Contabilidade

Como fazer uma auditoria contábil assertiva? Saiba o passo a passo

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/06/2023 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

    • A auditoria contábil verifica se todas as rotinas contábeis e fiscais de uma empresa estão sendo cumpridas corretamente. Evitar os problemas com a Receita Federal e situações que estejam colocando em risco a saúde financeira do negócio são os principais objetivos;
    • Quando feita de forma assertiva, possíveis gargalos fiscais, contábeis e financeiros são identificados com facilidade. As soluções também acabam sendo encontradas rapidamente;
    • Para fazer uma auditoria contábil efetiva, conheça a Conta Azul Mais, plataforma para gestão da carteira de clientes de escritórios contábeis, completo e 100% gratuito para contadores.

Experimente grátis a Conta Azul!

A auditoria contábil é um serviço que pode ser oferecido por contadores a empresas de todos os portes. Por meio dela, é possível identificar se as rotinas contábeis e fiscais estão sendo cumpridas de forma correta ou não.

Para empresas com patrimônio superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual maior que R$ 300 milhões, a contratação de uma auditoria externa para auditar as demonstrações contábeis é obrigatória e foi definida pela Lei 11.638/07.

O que acontece é que nem todo empreendedor que não tem a obrigatoriedade de fazer a auditoria contábil consegue perceber sua real importância ou até mesmo sabe o que ela él. Por isso, é dever do contador informá-lo do quanto este processo é fundamental para a saúde financeira do negócio. Assim, você agrega mais valor aos serviços que oferece, o que é muito positivo para manter a demanda recorrente e aumentar o faturamento.

Confira neste conteúdo dicas importantes para fazer uma auditoria contábil assertiva e eficiente. Antes disso, entenda na prática como este processo impacta uma empresa.

Boa leitura! 

A auditoria contábil verifica se todas as rotinas contábeis e fiscais de uma empresa estão sendo cumpridas corretamente. Evitar os problemas com a Receita Federal e situações que estejam colocando em risco a saúde financeira do negócio são os principais objetivos;

De que forma a auditoria contábil impacta uma empresa?

Idealmente, é sugerido que a auditoria contábil seja realizada, pelo menos, a cada 12 meses. Neste processo, o papel do contador vai além de entregar um parecer ao cliente, conferir se os impostos estão sendo pagos e se o caixa está batendo.

Durante a auditoria, o profissional contábil é responsável por identificar desarranjos financeiros ainda em estágio inicial e que poderiam, inclusive, levar a empresa analisada à falência.

Mais do que isso, é necessário indicar alternativas para o dono do negócio sanar tais problemas. É essa postura consultiva que torna o contador um profissional indispensável para qualquer empresa, garantindo o sucesso no ramo e atraindo mais clientes.

Modernize toda a sua rotina contábil com a Conta Azul Mais. Saiba como!

Principais vantagens da auditoria para empresas

Orienta a tomada de melhores decisões

Contratar mais pessoas? Oferecer um treinamento para o setor financeiro organizar melhor os processos? Adquirir um sistema de gestão?

Baseado nos resultados obtidos com a auditoria contábil, o contador consegue orientar o cliente sobre quais decisões tomar para resolver os problemas encontrados ou para melhorar a gestão da empresa.

Entenda como se tornar um contador consultor e ser parceiro estratégico do cliente.

Melhora como a empresa é vista

A auditoria contábil verifica se todas as obrigações contábeis e fiscais estão em dia, o que é muito importante para a imagem da empresa no mercado. Esse aspecto também facilita o acesso ao crédito junto às instituições financeiras e na conquista de investidores.

Evita problemas fiscais e tributários

Como falamos, este é um dos principais objetivos da auditoria contábil. Ao fazer um pente fino nessas rotinas, o contador confere se todos os registros contábeis e tributários estão conforme as orientações da Receita, além de verificar se algo passou despercebido.

É aí que entra também a importância da tecnologia para gerenciar a carteira de clientes. Ao utilizar uma plataforma própria para isso, fica muito mais fácil monitorar esses processos, gerar guias e acompanhar o pagamento dos tributos.

Elimine tarefas manuais e eleve a qualidade do seu atendimento com a Conta Azul Mais.

Identifica falhas na gestão do negócio

Altos custos com manutenção de estoque e a descoberta de serviços que não estão sendo rentáveis são alguns dos problemas de gestão que podem ser facilmente identificados com a auditoria contábil.

Como mencionado, também é fundamental que o contador, além de apontar os pontos de atenção, sugira soluções. Para isso, é preciso ter tempo suficiente para estudar o negócio do cliente e o mercado de atuação em que ele está inserido.

Entenda como fazer uma boa auditoria contábil para seus clientes

Confira os passos que listamos para que você possa fazer uma boa auditoria contábil nas empresa dos seus clientes. Lembrando que essas etapas não são definidas pela Lei e você mesmo pode criar o seu processo.

Pesquisa 

A pesquisa é a primeira etapa da auditoria contábil. Nela, o profissional contábil deve se debruçar sobre o funcionamento da empresa, ou seja, o que ela vende, como está dividida a sociedade, o que ela compra e se algum sistema de gestão é utilizado. Vale também revisar o que a legislação exige para esta área.

Durante a pesquisa, dê atenção especial aos processos financeiros e contábeis já realizados e solicite relatórios, caso o cliente possua algum sistema de gestão.

Planejamento 

A auditoria contábil possui um padrão de execução e todo contador já deve saber disso. No entanto, cada empresa é única e o mais indicado é fazer um planejamento personalizado para cada cliente.

Descreva os processos, prazos e também quais as responsabilidades do cliente durante a auditoria, como fornecer o acesso aos dados da empresa. Lembre-se de que a clareza é fundamental na execução de qualquer serviço contábil.

Coleta e análise de dados

Solicite ao cliente os dados contábeis e fiscais da empresa, demonstrativos e registros financeiros. Feito isso, inicie a análise e conferência.

Nessa etapa, reforçamos a importância de cliente e contador utilizarem sistemas de gestão que possam ser integrados, para checar essas informações com mais rapidez e emitir relatórios com facilidade.

Caso ele não tenha, levará mais tempo para coletar e analisar os dados. No entanto, não deixe que esse trabalho manual e por vezes cansativo interfira na qualidade do serviço prestado.

Essa pode ser justamente a chance de sugerir uma melhoria para o cliente, como a contratação de um sistema de gestão, demonstrando compromisso e proatividade.

Entenda o que é a análise de dados e como ela pode ser usada na contabilidade.

Testes

Durante essa etapa, o contador realiza testes de observância, onde basicamente ele observa como os processos internos são realizados pelos colaboradores e também os testes substantivos.

Esses últimos têm o objetivo de verificar a exatidão e validade dos gerados pelo sistema utilizado pela empresa.

Durante os testes de observância o contador auditor deve ser discreto e cordial ao observar se os processos da empresa estão sendo cumpridos corretamente. O ideal é não interferir na postura dos colaboradores da empresa.

Afinal, essa etapa é a mais demorada e você provavelmente terá um certo contato com os funcionários. Assumindo essa postura, eles se sentiram confortáveis para fornecer informações naturalmente.

Além de observar os processos, o contador tem a missão de verificar se os dados produzidos pelo sistema contábil da empresa estão corretos. Para isso, é indispensável conferir as transações e os saldos das demonstrações contábeis.

É importante lembrar também a importância de analisar a necessidade dos testes presenciais. Em algumas empresas tudo isso poderá ser feito à distância, inclusive.

Revisão da análise 

Revise com atenção todos os resultados encontrados nas análises. Se tiver dúvidas sobre algum processo interno, peça ajuda do cliente.

Assim como na fase de testes, a análise pode demorar mais do que o previsto. O importante é deixar o cliente informado sobre isso e alinhar os prazos de entrega dos relatórios.

Parecer (relatório de resultados)

Nem todo cliente entende de contabilidade. Pensando nisso, elabore o parecer (relatório da auditoria contábil com os resultados encontrados) usando uma linguagem clara e didática para facilitar o entendimento, com exemplos e soluções práticas.

Considere os recursos disponíveis da empresa e, caso tenha parceiros que possam ajudá-lo, indique-os, como profissionais de recursos humanos para contratação de funcionários.

Você sabe como mostrar o valor do seu trabalho usando relatórios em contabilidade? Confira aqui!

Quando feita de forma assertiva, possíveis gargalos fiscais, contábeis e financeiros são identificados com facilidade. As soluções também acabam sendo encontradas rapidamente;

Buscando uma aliada para seus serviços contábeis? Conheça a Conta Azul!

Assim como acontece em toda empresa, para um escritório de contabilidade crescer, uma boa estratégia é fundamental. Isso significa pensar além do campo operacional, deixando de lado atividades que só consomem tempo e, no fundo, não agregam valor ao negócio.

Um bom exemplo disso é a digitação dos dados dos clientes todas as vezes que precisar gerar um documento, ou então se perder em meio a tantos papéis para encontrar uma informação.

Sim, a tecnologia chegou à contabilidade. Com isso, o contador, que antes era considerado como o “mal necessário” das empresas, assume um papel essencial para o sucesso dos negócios. É por tudo isso que a Conta Azul é o seu braço direito!

A Conta Azul oferece para os contadores a Conta Azul Mais, plataforma para a gestão da carteira de clientes de escritórios contábeis. Simples de usar e 100% gratuita, essa solução possui algumas vantagens, como:

  • Integração com financeiro, fiscal, contábil e folha de pagamento dos clientes;
  • Exportação de documentos contábeis e fiscais;
  • Notificações das pendências das rotinas contábeis dos seus clientes;
  • Controle do recebimento de honorários;
  • Conciliação bancária e fiscal dos lançamentos financeiros do escritório;
  • Emissão de notas fiscais e boletos, com pagamento após compensação;
  • Acesso ao balancete, geração de DRE, DAS individual ou em lote e emissão do livro razão com poucos cliques e em tempo real.

Tornando-se um contador parceiro da Conta Azul, você ainda ganha acesso a outros benefícios, como:

  • Curso de Contabilidade Digital da Universidade Conta Azul, com certificado;
  • Posição de destaque na página Encontre um Contador;
  • Desconto para os clientes adquirem a Conta Azul Pro, plataforma de gestão para empresas, que pode ser integrado à Conta Azul Mais;
  • Porcentagem de bonificação em cashback sobre o valor da mensalidade da Conta Azul Pro;
  • Suporte exclusivo para o canal de contabilidade da Conta Azul.

Ao todo, são cinco níveis de parceira — Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante — e à medida que você sobe de nível, as vantagens aumentam e se acumulam.

Melhore a produtividade do seu escritório e atenda mais clientes oferecendo além da auditoria contábil: clique aqui para conhecer a Conta Azul Mais!

Leia mais:

Leia também