Empreendedorismo

Conta Azul CAst: aprendendo sobre marketing pessoal com Camila Renaux

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

Cuidar da própria imagem é o foco principal do Marketing Pessoal, onde um conjunto de técnicas e estratégias são utilizadas para promover a imagem de uma pessoa. Leia o conteúdo completo:

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Você com certeza pensa em entregar os melhores produtos, serviços e um atendimento excelente aos seus clientes… mas o seu marketing pessoal vem em primeiro lugar ou só quando sobrar um tempo? 

Muitos empreendedores focam apenas no que oferecem ao público, deixando de lado a própria imagem e o marketing da empresa. Ao colocar essa área como prioridade, é possível atrair mais clientes e fortalecer a marca. O resultado: aumento do faturamento e clientela fiel.

Esse foi o assunto de um dos episódios do Conta Azul CAst, podcast da Conta Azul disponível no YouTube e Spotify. Bruna Lima, apresentadora, conversou com ninguém menos que Camila Renaux, eleita duas vezes a melhor profissional de marketing do país. 

Na oportunidade, Camila contou um pouco da sua história e deixou dicas valiosas sobre marketing pessoal. Continue lendo e não perca a oportunidade de ouvir o episódio na íntegra!

O que é Marketing Pessoal? 

Marketing pessoal são todas as ações que visam melhorar a imagem de um profissional, fazendo com que ele seja reconhecido como autoridade e referência em determinada área. 

Algumas dessas atividades envolvem:

  • Se aproximar de pessoas que possam agregar positivamente a sua carreira, o famoso networking;

  • Saber se comunicar, seja no digital ou no mundo real;

  • Ter um bom posicionamento nas redes sociais, produzindo conteúdo constantemente e interagindo com as pessoas.

Ao deixar de lado o marketing pessoal, o empreendedor pode perder várias oportunidades de se desenvolver e ser reconhecido profissionalmente. 

Não sabe por onde começar? Confira então algumas dicas de Camila Renaux sobre o tema! 

CAst #8 convida Camila Renaux: 8 dicas rápidas de marketing pessoal

Camila Renaux é palestrante, consultora, professora e possui mais de 10 anos de carreira. Por incrível que pareça, a formação inicial dela é em biotecnologia, mas tudo mudou ao estagiar em uma empresa de produtos biológicos. 

Apaixonada pelo marketing de produtos, Camila fez uma segunda formação, na área de marketing, e teve algumas experiências até começar a empreender no ramo. 

Até que, um belo dia, se encantou pelo marketing digital, devido à possibilidade de medir tudo. Hoje, ela conta com mais de 60 mil seguidores no Instagram e aproximadamente 100 mil inscritos no canal do YouTube. 

Confira um pouco das dicas importantes sobre marketing pessoal que ela falou no Conta Azul CAst #8. 

1. Cuide da sua empresa, mas não esqueça da sua imagem

Camila, assim como muitos empreendedores, costumava deixar por último o marketing pessoal, focando apenas nos clientes. Porém, ao olhar com mais atenção essa área, ela se tornou mais conhecida

Comece agora a cuidar da imagem da sua empresa, como pode com os recursos disponíveis.

2. Abandone a desculpa do “esperar o momento perfeito”. Quem foi que disse que ele existe?

O sucesso vem da tentativa. Portanto, não espere o momento perfeito, o espaço ideal ou seu melhor momento: vá lá e faça acontecer!

Camila contou que, no primeiro vídeo, levou dois dias para gravar 10 minutos. Hoje, ela é elogiada por todos pelas falas. 

3. Ouça seus clientes: comentários, dúvidas e depoimentos podem (e devem!) virar conteúdo!  

Ouça a sua audiência para transformar as dúvidas e questionamentos em conteúdos. No Conta Azul CAst #8, Camila contou ter um horário da agenda para responder todos os seguidores. 

4. Seu marketing pessoal é a sua prioridade

Tudo é questão de prioridades. Assim como você se organiza para chegar na hora pegar de um avião e não perder o voo, priorize o marketing pessoal. 

5. Delegue o que você não sabe fazer e acompanhe as tarefas

Ninguém é bom em tudo.

Então, se você não tem habilidades com redação, design ou edição dos conteúdos, delegue para os profissionais que vão poder te ajudar. Não esqueça também de acompanhar os resultados. 

6. Não pare de aprender

O conhecimento faz com que você tenha um olhar crítico sobre todas as coisas. Pergunte, questione, se aproxime de pessoas que possam te ajudar e tenha humildade em reconhecer aquilo que pode melhorar

7. Saiba ouvir (e filtrar também)

Todo mundo tem uma opinião sobre o seu trabalho. No entanto, saiba ouvir e também filtrar se determinada colocação faz sentido ou não.

Para isso, analise criticamente o que foi pontuado: o que fizer sentido aplique; o que não tiver pé nem cabeça, uma boa saída é arquivar. 

8. Cuidar do marketing pessoal dá trabalho. Não investir nisso, também

Todo receio que você tem hoje de investir no marketing pessoal vem do respeito ao próprio trabalho, no sentido de querer entregar o máximo para a audiência.

Porém, nem sempre tudo sai perfeito de primeira: dê esse passo e evolua a cada dia.

Gostou das dicas de Camila? Aproveite então para conferir o episódio completo que está disponível no Youtube:

 

Entender de marketing pessoal é só o começo para um caminho de sucesso

Cuidar da imagem e do marketing pessoal é apenas um dos primeiros passos para o sucesso. Comece agora e melhore a cada dia: já pensou em como você vai ter evoluído dentro de um ano?

No entanto, para isso é preciso organização, tempo disponível e contar com a tecnologia para eliminar várias atividades manuais. 

A Conta Azul Pro é a plataforma de gestão completa, 100% online e simples de usar, que ajuda o empreendedor a ganhar tempo e focar em outras áreas importantes da empresa, como o marketing pessoal. 

Na prática, a Conta Azul Pro integra todos os setores da empresa, como estoque, vendas, financeiro e contabilidade. Todas as movimentações são atualizadas em tempo real de forma automática.

O monitoramento das vendas e do estoque pelo celular também é possível, através do App Conta Azul de Bolso

Acelere a sua jornada de sucesso com quem entende do assunto: clique aqui para testar grátis a Conta Azul Pro, sem compromisso! 

Leia mais 

Leia também