Gestão do Negócio

Entenda como a Conta Azul facilita o controle do estoque e a gestão dos pedidos

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Com a Conta Azul, o controle de estoque e gestão de pedidos se tornam operações muito mais ágeis;
  • Giro de estoque saudável, entrega de pedidos no tempo certo e boa qualidade de produtos dependem do cuidado com este processo;
  • A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa que ajuda na gestão de pedidos, estoque e financeiro. Assim, fazer um planejamento estratégico fica bem mais simples. Teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

Perder vendas, atrasar entregas e pagar mais caro por pedidos em cima da hora são problemas que sua empresa pode evitar ao simplificar e automatizar processos. Com a Conta Azul, o controle de estoque e a gestão de pedidos ficam mais fáceis, garantindo economia e organização para você e satisfação para seus clientes.

Um bom sistema ERP online permite integrar todas as áreas do seu negócio. Com isso, a gestão fica mais precisa, dinâmica, inteligente e colaborativa. Quando sua equipe de vendas registra uma saída, o pessoal do estoque já sabe que deve repor a mercadoria.

A Conta Azul Pro é a melhor plataforma de gestão integrada para essas operações. Você interliga todas as áreas, emite relatórios, automatiza trabalhos e elimina burocracias.

Faça uma boa leitura e descubra como a CA Pro revoluciona a sua gestão de estoque.

Confira os tópicos:

Estoque Conta Azul

Conta Azul, controle de estoque e gestão pedidos: qual a relação? 

O bom controle de estoque funciona conectado à gestão de pedidos. Afinal de contas, como você vai saber se pode atender à demanda dos clientes se não tem certeza de que ainda existem mercadorias e insumos armazenados?

É muito fácil perder dinheiro quando o controle dessas duas áreas é feito de forma manual. Deterioração, perda e até mesmo o furto de mercadorias são alguns exemplos dos impactos negativos de não contar com a tecnologia neste processo.

Além disso, muitas vezes, os clientes ficam frustrados ao fazer as compras e terem seu envio atrasado por falta de estoque. Em outras, seus produtos, principalmente perecíveis, podem perder a validade para venda ou até mesmo estragar no próprio depósito.

A Conta Azul Pro permite que você integre a administração das vendas, do estoque e dos pedidos entre si e com o resto da empresa. Tanto sua área comercial, a financeira e a de logística recebem uma troca instantânea de informações, permitindo processos otimizados e assertivos.

Se o estoque e os pedidos estão ligados, a Conta Azul Pro é o elo mais forte para essa conexão.

Apesar de estarem integradas, há operações que são próprias de cada área. Sendo assim, agora vamos falar exatamente sobre como a Conta Azul Pro ajuda nesses processos.

Como fazer controle de estoque: o que é, dicas, importância e sistemas

Como a Conta Azul pode ajudar você no controle de estoque e de compras? 

Os setores de estoque e de compras devem trabalhar em sintonia, assim você garante que terá os produtos armazenados para entregar aos clientes sem atrasos. Com a Conta Azul Pro, os processos que fazem essa ligação são automatizados, facilitando a rotina da empresa.

Controle do giro de estoque

A Conta Azul Pro emite relatórios de giro de estoque, indicador que mostram a velocidade em que seu inventário foi renovado durante um período. Ele também aponta qual o tempo médio de permanência de uma mercadoria no estoque até que ela seja vendida.

Assim, você pode calculá-lo para diferentes periodicidades. Outra vantagem é poder aplicá-lo a qualquer quantidade e tipo de produtos, a fim de encontrar um padrão e um equilíbrio com o ritmo de vendas.

Cadastro das transportadoras e fornecedores

É possível cadastrar todas as empresas transportadoras, fornecedoras, parceiras e clientes. Dessa forma, todo o ecossistema do seu estoque pode ser acessado a partir da Conta Azul Pro, que fornece os dados atualizados em tempo real.

Inventário de estoque

Você pode emitir um relatório de inventário de estoque para saber quais são todos os produtos estocados e as quantidades de cada um. Assim, você entende qual é o estado atual do seu armazenamento.

Outra facilidade é que você pode adicionar itens no controle de estoque ao importar notas de entrada, sem precisar fazer um registro manual. Dessa forma, fica muito mais fácil manter o inventário sempre atualizado e evitar perdas.

Explore todas as funções de estoque da Conta Azul Pro

Gestão das compras

Se você perder o controle sobre o estoque, também terá um setor de compras descontrolado. Aquisições maiores ou menores do que o necessário ou no momento errado são alguns desafios da gestão de compras.

A clareza que a Conta Azul Pro oferece do giro e do inventário de estoque ajuda a mostrar o quanto e quando você deve comprar, facilitando a organização desse setor.

Além disso, os pedidos de compras podem ser acompanhados pela plataforma, dando mais previsibilidade sobre a entrada de produtos. E os itens comprados podem ser adicionados ao estoque de forma automática, facilitando o trabalho.

Saiba mais sobre o recurso de Pedido de Compra da Conta Azul Pro

E na emissão dos pedidos de venda, como a plataforma otimiza a rotina?

Os pedidos de vendas são extremamente necessários para o controle de estoque. Você precisa estar informado sobre o que sairá, quando e qual a quantidade a ser retirada. Com isso, saberá quais produtos possuem mais circulação, dado importantíssimo para seu planejamento estratégico.

Maior agilidade

Você atinge mais velocidade na sua operação ao integrar totalmente a emissão de vendas ao seu sistema de gestão online. Transforme propostas em pedidos, dê baixa no estoque e alimente o financeiro com informações atualizadas com apenas um clique.

Dessa forma, sobra mais tempo para planejar e programar a entrega da mercadoria ou a realização do serviço. E, o mais importante: atender o cliente no tempo certo!

Controle dos pedidos de venda

A Conta Azul Pro permite que você acompanhe e organize todo o processo de venda. Desde a emissão de propostas e orçamentos, passando pela situação dos pedidos, até a concretização do negócio e a emissão de nota fiscal.

Tudo isso integrado a estoque, faturamento e cobrança e financeiro. Assim, você tem controle total sobre as vendas efetivadas e melhora a integração entre as áreas e equipes.

Monitoramento dos pedidos online

O sistema de controle de pedidos online permite economizar tempo na gestão de vendas por funcionar 100% na nuvem. A cada confirmação de pedido, a Conta Azul Pro dá baixa automática de produtos do estoque e alimenta seu financeiro e seu fluxo de caixa para a data prevista de recebimento.

Gestão dos pedidos recorrentes

Quando você fideliza clientes, nada melhor do que facilitar o registro de vendas recorrentes. A Conta Azul Pro possui uma função que permite clonar uma venda, para que você não precise preencher todas as informações repetidamente.

Com isso, basta duplicar o pedido de venda cadastrado e alterar somente as particularidades da nova solicitação, como datas, por exemplo.

Emissão de boletos integrada

Emissão e envio automático de boletos bancários por e-mail, com rapidez. Você também tem suporte dos boletos registrados, sendo que a Conta Azul Pro facilita o controle sobre pagamentos confirmados e pendentes.

À medida em que são quitados, a conciliação bancária dá baixa em tempo real e você sabe que pode partir para a próxima venda.

Integração da nota fiscal com vendas

A cada confirmação de pedido, a Conta Azul Pro automaticamente faz a baixa do produto no seu estoque, alimenta seu financeiro e seu fluxo de caixa para a data prevista de recebimento.

A partir daí, todos os dados dos clientes e contratos são incluídos na hora de tirar a nota fiscal, facilitando a emissão do documento.

Aprenda melhor sobre o Pedido de Venda – Conta Azul

Gestão de descontos e taxas

Criar e controlar políticas de desconto para produtos e serviços é muito mais fácil com a Conta Azul Pro. Isso porque você tem acesso a uma visão clara do histórico de abatimentos oferecidos e pode ainda otimizar uma promoção, oferecendo um percentual ou condição suficiente para preservar a rentabilidade da empresa.

Afinal, os descontos são importantes, mas manter o caixa da empresa saudável, também.

Controle de estoque Conta Azul

A Conta Azul Pro é uma plataforma completa para gerenciar toda a empresa!

Com o estoque e os pedidos bem gerenciados, além de evitar estresse, você garante a satisfação dos seus clientes. Como falamos, é muito frustrante para qualquer pessoa realizar uma compra e simplesmente não receber pela falta de mercadorias ou até mesmo de organização da empresa.

Em um mundo conectado, para quem deseja vender mais, é indispensável dar o próximo passo e contar com a tecnologia. As planilhas e o caderninho ajudaram por um tempo, mas se você pensa em crescer, é preciso abandoná-los.

Durante este conteúdo, apontamos como a Conta Azul Pro realiza a gestão do estoque e dos pedidos. No entanto, não são as únicas operações da sua empresa que a plataforma integra.

É possível também otimizar essas e todas as outras áreas administrativas com as diversas funcionalidades do ERP online, como:

  • Automatização da conciliação bancária, que evita a conferência manual dos lançamentos;
  • Monitoramento do fluxo de caixa, com emissão de relatórios diários, semanais, mensais, anuais ou períodos específicos;
  • Integração com a contabilidade, que possibilita o envio dos seus dados automaticamente para o profissional. Assim, ele pode executar seus serviços sem qualquer perda de informações ou documentos;
  • Acesso ao app Conta Azul de Bolso para gerenciamento do estoque, das vendas e do fluxo de caixa, sem contar com o envio de orçamentos personalizados, pelo seu celular; 
  • Emissão e envio automáticos de notas fiscais, boletos de cobrança e notificações de inadimplência;
  • E muito mais!

Se você quer saber mais sobre a Conta Azul Pro e verificar se a plataforma atende às suas necessidades, oferecemos um período de teste grátis. Outra vantagem é poder entrar em contato diretamente com a nossa equipe de suporte via chat pelo nosso site, para tirar todas as suas dúvidas.

Gostou? Então confira agora todas essas facilidades: clique aqui e teste agora! 

Leia mais

Leia também