Qual a importância da contabilidade para uma agência de publicidade?

Sobre o que estamos falando?

  • A contabilidade é essencial para as agências de publicidade trabalharem dentro da legalidade. Além disso, o contador é o braço direito do dono deste negócio, auxiliando da abertura à precificação dos serviços;
  • Para fazer a contabilidade nessas empresas, o primeiro passo é regularizar o negócio. Um bom planejamento financeiro e tributário e adoção de uma ferramenta de gestão também são aspectos importantes;
  • Conheça a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada para empresas, ideal para quem está no mercado ou abrindo um agência de publicidade.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O ritmo de trabalho em uma agência de publicidade é bem acelerado. E, com tantos clientes para atender e jobs para finalizar, é comum o dono deixar em segundo plano alguns processos financeiros contábeis. 

Afinal, o cliente está em primeiro lugar e precisa ter todas as demandas atendidas em tempo hábil. Gerenciar tudo isso e garantir a qualidade da comunicação, das campanhas e de todas as peças não é tão simples. 

Mas o que acontece é que a contabilidade tem um papel fundamental para qualquer negócio que deseja atuar na legalidade, atender outras empresas e até mesmo participar de licitações públicas e privadas. 

Ou seja: a contabilidade é um dos pilares de qualquer agência de publicidade que deseja crescer!

Neste conteúdo, entenda mais sobre a importância dos processos contábeis e como a figura do contador ajuda empreendedores deste ramo. Boa leitura! 

Qual a importância da contabilidade para uma agência de publicidade? 

Com exceção do MEI (Microempreendedor Individual), toda e qualquer empresa precisa seguir um sistema de contabilidade para manter a legalidade das atividades, de acordo com a LEI Nº 10.406. Isso porque é através dos processos contábeis que o Fisco realiza o recolhimento dos impostos. 

Alguns estados, inclusive, já desenvolveram leis próprias voltadas aos serviços desenvolvidos pelas agências de publicidade, como conteúdo e peças de design. 

Ao contar com serviços de contabilidade, a agência de publicidade afasta o risco de multas da Receita e garante o funcionamento pleno. Outra vantagem é poder vender para outras empresas, como mencionamos.

Afinal, apenas com a contabilidade em dia é possível emitir as notas fiscais e também poder participar de licitações em órgãos públicos e privados. 

Continue lendo para entender um pouco mais sobre a importância de contar com um escritório de contabilidade para a sua agência de publicidade. 

Situação fiscal regular

Se a contabilidade é feita da maneira certa, a agência passa a ter uma situação fiscal totalmente regular. E a verdade é que estar em dia com o fisco traz importantes vantagens secundárias, como a facilidade na obtenção de créditos, a permissão para participar de licitações e muito mais. 

Além disso, com uma situação fiscal regular, o empreendedor evita situações imprevistas, como sofrer fiscalizações ou mesmo multas devido à falta de pagamento correto dos impostos. 

Outros beneficiados com a regularidade fiscal são os clientes! Com uma agência atuando correta nesse sentido, eles sabem que podem contar com seus serviços sem maiores preocupações.

Custos menores

Feita de maneira estratégica, a contabilidade também ajuda a reduzir os custos com a carga tributária, em geral, tornando sua agência mais rentável sem que perca no quesito regularização. 

Pagando menos impostos, sobra mais dinheiro para investir na empresa e oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. 

Apoio à tomada de decisão

A contabilidade consultiva é extremamente importante para o processo de tomada de decisão. Isso porque, diferente do que muitos pensam, algumas ferramentas contábeis ajudam o empreendedor a ter a clareza necessária sobre a situação financeira da agência. 

Uma delas é a DRE Gerencial, que concentra as despesas fixas, variáveis, receitas e lucros da empresa. Por meio dela, é possível identificar quais são os maiores e menores gastos, bem como os gargalos financeiros. 

E, com o apoio de números e resultados concretos, fica muito mais fácil tomar uma decisão embasada e com menos chances de erros, o que favorece não só a continuidade como o crescimento da sua agência de publicidade.

A contabilidade também indica quais decisões devem ser tomadas ou não,, como contratar mais profissionais e adquirir equipamentos de filmagem melhores. Assim, contribuindo para a qualidade nos serviços oferecidos.

Procurando um contador? A Conta Azul te ajuda a encontrar este profissional: clique aqui para fazer uma busca rápida! 

Como fazer a contabilidade em agências? 

Para fazer a contabilidade na sua agência de publicidade, é indispensável contar com a ajuda de um contador.

Porém, não é por causa disso que o publicitário vai deixar de acompanhar a parte contábil do negócio, já que ao interagir com o profissional contábil, o empreendedor consegue entender a situação financeira da empresa e discutir as melhores soluções.

Outra dúvida comum está relacionada à precificação dos serviços, considerando que muitos deles não dependem de insumos, mas sim da quantidade de horas trabalhadas. 

Nos próximos tópicos, confira as principais atividades quando o assunto é fazer a contabilidade de agências de publicidade. 

Regularização da situação

O primeiro passo é a regularização da agência, no que diz respeito às situações fiscal e tributária. Para empresas menores, normalmente a melhor opção tende a ser o Simples Nacional. 

Nesse regime de tributação, o empreendedor poderá pagar os principais tributos (IRPJ, CSLL, IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISS e INSS) em apenas uma guia, facilitando a aferição dos impostos e a efetivação de quitação. O Simples Nacional é indicado para empresas que faturem até R$ 3,6 milhões anualmente. Acima disso, o regime deve ser de Lucro Presumido ou Lucro Real.

Planejamento tributário

O planejamento tributário feito pelo contador ajuda o dono da agência a identificar qual regime de tributação é o mais vantajoso.

Considerando o ramo de atividade e a receita bruta mensal, o planejamento tributário consegue encontrar a melhor opção para a carga tributária. Isso significa que, com ele, é possível realizar a redução legalizada do pagamento dos tributos, permitindo assim que sua agência consiga possuir recursos para investimentos.

Outra vantagem é a conquista de empréstimos junto às instituições financeiras. 

Análise de documentos gerenciais

Independentemente do tipo de agência e do porte, uma boa contabilidade também considera ações estratégicas e não apenas o pagamento de tributos. 

É necessário, portanto, realizar o acompanhamento constante de resultados para garantir que tudo saia de acordo com o previsto. 

Nesse sentido, a contabilidade é responsável por gerar e analisar relatórios e gráficos gerenciais, indicando, por exemplo, como andam os gastos da empresa.

Isso ajudará no planejamento a respeito da quitação de impostos e dívidas e o que exatamente está gerando mais gastos na agência. Perceba que a contabilidade é importante para a tomada de decisão na empresa como um todo.

Implementação de uma plataforma de gestão

Garantir a regularidade fiscal de uma agência exige um controle estrito no que se refere às informações financeiras e contábeis em geral.

Por isso, é significativamente mais vantajoso utilizar uma plataforma de gestão que ajude a controlar os gastos, receitas e pagamento de impostos da agência. Além disso, contar com a tecnologia também é essencial para concentrar as informações dos clientes em um só local, bem como as propostas enviadas e orçamentos que foram solicitados. 

Como todas essas informações devem ser compartilhadas com o contador, usar um bom sistema de gestão é fundamental. Com este recurso, muitas trocas de e-mail são evitadas, assim como o envio de documentos impressos, erros de digitação e perda de tempo com a conferência de dados. 

Com uma plataforma de gestão, o empreendedor pode controlar todos os processos da agência de publicidade sem deixar nenhum tributo de fora.

A plataforma de gestão ideal para uma agência de publicidade é a Conta Azul Pro

O contador é essencial para qualquer tipo de negócio. E, para uma agência de publicidade, este profissional ajuda da regularização dessa empresa até a precificação dos serviços. O que é fundamental para quem está começando agora e deseja expandir o negócio. 

Porém, para que o contador consiga analisar a situação financeira da empresa e desempenhar as outras funções contábeis, ele precisa ter acesso aos dados reais do negócio. 

Quando a agência ainda é iniciante, as planilhas podem até ajudar nesse controle. Mas, à medida que a empresa cresce e conquista mais clientes, esses recursos deixam de ser suficientes.

Sem um monitoramento efetivo do financeiro e da contabilidade da agência, as atividades desses setores podem ficar confusas e você, sobrecarregado. Afinal, além de atender os clientes, precisará ter tempo para organizar todos esses processos burocráticos. 

Sabe quem pode te ajudar? A Conta Azul Pro!

Trata-se de uma plataforma de gestão integrada para empresas, incluindo as agências de publicidade. Com a CA Pro, o publicitário pode fazer:

  • Criação e envio de propostas de vendas personalizadas;

  • Emissão das notas fiscais de serviço;

  • Integração com o setor financeiro. A cada fechamento de propostas, basta atualizar a plataforma que essa informação será enviada automaticamente; 

  • Envio de documentos por e-mail, como boletos e notas fiscais;

  • Geração de vários tipos de relatório detalhados;

  • Monitoramento do fluxo de caixa pelo próprio celular, no App Conta Azul de Bolso.

Além tudo isso, a Conta Azul Pro pode ser integrada com várias ferramentas essenciais de automação para uma agência de publicidade, como: 

  • Nectar CRM e RD Station CRM;

  • Mailchimp e Mautic; 

  • G Digital, ActiveCampaign e RD Station;

  • RD Station, E-goi e Lahar;

  • LeadLovers e Twilio;

  • TotalVoice e Intercom.

Acelere o crescimento da sua agência de publicidade com a Conta Azul Pro: clique aqui para aproveitar o seu teste grátis, sem compromisso! 

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar