Produtividade

4 habilidades fundamentais para o contador 4.0

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 27/06/2023 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O contador, além de cuidar das obrigações contábeis da empresa, também pode trazer soluções para vários problemas do negócio, agregando valor ao trabalho que desempenha junto aos clientes;
  • Entenda o perfil e quais são as habilidades fundamentais de um contador 4.0 de sucesso;
  • A Conta Azul, além de outros benefícios, traz tecnologia e produtividade à rotina do escritório contábil. Por isso, é uma das melhores aliadas do contador 4.0.

Cadastre-se grátis na Conta Azul!

Foi-se o tempo onde o contador era visto como o “ser das burocracias”, responsável por assegurar o pagamento dos impostos das empresas: hoje, ele também traz soluções para os problemas do negócio.

Essa é uma das principais características do contador 4.0, o novo perfil de profissional da contabilidade que ganha cada vez mais espaço no mercado justamente porque entrega algo a mais aos seus clientes.

Quer saber como se tornar um contador 4.0? Continue lendo para conhecer as  4 habilidades fundamentais desse profissional!

Neste conteúdo, veja os seguintes tópicos:

Boa leitura!

habilidades-fundamentais-para-o-contador

Afinal, qual é o perfil do contador 4.0?

Antes de você entender qual é o perfil do contador 4.0, vamos à definição do momento que vivemos, chamado indústria 4.0 ou quarta Revolução Industrial.

Trata-se de um movimento que se iniciou no século atual e vem sendo marcado por grandes e rápidos avanços tecnológicos e científicos.

Basta pensar em como funcionava a comunicação há 50 anos, onde o rádio era quem fazia sucesso. Inclusive, na época, seria difícil alguém acreditar que um dia poderíamos tirar fotos e fazer ligações através de um mesmo aparelho.

Todas essas modificações tomaram conta de nossas vidas e de todas as profissões. Com a contabilidade não poderia ser diferente.

O contador 4.0 é um profissional que, além dos conhecimentos técnicos, assume uma postura mais consultiva, estratégica e analítica nas empresas, tendo a tecnologia como sua melhor aliada.

Então, com as obrigações contábeis, o contador 4.0  deve ajudar o dono do negócio com ideias sobre como melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Um exemplo pode ser propor a contratação de um sistema de gestão para acompanhar o estoque, setor que foi apontado na DRE do negócio como um dos que mais está gerando despesas.

Contudo, nem todas as habilidades de um bom contador 4.0 são ensinadas na graduação.

Confira no próximo tópico as competências essenciais que você precisa ter para se destacar no mercado da contabilidade, eliminar as tarefas manuais e assim, agregar valor aos seus serviços.

4 habilidades para ser um contador 4.0

  1. Desenvolver a soft skill de comunicação 

Soft skills são as competências relacionadas ao comportamento de um profissional e, como contador 4.0, é indispensável você ter essa habilidade desenvolvida.

Afinal, é muito comum que os micro e pequenos empreendedores não entendam linguagens rebuscadas, termos da contabilidade e até do mundo dos negócios. Então, saber ouvir e explicar tudo isso aos seus clientes, de uma forma que eles entendam, é fundamental.

E é essa comunicação mais fluida e próxima do cliente é o que abre para você propor soluções aos problemas que enxerga na empresa.

Alguns contadores têm histórias incríveis com a Conta Azul. Clique aqui e descubra o que mudou na vida da Rosilda, dona do escritório Emprework. 

   2.  Estar atualizado 

Que a legislação tributária no Brasil muda bastante, você já sabe.

Mas, você está por dentro de todas essas mudanças?

Estar atualizado é uma habilidade essencial do contador 4.0. Lembre-se de que o cliente confia no seu trabalho e, caso ele tenha problemas com o Fisco pela falta de informação da sua parte, sua reputação no mercado pode ficar comprometida.

É importante também estar atualizado sobre a economia, tecnologia e buscar conhecimentos sobre a área do seu cliente: somente assim o contador 4.0 pode opinar e sugerir mudanças às empresas que atende.

Você é um contador e também é empreendedor? Confira aqui algumas dicas para ter sucesso no seu negócio!

   3.   Apoiar-se nos dados

A análise de dados é a compreensão, ou seja, o entendimento da razão de dados obtidos sobre algum processo ou fato.

Nesse contexto, o contador 4.0 não informa ao dono do negócio apenas que ele faturou um valor X no mês passado e sim, que ele poderia ter faturado mais se cortasse uma ou outra despesa, por exemplo.

Essa é uma das habilidades mais importantes do contador 4.0 no sentido em que ele atua como um consultor da empresa, explicando ao dono do negócio o desempenho da empresa com base em dados reais.

Aplicando a análise de dados na contabilidade, é possível:

  • Ter uma visibilidade maior do que está acontecendo na empresa;
  • Identificar problemas financeiro e de outros setores;
  • Fazer estimativas mais assertivas com base em números reais.

Com a Conta Azul Mais, os contadores acompanham em um painel, de forma clara, a situação contábil da empresa. Clique aqui para saber mais!

4. Ter proximidade com a tecnologia

Como já mencionamos, a tecnologia é a melhor aliada do contador 4.0.

Dessa forma, nada de planilhas ou grandes montanhas de papel: o contador 4.0 trabalha com tudo na nuvem e sempre com o apoio de um sistema de gestão.

Contudo, muitos dos clientes não estão acostumados com isso e cabe ao profissional mostrar a importância de usar a tecnologia na empresa, principalmente no que diz respeito à redução de custos e rapidez na hora de tomar uma decisão.

No próximo tópico, você verá, na prática, como aplicar a tecnologia nos processos contábeis através da Conta Azul.

habilidades-fundamentais-para-o-contador-2

A Conta Azul te ajuda a se tornar um contador 4.0

Você já reconheceu a importância das habilidades de um contador 4.0, mas ainda não sabe o que fazer para ver o seu escritório decolar?

Comece agora com a Conta Azul Mais!

Essa solução da Conta Azul é voltada somente para contadores e permite que você:

  • Faça a gestão completa da sua carteira de clientes a partir do acesso rápido e seguro das informações contábeis de cada um;
  • Gere o DAS individual e em lote com apenas 2 minutos. Se necessário, você pode também importá-lo manualmente;
  • Exporte os lançamentos financeiros e os dados contábeis dos clientes para os sistemas que eles utilizam, caso não seja a Conta Azul;
  • Crie alertas das rotinas mensais das pendências dos seus clientes;
  • Acesse à Conta Azul Gestão Financeira sem pagar nada, para gerenciar por completo o seu escritório contábil;
  • Gere o DRE contábil, emita o Livro Razão em tempo real, a folha de pagamento e notas fiscais e de forma automática;
  • Acesse o balancete com poucos cliques e muito mais!

O melhor de tudo é que você pode ter acesso a esses e a outros benefícios de graça, tornando-se um contador parceiro da Conta Azul!

Gostou? Se sim, clique aqui e comece a sua jornada de sucesso com a Conta Azul!

Leia também