Controle Financeiro

Conta PJ: o que é, como abrir e por que ela é importante para sua empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 11/07/2023 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A conta PJ é uma conta bancária voltada a empresas, com recursos que facilitam a rotina do empreendedor;
  • Abrir uma conta PJ oferece a oportunidade de separar as finanças pessoais e da empresa;
  • Saiba neste conteúdo o que é uma conta PJ, como abrir uma e quais são os seus benefícios.

Experimente grátis a Conta Azul!

conta PJ tem como um de seus objetivos principais separar as contas pessoais e da empresa, facilitando a gestão financeira do seu negócio e tornando-a mais organizada, eficiente e rápida.

Isso ajuda a ter um melhor controle sobre quais são seus gastos, lucros e recebimentos, o que é um dos fatores básicos para a profissionalização e sucesso de seu negócio.

Assim, você pode evitar, por exemplo, o pagamento de juros recorrentes. E, melhor ainda, definir de forma consciente e precisa os investimentos que podem ser feitos na empresa.   

Neste artigo, você saberá por que ter uma conta PJ é o melhor para sua empresa, como é o procedimento para abrir uma e quais são suas vantagens. Vamos lá?

Imagem mostra homem mexendo em um aplicativo de banco online em um celular com um notebook, papeis e um copo de café ao fundo

Qual a importância de separar as finanças pessoais e da empresa?

Imagine a seguinte situação: você realiza uma venda de um produto ou serviço de sua empresa e esse valor vai direto para sua conta pessoa física.

Ele acaba se misturando com o dinheiro anterior já disponível em sua conta corrente e, sem nem perceber, você gasta parte dessa quantia recebida para pagar uma conta pessoal.

Na semana seguinte, seu computador profissional quebra e vai para a manutenção. Ao realizar o pagamento do conserto, você percebe que não há dinheiro suficiente em conta.

A quantia recebida pela venda, que posteriormente seria destinada para a restauração do notebook, foi gasta para o bem próprio.

Por isso, abrir uma conta PJ é fundamental para separar o que é dinheiro pessoal e o que deve ser destinado ao negócio. Assim, você pode concentrar todas as suas receitas e despesas na conta corporativa, evitando situações semelhantes à descrita acima.

Ao misturar os valores, você eventualmente se perde com o que é de quem – e mesmo que a empresa seja sua, o dinheiro não é. É da empresa.

No entanto, você trabalha para ter lucros, e nada é seu? Não é bem assim. Você precisa estabelecer um pró-labore, ou seja, um salário de dono, que é uma porcentagem ou valor fixo que você pega por mês dos lucros da empresa. Essa é a sua recompensa.

Quer saber mais sobre como determinar seu pró-labore? Então leia nosso conteúdo sobre o assunto.

O que é conta PJ?

A conta pessoa jurídica, também conhecida apenas por conta PJ, é um serviço oferecido pelas instituições financeiras direcionado exclusivamente para empresas.

Sua abertura permite que o dono de negócio tenha acesso a uma série de vantagens, auxiliando em seu processo de crescimento a longo prazo.

O único pré-requisito que os bancos digitais solicitam para o prosseguimento da abertura de conta PJ é o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CPNJ).

Como escolher o banco para abrir a conta PJ?

A escolha de um banco para a abertura da conta digital PJ é uma etapa importante na trajetória empreendedora.

Por isso, é necessário compreender quais são os recursos que a plataforma do banco pode lhe oferecer e entender se eles atendem às necessidades da empresa.

Também é preciso verificar se o atendimento é feito pessoalmente ou virtualmente. Descubra se há contato com um gerente ou algum atendente ou se o suporte é feito apenas por chatbot. Lembre que isso pode ser importante na hora de resolver problemas.

Assim como também é imprescindível atentar-se a alguns outros fatores relevantes, como conhecer as tarifas bancárias praticadas e verificar a lista de serviços e produtos financeiros que o banco pode lhe oferecer.

O importante é verificar as principais necessidades do seu negócio antes de contratar. Entre os serviços que você precisa checar se o banco oferece – e em qual quantidade -, estão:

  • Saques mensais;
  • Transferências mensais;
  • Pagamentos mensais;
  • Extratos mensais;
  • Depósitos mensais;
  • Emissão de boletos;
  • Holerite eletrônico;
  • Custódia de cheques;
  • Débito automático;
  • Adiantamento a depositante;
  • Serviços de cobrança;
  • Conciliação bancária;
  • Operações de crédito;
  • Operações de câmbio;
  • Conta poupança.

Como abrir uma conta PJ?

Com a possibilidade de fazer o processo online, a abertura de uma conta PJ tornou-se uma tarefa rápida e simples. Após escolher o banco no qual será realizado o cadastro, basta seguir alguns passos:

  • Fazer download do aplicativo do banco escolhido;
  • Cadastrar suas informações pessoas e as da empresa;
  • Enviar fotos dos documentos solicitados. É importantes que eles estejam legíveis, com uma boa qualidade de imagem e iluminação apropriada.

Leia mais: Conciliação bancária: o que é e como fazer

Imagem mostra cofrinho em formato de porco, moedas, uma calculadora e um vaso com um planta em cima de uma mesa.

Quais os benefícios da conta digital PJ para sua empresa?

Com a conta PJ, o empreendedor tem acesso a diversos benefícios que podem facilitar o controle financeiro do seu negócio no dia a dia.

Movimentações financeiras centralizadas em um lugar

Não é uma atividade fácil controlar e organizar todos as movimentações financeiras de uma empresa. Quando esse trabalho é feito de forma manual, torna-se muito mais complicado.

Utilizar um caderno ou uma planilha no computador parece ser o caminho mais fácil e barato. Porém, pode ser que alguns elementos não sejam coletados ou, simplesmente, passem despercebidos.

Essas informações não apuradas podem fazer toda diferença nos balanços finais. Desse modo, quando as movimentações financeiras ficam centralizadas no aplicativo de seu banco, o acesso a elas e análise dos dados fica muito mais fácil.

Ter controle sobre a cobrança de clientes

O aumento dos serviços prestados também pode provocar um descontrole dos recebimentos, o que leva você a perder a gestão dos clientes que estão ou não pagando pelos trabalhos da empresa.

Por meio dos registros da conta PJ, você consegue ter um controle de recebimentos, permitindo que você tenha um panorama geral dos clientes que pagaram ou não pelos serviços prestados.

Outra vantagem é que uma conta digital PJ geralmente vem com recursos como emissão de boletos ou cobrança no cartão de crédito, o que agiliza o seu recebimento de valores ao fazer uma venda. 

Veja também: 5 dicas para arrasar no controle de contas a receber

Ter acesso a taxas e condições de crédito diferenciadas

Seja para investir no negócio ou para quitar as contas em um momento de crise financeira, alguns donos de negócio podem optar por um empréstimo em algum momento.

Com a abertura de uma conta digital PJ, você tem a possibilidade de acesso a taxas de juros personalizadas e adequadas à realidade da sua empresa, bem como rapidez na contratação e na liberação das linhas de crédito.

Entretanto, antes de contratar um empréstimo, é importante que a empresa se informe sobre o crédito que está contraindo e também que se planeje para consegui pagar as parcelas em dia.  

Você também pode se interessar por: O que fazer e o que NÃO fazer ao tomar um empréstimo

Com base no que foi apresentado, pode-se concluir que a abertura de uma conta PJ é um passo crucial para a profissionalização da carreira empreendedora. 

Esse é o primeiro passo para uma melhor organização das finanças, a partir do acesso a benefícios como separação das receitas e despesas pessoais e da empresa, melhor controle sobre a cobrança de clientes e sobre as entradas e saídas do caixa.

Mas você ainda pode evoluir a organização financeira da empresa ao digitalizar e automatizar os processos internos. Com isso, você aumenta a previsibilidade e o controle financeiro, administrativo e contábil.

E investir em um ERP é uma excelente opção para alcançar esses objetivos. Saiba mais sobre essa ferramenta aqui.

Leia também