Novidades de Produto

Conta Azul libera emissão de nota fiscal de importação

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Nos últimos anos, os empreendedores têm enfrentado diversos desafios: pandemia, crise econômica e agora, a inflação. Para sobreviver à instabilidade, foi preciso muita criatividade e inovação.

Alguns se reinventaram e até mudaram de destino no meio do caminho. A importação de produtos é uma das mudanças, pois traz ainda mais vantagens para um negócio.

É possível fazer a compra diretamente da fábrica, o empreendedor tem acesso aos melhores custos, não fica dependente do estoque e condições de atacadistas e distribuidores.

Além de que, com a importação de produtos, é possível vender como sua marca própria. Outra vantagem é que o Governo Federal oferece estímulos a empresas que desejam importar.

Mas como na vida do empreendedorismo nem tudo são flores, a importação tem uma certa burocracia. Uma delas é a emissão da nota fiscal de importação, um documento obrigatório e emitido após a chegada do produto no país. É essa nota que autoriza a entrada das compras no estoque da empresa para que os itens possam ser vendidos de forma legal.

Quando o produto é comprado aqui no Brasil, a nota fiscal é emitida pelo vendedor e já entregue com o item adquirido. Porém, na importação, o fisco não pode obrigar o exportador a uma nota fiscal. Assim, cabe ao importador emitir a nota para regularização da mercadoria em território nacional

Nova funcionalidade da Conta Azul

 

Pensando em facilitar ainda mais a vida do dono de negócio, a Conta Azul liberou uma nova funcionalidade para os usuários. Além de organizar toda a saúde financeira do negócio, a plataforma agora permite a emissão da nota fiscal de importação, de forma simples e segura.

O cliente pode adicionar todas as informações da nota, como impostos, seguro e frete, e ter o cálculo final da nota de forma automática

“Com o lançamento da NF de importação, nossos clientes não vão mais precisar de nenhum controle ou sistema paralelo, tudo funciona de forma integrada, rápida e simples. Todas as informações são adicionadas para emissão da nota, os impostos são calculados e destacados automaticamente, incluindo seguro e frete das mercadorias, economizando tempo e garantindo a consistência das informações, sem os erros de um processo manual. Depois de emitido a nota também é possível gerar a compra, movimentando as quantidades de estoque automaticamente, gerando os lançamentos financeiros e os dados fiscais e contábeis para o contador em tempo real”, definiu Neto Rodrigues, diretor de engenharia da Conta Azul.

Nota fiscal de importação na Conta Azul Pro

Burocracias sem um ERP que emite NF de importação

Segundo o site FazComex, a responsabilidade pela emissão da Nota Fiscal de Importação é totalmente do importador. Geralmente o despachante, profissional responsável por esses trâmites, envia uma planilha com o ‘espelho’ da Nota Fiscal, mas a responsabilidade pela emissão do documento é do importador.

Em operações por encomenda ou por conta e ordem de terceiros, a nota de importação também deve ser emitida pelo importador, que, em seguida, deverá emitir uma outra nota fiscal para o real adquirente da mercadoria. A não emissão deste documento representa sonegação fiscal, enquadrando-se como crime, inclusive com sérias consequências penais.

No caso de contribuintes que realizam a denúncia espontânea e comunicam ao fisco, o valor da multa pode chegar a 20% sobre o valor fraudulento, acrescido de juros moratórios. Caso o equívoco seja constatado pela própria autoridade de fiscalização, a multa sobe para até 75% do valor sonegado, também acompanhados de juros.

Leia mais:

Leia também