias.

Elas são emitidas para uma empresa sem que a mesma tenha feita a compra de algum produto ou sequer tenha conhecimento da operação. Normalmente, os empreendedores não ficam sabendo desses documentos. Posteriormente, podem ser questionados pelo Fisco sobre o motivo de não terem feito a escrituração e pago os impostos. 

Para que a empresa não tenha que arcar com multas indevidamente, é preciso controlar o que terceiros podem fazer com o nome da empresa. Consultar a NF permite o acompanhamento detalhado das notas que constam contra o CNPJ, na data em que foram emitidas.

Essa vigilância possibilita que o dono do negócio reaja rapidamente, realizando a manifestação do destinatário, ou seja, avisando à Receita Federal formalmente de que sua empresa desconhece a transação e evitando as penalidades.

4.NF denegada e NF cancelada

Outro problema que pode ser resolvido através da consulta de NF é a nota fiscal cancelada. Isso porque é possível verificar se algum fornecedor cancelou alguma nota emitida para a empresa, anulando a necessidade do setor financeiro pagar os impostos deste documento. 

Já a nota fiscal denegada acontece quando há irregularidades do emitente ou destinatário com o Fisco, fazendo com que a Sefaz barre o processo. Uma plataforma automática de consulta de notas fiscais evita que isso aconteça, afastando problemas sérios para a documentação contábil.

Afinal, se a NF-e for denegada e o contribuinte não se reabilitar diante do Fisco, ele pode sofrer prejuízos.

5.Carta de Correção Eletrônica (CC-e)

Caso uma NF seja emitida com erros, é possível fazer a correção utilizando uma Carta de Correção Eletrônica (CC-e), desde que as falhas não estejam relacionadas com: 

  • As variáveis que determinam o valor do imposto, tais como base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

  • A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;

  • A data de emissão ou de saída.

É permitida a emissão de até 20 cartas por NF-e. 

Consulta de nota fiscal

O armazenamento na nuvem e a facilidade de compartilhar informações

Armazenar o arquivo XML da NF na nuvem é obrigatório, além de tornar o processo mais seguro. Com essa tecnologia, fica muito mais fácil para o empreendedor compartilhar informações com o seu contador. O que pode se tornar ainda mais simples quando se tem um sistema de emissão de notas fiscais. 

Sem dúvidas, o controle financeiro de uma empresa é parte importante do sucesso do negócio. Como vimos, a consulta de nota fiscal otimiza a relação entre a emissão desses documentos e a gestão das finanças.

Além disso, esse procedimento é um excelente indicador de gastos internos, valores pagos com impostos e quantidade de vendas. Em resumo, aplicar as sugestões dadas neste artigo é a receita para um gerenciamento financeiro pautado em dados e processos eficientes.

Gostou do conteúdo? Então que tal ver na prática como a Conta Azul ajuda no seu controle financeiro? Clique aqui e confira nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Leia mais

Leia também