Gestão do Negócio

Conta digital para empresas: o que você precisa saber

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

Conta digital para empresas: o que você precisa saber

Você já parou para pensar no quanto gasta anualmente em taxas bancárias? Agora, imagine se pudesse economizar esse valor e, ainda por cima, não pagasse mais nenhuma tarifa . Um verdadeiro sonho de consumo, não é mesmo? Bom, a verdade é que para os empreendedores que estão optando pela conta digital para empresas esta já é uma realidade possível. Seguindo o mesmo princípio disponibilizado para pessoa física, a solução é barata, mas tem restrições de acesso a determinados serviços.

O que é uma conta digital?

A conta digital é um serviço disponibilizado pela maioria dos bancos brasileiros tradicionais (Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica, entre outros) como um extra aos seus clientes para uso exclusivamente online por meio do Internet Banking ou aplicativo da própria instituição. Esta modalidade é muito comum entre pessoas físicas e dispõe das mesmas vantagens que uma conta corrente comum, porém, possibilitando que o usuário pague suas contas e efetue transações no conforto do seu lar.

Ainda para pessoas físicas, também temos os bancos totalmente online, como o NUbank e o Original, que estão revolucionando o modelo tradicional que conhecemos. Eles entraram no mercado com uma proposta completamente diferente, oferecendo os mesmos benefícios dos bancos tradicionais só que tudo é digital. Ou seja, desde a abertura da sua conta até o contato com os atendentes pode ser feito  pela internet e tudo isso sem cobrar taxas.

Agora esta facilidade também está alcançando as pessoas jurídicas. O Banco Intermedium é o primeiro a oferecer este benefício para as empresas, mas ainda se encontra em fase de teste a disposição apenas de algumas startups sediadas no San Pedro Valley, em Belo Horizonte (MG). A intenção é que, em breve, o serviço chegue a todos os empresários do território nacional.  Além da gratuidade, é possível ter auxílio do gerente, conversar com um atendente por e-mail ou telefone sem nenhum custo.

Quais os benefícios da conta digital para empresas?

Seja por redução de custo, seja pelo simples fato de não querer ver o seu dinheiro sendo destinado ao pagamento de taxas e mais taxas que no fim do dia não trazem nenhum retorno para você, a conta digital pode ser uma boa alternativa para o seu negócio. Ela pode oferecer desde segurança nas tomadas de decisões até maior agilidade na sua rotina — uma vez que é possível acompanhar todas as movimentações online ou por aplicativo. E as vantagens ainda não param por aí. Confira mais algumas!

  • Transferências ilimitadas via TED para qualquer banco brasileiro, bem diferente dos tradicionais que cobram taxas a partir de determinado número de transações ou quando são feitas para instituições diferentes;
  • Emissão gratuita de boletos bancários. Vale lembrarmos que em janeiro de 2017 entrará em vigor a obrigatoriedade do registro de boletos no banco emitente, segundo a Circular656 , de 2013, emitida pelo Branco Central do Brasil. Com os bancos online, o empreendedor tem uma redução de custos;
  • Cartão corporativo de débito e crédito internacional, facilitando compras e transações onde quer que você esteja;
  • Pagamentos de conta, tudo pelo Internet Banking ou aplicativo do celular;
  • Abertura e fechamento de conta online e sem burocracia;
  • Saques ilimitados e gratuitos em bancos 24 horas;
  • Isenção de tarifas, ou seja, nada de taxas para abertura, movimentação e manutenção da conta;
  • Depósitos de cheques por imagem. Basta tirar uma foto da frente e do verso, informando o valor e o famoso “bom para”, que o montante será depositado na conta digital em até dois dias úteis;
  • Acesso facilitado nas opções de investimentos de renda fixa como CDB (Certificado de Depósito Bancário) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário).

Gostou dessa tendência? Que tal acompanhar e analisar as vantagens que ela pode trazer para a sua rotina? Deixe aqui nos comentários a sua opinião e como você acha que a conta digital para empresas irá contribuir no seu dia a dia. Estamos ansiosos pela sua participação!

Leia também