Inovação

Inovação é para todos: empresas contábeis não podem ficar de fora

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 30/06/2023 | 6 mins de leitura

Inovação na contabilidade

Em um mercado competitivo, é cada vez mais necessário enxergar a inovação como um pilar estratégico nos negócios. Para quem tem uma empresa contábil, essa afirmação também vale. É imprescindível investir em inovação como um processo contínuo.

Dessa forma, você consegue aprimorar serviços, produtos e metodologias. Isso pode fazer o seu negócio crescer, principalmente porque a inovação ainda não é um conceito totalmente explorado nas empresas contábeis.

Quer se destacar no mercado? Neste artigo, você vai conhecer o papel da inovação na contabilidade e entender de quais maneiras ela pode ser aplicada no seu negócio.

Importância da inovação nas empresas contábeis

Esqueça a ideia de que a inovação só está atrelada a levar produtos revolucionários ao mercado. Ela é mais abrangente que isso. Ampliando a sua compreensão do processo, fica mais fácil aplicá-lo na empresa.

Além de criar produtos novos, inovar significa aprimorar alguma coisa já existente. Pode ser a descoberta de um método de trabalho mais eficiente, ou, então, uma pequena melhoria em um produto ou serviço da sua empresa, por exemplo.

Esse processo é vital no ambiente de trabalho. É o que afirma o coach Theodore Henderson, em um texto para a revista Forbes.

Segundo ele, a inovação faz com que a empresa penetre no mercado mais rápido e se conecte melhor com outros em desenvolvimento. Assim, gerando oportunidades.

Tem dúvidas de como isso se aplica à realidade das empresas contábeis? O fato é que esse mercado é cada vez mais exigente, e o surgimento de tecnologias que auxiliam na atuação do profissional abrem brechas para que as empresas inovem.

Nesse segmento, a inovação é importante para que os profissionais de contabilidade se destaquem, já que estão inseridos em um cenário em transformação.

Quer um exemplo?

Se a sua empresa lida com uma quantidade cada vez maior de dados, por exemplo, uma alternativa inovadora seria utilizar um software capaz de automatizar o preenchimento dessas informações em um banco digital. Isso traria melhorias aos processos de trabalho, tornando os profissionais mais produtivos.

Além disso, na prática, você geraria valor para o seu cliente, a partir da entrega de um serviço mais rápido e eficiente. Isso é o que a inovação pode realmente trazer ao seu negócio. Portanto, não abra mão dela.

Como lidar com a inovação na empresa contábil

Há diferentes tipos de inovação. A vantagem disso é que eles podem ser aplicados conforme a realidade da sua empresa. O importante é que o resultado desse processo seja o impulsionamento do negócio.

Lembre-se: nesse mercado, que muda constantemente, é fundamental que a sua empresa seja líder na área, e inovar é um dos caminhos para isso.

Abaixo, destacamos os três tipos de inovação mais comuns para que você conheça mais sobre eles:

Inovação radical

É aquela que resulta de uma inovação que lança algum produto, operação, processo ou tecnologia que seja capaz de mudar por completo o segmento do mercado. Trata-se de uma ruptura ao estado das coisas, que transforma o modo como o produto é utilizado pelos consumidores.

No livro Empreendedorismo, inovação e mudança organizacional, da editora Actual, Manuel Maçães traz uma definição sucinta: inovação radical é uma “mudança fundamental em tecnologia que resulta na produção de novos bens ou novos serviços”.

Inovação incremental

Já a inovação incremental consiste em aprimorar de forma contínua algum produto, processo ou serviço já existente. Esse tipo de inovação, como traz mudanças sutis, não tem impacto grande em relação à forma de consumo do produto.

Ela também envolve menos riscos e tem a vantagem de manter o cliente sempre interessado no que seu negócio oferece. Por isso, a inovação incremental deve ser um processo constante na empresa. Nesse sentido, gestores e equipe devem se empenhar na obtenção de insights e ideias construtivas.

Inovação de processos

Aprimorar processos em uma empresa ou criar novos métodos de trabalho é fundamental para manter o negócio relevante no mercado. É justamente isso o que faz a inovação de processos.

Trata-se de inovar no ambiente interno, aprimorando a rotina de operações da sua empresa e aumentando a produtividade. Essa inovação impacta exclusivamente os processos de elaboração de um produto – ou seja, para o consumidor, nada muda.

Em uma empresa contábil, a adoção de um software de gestão pode ser visto como uma inovação de processos, porque tem reflexo direto no trabalho do contador. Enquanto isso, o produto final entregue ao cliente é o mesmo.

Inovação com software de gestão para contadores

A introdução de tecnologias teve impacto significativo no papel da contabilidade. Com os softwares de gestão, as tarefas burocráticas de um contador ficam cada vez mais automatizadas, abrindo espaço para que o profissional desenvolva atividades mais complexas e estratégicas.

A adoção desses sistemas é um dos maiores exemplos de inovação nas empresas contábeis. E a tendência é que essa transformação digital seja cada vez mais crucial para o mercado da contabilidade. Isso significa que empresas que quiserem se destacar precisarão investir em inovações, evitando a defasagem em relação à concorrência.

Logo, sua empresa deve se basear em modelos novos de processos e atuação – o que, necessariamente, inclui a tecnologia. Fazer contabilidade à moda antiga, preenchendo dados manualmente, por exemplo, é a sentença de que o seu serviço perderá a relevância para o cliente.

Veja como é possível integrar esses softwares a diferentes esferas da empresa. Você pode utilizar uma ferramenta para organizar os processos de trabalho e, assim, criar um espaço de comunicação entre os profissionais.

Outra medida é adotar um software que integre os dados de seu cliente ao próprio sistema da empresa. Além de mais transparência na atuação, o resultado disso é rapidez de processos, comunicação aprimorada e segurança para o consumidor.

Tudo isso faz parte de uma estratégia que tem como objetivo inovar por meio da tecnologia – sobretudo criando inovação de processos.

Desse modo, você ganha mais do que inovação. Entre os benefícios, vale destacar o aumento da produtividade, a redução de riscos relativos ao tratamento e análise de dados contábeis e um melhor relacionamento com os clientes. 

Sua empresa não pode ficar de fora dessa transformação digital! Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes e deixe um comentário!

Leia também