Conta digital PJ: entenda porque abrir uma para sua empresa

GSobre o que estamos falando?

    • Conta digital PJ é uma conta bancária criada em um banco digital para as finanças empresariais. Ela inclui recursos próprios e oferece a oportunidade de separar o dinheiro pessoal do dinheiro do negócio;
    • A separação entre as contas pessoal e da empresa permite uma gestão financeira organizada e impede que o crescimento do negócio seja atrapalhado por usar os recursos para gastos pessoais do empreendedor;
    • A Conta Azul permite que você centralize a administração financeira do seu negócio em apenas um lugar. Assim, você acompanha e movimenta seus recursos financeiros de forma ágil e eficiente.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Uma conta digital PJ é uma forma otimizada de separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro da sua empresa, já que misturar esses pode atrapalhar a gestão financeira e consequentemente o crescimento do seu negócio. Você pode acabar roubando dinheiro de si mesmo.

Por isso, é essencial entender que separar as finanças pessoais das da empresa pode afetar positivamente o seu negócio. E o primeiro passo para isso é sabendo escolher a melhor conta PJ para o seu negócio.

Confira os tópicos: 

Qual a importância de separar as finanças pessoais e da empresa?

Vamos supor que você fez uma grande venda hoje e o dinheiro vai direto para a sua conta pessoal. Porém, no começo do próximo mês, você vai comprar um móvel novo para o escritório e, de repente, o dinheiro não está mais lá. Alguém utilizou a quantidade e foi você mesmo.

A separação das finanças pessoais das da empresa é essencial para ter um controle financeiro organizado, eficaz e ágil. Fica mais fácil também localizar quais são os gastos, lucros e recebimentos do seu negócio. E uma conta digital PJ facilita ainda mais essa gestão.

Empreendedores que não separam as finanças pessoais das finanças do negócio se deparam com cenários similares ao citado acima com frequência. Ao misturar os valores, você eventualmente se perde com o que é de quem e mesmo que a empresa seja sua, o dinheiro não é. É da empresa.

No entanto, você trabalha para ter lucros, e nada é seu? Não é bem assim. Você precisa estabelecer um pró-labore, ou seja, um salário de dono, que é uma porcentagem ou valor fixo que você pega por mês dos lucros da empresa. Essa é a sua recompensa.

Entenda o que é pró-labore, como funciona e como fazer o seu.

Quem pode abrir uma conta digital PJ?

O único requisito para se abrir uma conta digital PJ é ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ. Não precisa ter estabelecimento físico nem nada. Ou seja, até mesmo os MEIs, por exemplo, podem ter.

Dessa forma, a possibilidade de ter conta digital PJ está aberta para todos os empreendedores, não importa o tamanho ou regime tributário. Inclusive, geralmente elas se adaptam às necessidades da sua empresa.

Por que abrir uma conta digital PJ para sua empresa?

Bom, a separação das contas já é uma vantagem por si só. Porém, você poderia fazer isso de várias outras formas, certo? Ter um caderninho para anotar valores, abrir conta em bancos tradicionais ou um cofre embaixo do colchão. Mas a conta digital PJ é uma solução mais ágil e efetiva.

Abertura de conta sem burocracia

Abrir uma conta digital PJ é muito fácil. Geralmente, basta que você baixe o aplicativo do banco digital, faça seu cadastro e pronto. A conta está liberada.

Não há necessidade de deslocamento

Ir até um banco físico, hoje em dia, é uma perda de tempo. Você perde no deslocamento (ida e volta), na espera, no atendimento e no cadastro. É muito cansativo e, às vezes, pode até tomar um dia inteiro seu.

Por não ser físico, tudo o que você precisa resolver pode ser feito pelo celular. Muitas vezes, em alguns minutos já se consegue uma avaliação de crédito, a abertura da conta e o cadastro da chave Pix. Mais rápido do que apenas a viagem de ida.

Facilidade na gestão financeira

Uma conta digital PJ é uma solução financeira na palma da mão. Ainda que bancos tradicionais tenham apps ou outras soluções online, não é a mesma coisa. Um banco digital se desenvolve focado na praticidade das soluções. Não há surpresas de precisar ir à agência resolver pendências.

Menos taxas de manutenção

Uma conta PJ em bancos tradicionais está sujeita a mais taxas do que contas digitais, porque sua estrutura logística gera mais gastos e para lucrar, precisa colocar taxas mais altas nas operações.

Já uma empresa que oferece conta digital PJ não é mais ágil e prática só para os clientes, mas também para os próprios donos. O resultado é o custo operacional menor para manter a empresa e consequentemente a quantidade e/ou os valores das taxas serão menores.

Possibilidade de emitir cobranças

Uma conta digital PJ geralmente vem com recursos como emissão de boletos ou cobrança no cartão de crédito. Esses recursos agilizam o seu recebimento de valores ao fazer uma venda. Lembre-se: facilitar a compra para seu cliente aumenta também as chances dele comprar.

Dessa forma, você consegue ter um controle melhor de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. E também consegue planejar melhor as formas de cobrança que vale a pena oferecer aos clientes.

Confira um guia completo para cobrar seus clientes, receber em dia e evitar a inadimplência.

Uso de recursos como cartão de crédito

Geralmente, uma conta digital PJ também dá acesso a cartão de crédito com soluções extras. É muito mais fácil antecipar parcelas (e ganhar desconto por isso), alterar limite de crédito e gerenciar seus pagamentos. Por fim, é mais seguro também.

O recurso de bloquear seu cartão com apenas um toque, por exemplo, facilita para evitar danos com roubos e fraudes. Você consegue também controlar o recurso de aproximação e ter acesso a extrato detalhado com facilidade. É muito mais seguro do que depender de ligar para o SAC do banco, por exemplo.

Atendimento online 24h por dia

Outra vantagem de uma conta digital PJ é que o atendimento não é restrito ao horário bancário. Dúvidas e solicitações podem ser atendidas por chat ou seções de perguntas frequentes otimizadas. E tudo isso através do celular.

Ou seja, se você sair de um jantar de negócios sexta à noite, perder o cartão de crédito na rua e precisar solicitar um novo, não precisará esperar até segunda-feira de manhã. Pelo aplicativo você bloqueia o cartão perdido e consegue solicitar um novo.

Como abrir uma conta digital PJ?

De modo geral, é muito simples. Após escolher onde abrir sua conta digital PJ, siga os seguintes passos:

  • Baixar o aplicativo do banco via App Store ou Play Store;

  • Cadastrar informações básicas, como CNPJ e CPF;

  • Enviar fotos de documentos seus e, possivelmente da empresa;

  • Enviar documentos adicionais que possam ser solicitados.

A dica aqui é garantir que sua câmera fotografe com qualidade e que a iluminação esteja adequada. Fotos não legíveis possivelmente serão rejeitadas, já que a verificação pode ser feita por robôs.

O ideal é que você conte com scanners para digitalização de documentos. Existem aplicativos que otimizam o uso de sua câmera para essa função.

 

Gerencie sua empresa com a Conta Azul Pro

 

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?