Fiscal e Tributário

Entenda como consultar NIRE pelo CNPJ de uma empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • No processo de abertura de uma empresa comercial, algumas rotinas são necessárias, como emissão do CNPJ, da NIRE e Inscrição Estadual;
  • Essas informações estão conectadas. É possível, inclusive, consultar a NIRE pelo CNPJ. Diferente do que muitos pensam, este processo é bem simples;
  • Apesar de alguns processos na abertura de um negócio serem mais trabalhosos, você pode dar adeus à burocracia da sua empresa com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada, online e fácil de usar!

Experimente grátis a Conta Azul!

Para legalizar uma empresa e atuar em dia com a Receita, é preciso seguir alguns passos, como emitir o CNPJ e realizar a Inscrição Estadual. Sem fazer isso, o empreendedor arrisca ter de pagar multas e até ter as atividades suspensas.

A emissão do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas) é outro processo necessário para que comércios funcionem legalmente em determinados estados. Trata-se de uma numeração de 11 dígitos, com o objetivo de comprovar a existência dessa empresa em determinado estado.

O que nem todo mundo sabe é a possibilidade de consultar o NIRE pelo CNPJ. Seja na abertura da empresa ou em outras situações do dia a dia, essa consulta será bastante necessária.

Quer saber como consultar o NIRE pelo CNPJ? Continue lendo para conferir!

Por que consultar o NIRE pelo CNPJ?

No processo de abertura de uma empresa comercial, o NIRE ainda é indispensável para emitir o CNPJ e a Inscrição Estadual. Com essa documentação em mãos, o negócio estará pronto para funcionar normalmente.

Outra vantagem é poder solicitar empréstimos junto às instituições financeiras para investir no negócio e emitir as notas fiscais, o que é essencial para vender a outras pessoas jurídicas.

O NIRE também é importante quando você estiver negociando com outra empresa parceira, a fim de verificar se ela está registrada formalmente. Em ambos os casos, será necessário saber como consultar o NIRE pelo CNPJ.

Porém, desde 2019, o NIRE deixou de ser obrigatório. No entanto, alguns estados ainda não se adequaram à nova lei e continuam exigindo essa numeração. Espera-se que essa adequação aconteça definitivamente nos próximos dois anos.

Dessa forma, se a Junta Comercial do seu estado ainda exige o NIRE, você precisa emitir essa numeração e entender o processo de consulta pelo CNPJ. No próximo tópico, confira o passo a passo.

Como fazer a consulta?

Cada estado que ainda exige essa numeração possui um processo específico para consultar o NIRE pelo CNPJ. Alguns, infelizmente, não fornecem essa informação de maneira simples.

Você pode consultar o NIRE de várias formas. A primeira delas é acessando o site da Junta Comercial. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site da Junta Comercial do estado com seu login;
  • Emita a Certidão de Inteiro Teor;
  • Insira o CNPJ;
  • Faça as verificações necessárias;
  • Consulte o Nire.

Se você atuar como Microempreendedor Individual – MEI, poderá consultar o NIRE através do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), obtido no Portal do Empreendedor.

Outra forma de consultar o Registro é se deslocando pessoalmente à Junta Comercial mais próxima, com o número do CNPJ que deseja consultar em mãos.

Elimine a burocracia dos processos da sua empresa com apoio da tecnologia

A requisição da NIRE é uma das burocracias bem comuns na abertura de uma empresa. Por se tratar de um processo regional, a emissão do documento precisa ser realizada conforme a legislação de cada estado.

Em algumas situações como essa fica difícil eliminar a burocracia. Porém, na própria empresa, o empreendedor pode dar adeus aos processos burocráticos com ajuda da tecnologia!

Sabe como? Com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada para empresas! A CA Pro integra todos os setores do negócio em um único local e todas as movimentações são registradas em tempo real. Quer um exemplo?

Imagine que você fez uma venda de 10 unidades de um produto. A baixa é dada no estoque, registrada nas movimentações de venda e também no financeiro, que irá contabilizar essa saída de mercadorias. A nota fiscal emitida também é enviada à contabilidade automaticamente.

Tudo isso sem conferir nenhuma informação manualmente. E, na dúvida, basta gerar um relatório detalhado sobre o período que deseja analisar.

Com a Conta Azul Pro, você pode monitorar as vendas e o estoque em tempo real. Outras vantagens da plataforma são:

  • Alertas das quantidades mínimas do estoque, para fazer a reposição dos itens em tempo hábil e não perder vendas;
  • Emissão descomplicada de notas fiscais e envio automático ao contador;
  • Conciliação fiscal e das vendas também automáticas. Com essa funcionalidade, você não precisa conferir o extrato bancário para descobrir quem pagou o quê;
  • Cadastro das informações dos seus clientes, fornecedores e parceiros;
  • Acesso ao App Conta Azul de Bolso, que permite a visualização do seu estoque, vendas e até das movimentações do financeiro.

Pensa que acabou? A Conta Azul também oferece uma solução de cobranças automatizadas, que agiliza os recebimentos via:

  • Pix Cobrança, com data de vencimento, multas e até descontos;
  • Cartão de Crédito (via Link), que permite o parcelamento das vendas em até 12 vezes. O melhor de tudo é que você recebe as prestações de uma única vez;
  • Boleto, onde você paga apenas após a compensação.

Modernize a gestão da sua empresa e tenha tempo para focar na estratégia do negócio! Clique aqui para testar a Conta Azul Pro gratuitamente, sem compromisso! 

Leia mais

Leia também