Contabilidade

[Infográfico] Contador: O CARA para os seus negócios

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 24/10/2023 | 6 mins de leitura
Contador: O CARA para os seus negócios

Chega dessa ideia de que o contador é o cara do imposto. Ele é, sim o Cara, mas o cara profissional, que deveria estar do seu lado, empreendedor, antes mesmo de abrir a empresa. Tenha o seu contador como seu melhor amigo, confie nele e deixe-o a par de tudo o que acontece dentro da sua empresa.

Há anos que o perfil desses profissionais está mudando. Antes, eles tinham um perfil de receptor: recebiam a documentação das empresas, organizavam e davam o destino. Hoje não é mais assim. Um bom contador é também um bom conselheiro. Ele pode dar dicas dos melhores negócios a fazer, de investimentos que podem dar lucro, indicar mão de obra especializada, entre outros.

O contador pode, e deve inclusive, participar do planejamento estratégico da empresa. Pense bem, os contadores lidam com vários tipos de negócios e conhecem o mercado. Quem melhor que eles para dar conselhos?

Reunimos no infográfico abaixo cinco motivos para você ter por perto um bom contador, em quem possa confiar e que seja o Cara para a sua empresa.

Contador: um grande aliado para fazer sua empresa crescer

Ser empreendedor é muito mais do que ter o seu próprio negócio. É preciso estar sempre atento e preparado para as eventualidades do mercado e ser multitarefas — entender de cada departamento da empresa, executar ações, encontrar soluções, entre outras atividades. Com tantas atribuições, uma ajuda é sempre bem-vinda para manter tudo em ordem, certo?

Principalmente quando se trata de uma área delicada e essencial como a financeira. Neste contexto, ter um bom relacionamento com o seu contador é fundamental para garantir tomadas de decisões com mais segurança.

Por que um contador é tão importante para o seu negócio?

Já faz tempo que a função do contador deixou ser apenas aquela ajuda para cumprir todas as obrigações fiscais e previdenciárias. Hoje, este profissional é capaz de fornecer informações amplas e detalhadas que podem ser utilizadas na gestão do negócio. Listamos cinco motivos pelo qual você deve tê-lo como parceiro na sua empreitada:

  1. Possui conhecimento específico: lidar com a gestão financeira exige tempo e muita atenção para que a empresa possa crescer de maneira sustentável. Entretanto, com a correria diária, você já deve ter percebido que é quase impossível manter tudo organizado. Então, por que deixar o seu negócio andar de qualquer jeito? Um contador possui conhecimento específico para tratar todas as questões financeiras de forma eficiente para que tudo funcione corretamente e dentro de todas as exigências previstas pela lei. Desta maneira, além de deixar tudo em ordem, o empreendedor tem tempo para focar sua energia em outras atividades que trarão ainda mais resultados para a empresa.
  2. É garantia de segurança: dentre as mais conhecidas funções dos contadores estão o lançamento e o detalhamento das operações da empresa. Porém, ele também é responsável por apurar resultados e calcular impostos. Com estas informações, é capaz de orientar o administrador a tomar decisões seguras e coesas sem comprometer a saúde financeira, como, por exemplo, no que diz respeito a novas contrações e expansão das atividades.
  3. Contribui para as estratégias: além do financeiro ser uma área muito importante, quando atua junto a outros departamentos é capaz de fornecer dados exclusivos e essenciais. Sendo assim, ajuda a traçar estratégias realistas para que os objetivos e metas sejam atingidos com eficácia.
  4. Sabe tudo sobre as questões legais: este profissional compreende a fundo as legislações fiscais, trabalhistas, tributárias e previdenciárias para orientar o empreendedor quanto às melhores formas de enquadramento da sua atividade no mercado. Assim, o administrador não corre nenhum risco de fazer algo que no futuro possa prejudicar o seu negócio.
  5. Oferece um diagnóstico financeiro completo: por meio de relatórios fornecidos pelo contador, é possível ter uma análise aprofundada e um panorama geral da situação financeira da sua empresa. Isto é, com este tipo de material, você pode prever novos cenários, investimentos, entre outras coisas, baseado-se em dados concretos que facilitará as decisões.

Dicas para um bom relacionamento com o seu contador

Muitas vezes, a relação entre contador e empreendedor pode ser um pouco conturbada, devido, principalmente, à burocracia imposta pelo governo nos processos fiscais e contábeis. Como um bom relacionamento entre as partes é base para o sucesso do negócio, separamos algumas dicas para você. Veja:

  • Valorize este profissional como parte do negócio;
  • Peça para que ele lhe esclareça todas as suas dúvidas referentes à legislação. Assim, você trabalha de maneira correta e quando tiver que passar informações para que ele execute a parte dele, tudo estará em ordem;
  • Montem em conjunto um cronograma compartilhado com datas de vencimentos e de entregas de documentos para que cada um cumpra sua parte;
  • Mantenha uma comunicação aberta e transparente. Desta forma, ambos irão se beneficiar com a troca de informações e nada ficará nas entrelinhas;
  • Deixe todos os documentos organizados, isso facilitará a busca quando forem solicitados.

ContaAzul facilita sua relação com o contador e a contabilidade

A ContaAzul entende a importância deste relacionamento e, por isso, oferece duas soluções que simplificam tanto a vida do empreendedor quanto a do contador, mantendo, assim, uma relação saudável entre eles. O ContaAzul faz o controle de todo o fluxo de trabalho, desde financeiro até a emissão de notas fiscais, e o que é melhor, é possível integrá-lo com o ContaAzul para Contadores. Desta forma, o seu contador tem acesso automático a informações como lançamentos financeiros, parametrização, baixas financeiras, apuração de impostos e conciliação contábil.

Assim, ambos têm mais facilidade para fazer um acompanhamento de perto do negócio, obtêm resultados mais rápidos e tempo livre — no qual o empreendedor pode focar em outras atividades  para fazer a empresa crescer, e o contador, com todo o seu conhecimento financeiro, pode atuar como um consultor de negócios para ajudar na gestão.

E aí, você já contratou o seu contador? Ainda não? Encontre um contador no diretório de contadores da ContaAzul. São profissionais de todo o país.

Leia também