Gestão do Negócio

Conheça os principais tipos de startup e identifique a sua

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

38-iStock_000067058395_Double.jpg

Por mais que os conceitos às vezes possam se confundir, a verdade é que atualmente são diversos os tipos de startup no mercado. E para você ser um empreendedor bem informado sobre esses modelos de negócio, é imprescindível conhecê-los a fundo, sabendo diferenciar um do outro e se situar no contexto geral.

Scalable startups

As scalable startups são aquelas empresas que encontraram um modelo replicável de negócio, que tem grande potencial de crescimento e que precisa apenas de investimento para que a expansão ocorra. Normalmente são assim denominadas aquelas startups já em pleno funcionamento, mas que precisam do auxílio de um capital de risco para levar seus negócios para um outro nível de execução, com mais funcionários, mais clientes, mais investidores e, consequentemente, mais rendimentos.

Large company startups

Essas são as empresas que, apesar de serem grandes, robustas e até com bastante tempo de mercado, procuram de alguma forma inovar em seu modelo de negócio, adaptando-se aos novos contextos de um mercado em constante transformação. Caso contrário, empresas grandes, por mais sólidas e tradicionais que sejam, acabam passando por um período de envelhecimento e consequente perda de eficiência e produtividade. Para evitar o fechamento desse ciclo, o segredo é apostar na reinvenção.

Small business startups

São aquelas empresas iniciantes, com uma escala pequena de negócios, que não necessariamente almejam uma expansão muito ambiciosa. Ao contrário, esses tipos de startup normalmente são gerenciados por pequenos empreendedores individuais, com pouca experiência e visão administrativa limitada. Mas por mais que esses empresários não busquem um crescimento enorme para seus negócios, movimentam a economia local. E por falar em empreendedorismo, sabia que é mais barato empreender no Nordeste? Confira aqui nesse post e descubra o porquê!

Buyable startups

Essas são aquelas startups fundadas a partir do projeto de execução de uma grande ideia, que precisam apenas do empurrão de alguns investidores para conseguirem instrumentalizar seu modelo de negócio e crescer. O termo buyable se refere justamente ao papel desses investidores, que viabilizam, por meio de aplicações de alto risco, a execução do projeto da startup.

Lifestyle startups

Em geral, essas empresas são movidas por um sonho, uma grande ideia que faz a busca por seu sucesso um estilo de vida para os envolvidos no projeto. Basicamente, todos os profissionais que contribuem para o dia a dia das lifestyle startups estão ali porque realmente amam o que fazem e não visam somente ao dinheiro. Ao contrário, a realização da ideia original do negócio é o que os move, mantendo-os sempre motivados para trabalhar. Quer saber mais sobre como gerir os profissionais em uma pequena empresa? Veja como nesse post!

Social startups

O objetivo dessas startups é justamente fazer alguma diferença no mundo. Elas querem gerar resultados positivos para as comunidades em que atuam, para as pessoas com quem trabalham e para as regiões onde estão instaladas. Pouco importa se elas são organizações sem fins lucrativos ou se visam ao lucro a partir de uma perspectiva social. O realmente importante é que elas levem uma contribuição social positiva para o mundo.

Que tal aproveitar o momento, com os conceitos de tipos de startup ainda fresquinhos na memória, para aprender mais sobre empreendedorismo? Confira esse nosso outo post e fique por dentro do assunto!

Leia também