Controle Financeiro

5 facilidades da conciliação bancária

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

5 facilidades da conciliação bancária

A conciliação bancária é uma importante ferramenta, que todo empreendedor de sucesso deve conhecer atualmente. Esse processo consiste na análise comparativa entre as movimentações e lançamentos em uma conta bancária e seus correspondentes no controle financeiro da empresa. Bancos e sistemas de gestão online oferecem esse serviço, que é confiável, prático e seguro.

Quando a conciliação bancária é necessária?

A resposta é: sempre! Diariamente é preciso estar de olho no saldo da empresa para um controle financeiro efetivo, livre de surpresas e números negativos.

Já usa esse recursos em sua PME? Abaixo, as cinco principais facilidades da conciliação bancária.

1) Previsão de fluxo de caixa

Cada vez mais, é necessário rapidez e segurança em relação à tomada de decisões empresariais. Para isso, é importante que o pequeno ou médio empreendedor tenha exata noção da situação financeira e orçamentária de seus negócios. Algumas empresas são levadas à falência devido ao fluxo de caixa negativo que decorre, ocasionalmente, de lançamentos defasados de entradas e saídas financeiras. Por outro lado, isso é evitado com a conciliação bancária porque permite ao empresário saber quanto terá em caixa futuramente.

2) Saldo atualizado

Como existe um atraso decorrente de algumas transações, como o pagamento por cheques, por exemplo, o processo de avaliação financeira do empreendedor pode ficar momentaneamente comprometido. A conciliação bancária auxilia esse processo, por meio da correção e identificação de saldos desatualizados.

Nas hipóteses de emissão de cheques, é essencial que o empreendedor leve em consideração o atraso entre sua emissão e sua efetiva compensação bancária, seja ela pelo próprio negócio, seja ela por parte de um cliente. A conciliação possui as ferramentas e mecanismos necessários para identificar essas incongruências temporárias e corrigi-las.

3) Planejamento orçamentário efetivo e realista

Qualquer empreendedor de sucesso deve levar em consideração a manutenção de um criterioso planejamento orçamentário, que permita análises efetivas e realistas de seus negócios. Para que isso se concretize, a conciliação bancária é de fundamental auxílio. Atualmente, sua integração com os sistemas bancários permite a importação imediata de extratos nos principais bancos, em procedimento fácil, feito na internet.

Além disso, a identificação dos lançamentos é automatizada e, concomitantemente, individualizada. O usuário dessa ferramenta possui a capacidade de confirmar a conciliação de lançamentos identificados pelo sistema, mas também a capacidade de rejeitar as sugestões propostas, completando de forma manual sua identificação. Isso significa que a análise da situação financeira de seus negócios será personalizada, de forma a propiciar um cenário financeiro transparente ao empreendedor.

4) Softwares financeiros fáceis de usar

Atualmente, existem softwares financeiros e sites especializados nesse tipo de atividade. Eles são de fácil utilização e capacitação, o que facilita o controle de dados e o gerenciamento financeiro. Procure um que conta com suporte técnico e consegue personalizar rapidamente as atividades de conciliação bancária de acordo com as necessidades de seus negócios.

Por ser um serviço automatizado, é mais simples e menos custoso. Contar com a ajuda de um contador ou assessoria contábil vai contribuir ainda mais para que os números dos lançamentos feitos no software sejam ainda mais claros.

5) Maior controle de movimentações financeiras

A conciliação financeira é mecanismo automatizado, que proporciona maior controle sobre todas as movimentações financeiras realizadas em banco, inclusive as que não foram lançadas na contabilidade. Devido à natureza informatizada e automática do processo de conciliação, sua identificação de lançamentos e produção de resultados é imediata. Além disso, seus resultados podem ser apresentados de forma analítica, otimizada, com dados distribuídos por área de cada despesa e rendimento.

 

Essas são as cinco principais facilidades da conciliação bancária. Para receber mais informações, deixe suas dúvidas e comentários abaixo. Participe!

 

Leia também