Saiba o que você pode ou não pode comprar com CNPJ

Sobre o que estamos falando?

  • Comprar com o CNPJ da empresa possui diversos benefícios que vão desde descontos até facilidades de pagamento. Porém, é preciso tomar cuidado ao adquirir bens e itens para o negócio; 
  • Evitar fazer compras pessoais com o CNPJ da empresa vai ajuda manter a saúde financeira do negócio. E, pagar contas e tributos em dia, garante as facilidades de se comprar com o CNPJ;
  • Cuide do financeiro da sua empresa com quem entende do assunto: a Conta Azul possui tudo o que você precisa para gerenciar o seu negócio. Por um preço acessível, tenha todos os setores integrados e elimine tarefas manuais.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O que pode ou não comprar com o CNPJ da empresa é a dúvida de muitos empreendedores como. Outro questionamento recorrente é sobre como declarar à Receita Federal os bens adquiridos em nome do negócio, para evitar as multas, estresse e o retrabalho para reverter a situação. 

Neste conteúdo, vamos esclarecer todas essas questões. Mostraremos também o passo a passo como usar o CNPJ na empresa para comprar na internet, nos principais marketplaces. 

Continue a leitura e acompanhe os seguintes tópicos:

Por que fazer compras com CNPJ vale a pena?

Fazer compras com o CNPJ do seu negócio possui vários benefícios. Começando pelo fato de que, ao ter uma empresa, você pode comprar no atacado, ou seja, em grandes quantidades. Nessa condição, os fornecedores geralmente oferecem descontos e condições melhores no pagamento. 

Outra vantagem é na compra de carros, já que muitas montadoras e concessionárias facilitam a aquisição do veículo.No entanto, podem existir algumas regras, como ter de ficar pelo menos um ano com o carro. 

Além disso, o CNPJ facilita o acesso ao crédito, pois bancos e financeiras costumam ter condições especiais para quem tem uma empresa ou pretende abrir um negócio. 

Vale lembrar também que existe um limite de compras para MEIs (Microempreendedores Individuais), que é de R$ 5.400,00 por mês, equivalente a 80% do faturamento bruto. Por ano, o MEI pode faturar até R$ 81.000,00.

O que pode x o que não pode comprar com CNPJ 

Insumos, matérias-primas, mercadorias para revenda e até carros: não existem restrições no que diz respeito aos itens para comprar com o CNPJ, desde que nenhum deles seja para uso pessoal. 

Porém, é preciso ter alguns cuidados para não comprometer a saúde financeira do negócio. Confira os principais. 

Cuidados ao comprar com o CNPJ

Como você viu, comprando com o CNPJ da empresa você ganha uma série de vantagens. Porém, muitas pessoas acabam usando esses benefícios para compras pessoais, prejudicando a saúde financeira do negócio.

O recomendado é evitar essa prática, ou seja, não misturar as compras da empresa com as pessoais. Além disso:

  • Mantenha todas as contas e os tributos do negócio em dia. O seu nome, enquanto pessoa física, também precisa estar limpo;

  • Faça um bom planejamento financeiro antes de fazer alguma compra com o CNPJ da empresa. 

Assim, além de manter o financeiro da sua empresa equilibrado, você continua garantindo as vantagens de comprar com CNPJ, junto das facilidades para conseguir crédito no mercado, caso precise. 

Como declarar as compras com CNPJ no IRPJ? 

Todos os bens adquiridos pela empresa devem ser informados à contabilidade e declarados. No entanto, existem questões como regime de tributação e até a própria depreciação, que podem interferir na declaração do IRPJ

A nossa recomendação é não se arriscar e sempre entrar em contato com um contador de confiança. Se você estiver procurando este profissional, a Conta Azul pode te ajudar: clique aqui e encontre um perto de você!

Passo a passo para comprar nos principais marketplaces

Usando o CNPJ da sua empresa, além dos estabelecimentos físicos, você pode comprar pela internet. Como regra geral, o CNPJ precisa estar ativo e regular. Além disso, caso o cadastro seja mais recente, a compra pode demorar um pouco mais para ser aprovada.

Abaixo, listamos o passo a passo para realizar compras nos principais marketplaces do país. Confira!

Americanas 

O primeiro passo para comprar com CNPJ nas Americanas é fazendo o cadastro no site. Depois:

  • Defina finalidade da compra, ou seja, se os produtos adquiridos serão para uso na empresa ou para revenda;

  • Escolha os produtos e a forma de pagamento (cartão de Crédito das Americanas ou de outras bandeiras, Pix, Ame ou boleto);

  • Finalize a compra e indique o endereço para entrega.

Monitore as compras, vendas e até o estoque da sua empresa pelo celular: clique aqui para saber mais!

Fast Shop 

A Fast Shop é outra plataforma de marketplace bem conhecida que oferece condições especiais para quem compra com o CNPJ, como frete grátis, descontos, opções de pagamento ampliadas ao usar o cartão de crédito do BNDS e uma equipe de consultores de vendas à disposição para dúvidas. 

Para comprar com CNPJ na Fast Shop, assim como nas Americanas, é preciso fazer o cadastro da empresa. Lembrando que o CNPJ precisa estar regular, ou seja, sem nenhuma pendência na Receita.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais conhecidos da América Latina. Para comprar com CNPJ nessa plataforma, basta se cadastrar e inserir os dados do negócio (CNPJ, endereço e as informações do titular). Caso você já tenha uma conta pessoal, pode solicitar a alteração da titularidade para empresas. 

Magazine Luiza

O Magazine Luiza lançou um site exclusivo para compras com CNPJ, chamado Magalu Empresas. Desde MEI até grandes empresas, todas as pessoas jurídicas podem comprar mercadorias no site. 

O foco do Magalu Empresas não é voltado tanto para a compra de produtos para revenda e sim, de itens para serem utilizados pela própria empresa, como cadeiras de escritório. 

AliExpress

Comprar com CNPJ também é possível na AliExpress. Para isso, assim como nas outras plataformas, basta fazer o seu cadastro pessoa jurídica.

Vale lembrar que a compra não é realizada diretamente com a AliExpress e sim, com outros parceiros que utiliza a plataforma para vender os seus produtos. 

Sabia que a Conta Azul faz a integração com o Mercado Livre e outras 50 plataformas? Clique aqui para saber mais!

Integre gestão fiscal, tributária e de estoque com a Conta Azul

Gerenciar uma empresa é uma grande responsabilidade. Porém, o desafio pode ser maior ainda se você não contar com a tecnologia como aliada. Caderninhos, blocos de anotações ou as próprias planilhas em Excel, com o passar do tempo e à medida que a empresa cresce, não são mais suficientes para cuidar do negócio.

Basta pensar no número de vezes que você se perdeu no extrato bancário, ficou dependendo de algum funcionário para ter acesso a uma informação ou então pagou multas porque esqueceu de pagar uma conta. 

Com a Conta Azul Pro, você se livra desses problemas, elimina várias tarefas manuais e assim pode aproveitar bem melhor o seu tempo, focando no que realmente importa: a estratégia do seu negócio!

A CA Pro é online e foi desenvolvida para simplificar a gestão integrada de todos os negócios. Com ele, você controla setores como financeiro, estoque, fluxo de caixa e contabilidade em um único local. 

Na prática, com a Conta Azul, assim que uma venda acontece, o estoque é atualizado e essa informação é enviada para o financeiro e à contabilidade. A Conta Azul Pro também permite que você: 

    • Emita suas notas fiscais com poucos cliques. Você também não precisa de malotes para enviá-las ao contador, já que esse processo é feito pelo sistema, automaticamente;

    • Faça o acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real. Inclusive, você pode programar notificações para ser alertado quando os itens alcançam as quantidades mínimas;

    • Não se perca no extrato bancário e nem atrase o pagamento dos seus tributos, pois a conciliação bancária e fiscal são automáticas;

    • Programe alertas com as datas de vencimento dos seus clientes, para não esquecer de cobrá-los em tempo hábil, aumentando as chances de receber em dia.

Além de tudo isso, pelo celular, no App Conta Azul de Bolso você pode monitorar as vendas, o estoque, a emissão de notas fiscais e até enviar propostas e orçamentos personalizados!

A gestão da sua empresa pode ser simples e eficiente. Clique aqui para testar grátis a Conta Azul Pro!

Leia também

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar