Como usar WhatsApp Business para atender melhor seus clientes?

Sobre o que estamos falando?

  • O WhatsApp Business é a versão comercial da plataforma de conversas WhatsApp. Ele possui inúmeros recursos para empresas, como catálogo online, transferência de dinheiro e respostas automáticas; 
  • É importante para qualquer negócio saber como usar o WhatsApp Business, já que atualmente o aplicativo é a terceira rede social mais usada pelos brasileiros. São cerca de 120 milhões de contas ativas;
  • Assim como o WhatsApp, a Conta Azul Pro é uma tecnologia parceira dos empreendedores que valorizam processos simples e eficientes. Faça o teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

É muito comum que empreendedores usem o WhatsApp pessoal com intuito profissional. Mas isso, além de trazer o problema de misturarem as áreas da vida e confusão de conversas, é uma grande perda de oportunidade. Quando você aprende como usar o WhatsApp Business, seu atendimento alcança outro patamar.

Essa plataforma tem vários recursos que ajudam você a organizar, automatizar e deixar mais eficiente a sua comunicação com o cliente. Além de nunca deixá-lo sem resposta — mesmo em finais de semana e feriados.

Confira as dicas e os tópicos:

Boa leitura!

Por que usar WhatsApp Business para otimizar seu atendimento?

Não é segredo que a tecnologia digital móvel surgiu para revolucionar o mercado. Hoje em dia é possível gerenciar negócios, atender clientes, gerar orçamentos, enviar fotos de amostra e muito mais com poucos cliques.

O WhatsApp Business é uma das ferramentas mais inovadoras no atendimento online. A plataforma facilita muitos processos na palma da sua mão e na do cliente. 

Esse aplicativo automatiza atendimentos, faz integração com sistemas de relacionamento (CRM) e sistemas de gestão integrada (ERP), disponibiliza catálogos de produtos e muito mais.

Entenda o que são e como funcionam os sistemas de gestão integrada (ERP).

Por que aderir ao aplicativo do WhatsApp para empresas? 

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação criada pela Meta para uso comercial e oferece todo o suporte que uma empresa precisa para atender os clientes.

O aplicativo oferece recursos como:

  • Criação de perfil comercial com informações sobre o seu negócio como endereço, horário de funcionamento e catálogo de produtos ou serviços; 

  • Mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas, personalizadas conforme a sua empresa; 

  • Etiquetas para organizar contatos e conversas prioritárias, utilizando critérios como cliente novo, pedido, pagamento pendente ou pago e outro critério personalizado;

  • Integração com anúncios do Facebook, redirecionando clientes para o WhatsApp; 

  • Versão Web para utilizar o WhatsApp Business no computador e responder mensagens com maior comodidade e rapidez; 

  • Estatísticas e métricas de mensagens, como o número de conversas  enviadas, entregues e lidas pelos clientes; 

  • QR Code e links curtos para mensagens diretas, grupos e links de pagamento. 

Diferente do WhatsApp pessoal, os recursos do WhatsApp Business são mais completos e oferecem suporte no momento do atendimento e organização do processo de vendas, trazendo maior vantagem competitiva para o negócio. 

Além disso, a ferramenta é gratuita e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS, e ainda oferece suporte para empresas de médio e grande porte através do WhatsApp Business API.

Entenda o que é e como funciona um link de pagamento.

WhatsApp Business App x WhatsApp Business API 

Presente em mais de 180 países, o WhatsApp conta com mais de 2 bilhões de usuários e é uma das principais formas de comunicação por mensagens

Se o WhatsApp Business é essencial para as empresas de pequeno porte, o WhatsApp Business API veio para transformar a comunicação das empresas de médio e grande porte. 

O WhatsApp Business API foi idealizado para realizar a integração entre recursos que não estão disponíveis no WhatsApp Business tradicional, como chatbots e inteligência artificial (IA). 

Nesse sentido, o WhatsApp Business API traz recursos e funcionalidades como: 

  • Atendimento múltiplo, contando com diversos acessos simultâneos; 

  • Integração com inteligências artificiais; 

  • Criação de serviços de comunicação automática — chatbots; 

  • Relatórios de uso, logs e estatísticas de operação da plataforma. 

Todas as ferramentas oferecidas pelo WhatsApp Business API são voltadas para a competitividade e automação dos serviços de atendimento ao cliente de grandes empresas. 

A ferramenta não está disponível para todos os negócios e é necessária uma solicitação e aprovação da sua empresa pelo WhatsApp. Por isso, você deve preencher o formulário de solicitação no site do WhatsApp Business API e aguardar a aprovação. 

Como usar WhatsApp Business no atendimento ao cliente? 

Utilizar o WhatsApp Business no atendimento é uma tarefa fácil, mas que exige alguns cuidados e uma visão estratégica do negócio. A seguir, confira 4 passos para aplicar essa ferramenta nos seus processos de venda e atendimento. 

1. Conte com suporte oficial

Nenhum empreendedor ou dono de negócio deseja perder horas tentando fazer algo, como configurar mensagens automáticas sem ajuda.

Por isso é essencial pensar no suporte oferecido pela plataforma. Este suporte é a ponte entre a ferramenta e o seu negócio, assegurando que todas as dúvidas que surgirem durante o processo de abertura da conta e utilização sejam solucionadas em tempo hábil.

2. Programe mensagens automáticas

Uma maneira de usar o WhatsApp Business de forma estratégica é programar mensagens automáticas, como de saudação e ausência para otimizar o atendimento ao cliente. 

Estas mensagens devem ser claras e objetivas para que o cliente compreenda o recado e não desista do produto ou serviço. 

Assim, utilize as mensagens automáticas para dar boas-vindas, informar o horário de funcionamento ou ainda informar um status de espera em casos de muitos atendimentos em andamento. 

Esse tipo de solução pode auxiliar no controle do negócio e no relacionamento com o cliente, tanto para vendas quanto em casos de recebimentos e cobranças. 

Entenda por que canais de atendimento são tão importantes para atender seu público.

3. Adote uma linguagem acessível

Mais importante do que atender com agilidade é atender de forma clara, utilizando linguagem acessível ao público. 

É essencial que você conheça seus clientes e saiba qual a linguagem mais adequada, fazendo com que o atendimento seja claro e fluido. 

O ideal é que o seu cliente entenda a sua mensagem no primeiro contato, facilitando todo o processo de atendimento e comunicação em todos os aspectos e possibilidades, e isso é válido tanto para o atendimento humano quanto para os automatizados. 

Saiba como definir seu público-alvo para poder adaptar a sua linguagem.

4. Tenha uma ferramenta de métricas

Agora que a comunicação está delimitada e que o atendimento está acontecendo, é o momento de começar as análises e monitoramentos. Para essa operação, você usará ferramentas de métricas. 

Essas ferramentas são a base do sucesso de uma estratégia de atendimento efetiva e de melhoria contínua. 

Assim, com a análise de métricas você terá uma visão completa do seu processo de atendimento ao cliente, verificando dados como mensagens entregues, percentual de respostas e efetividade da estratégia de atendimento.

Isso ajuda a validar se a sua estratégia atual está trazendo resultados reais e onde é necessário mexer, dando a base para o gerenciamento dos seus clientes e para a mudança das táticas de atendimento.

Automatize também sua gestão com a Conta Azul Pro!

Após entender como usar o WhatsApp Business para melhorar o atendimento aos seus clientes, por que não elevar o seu negócio no mercado, escalar as suas vendas e trazer maior competitividade para a sua empresa? A Conta Azul pode ajudar!

Com a Conta Azul Pro, você pode fazer o gerenciamento de todas as áreas do seu negócio, incluindo cobranças, controle financeiro, contábil e fiscal. 

Além disso, você consegue:

  • Saber em tempo real a situação das vendas;

  • Definir e receber alertas das quantidades mínimas do seu estoque;

  • Parar de ter de tanto estresse com a conciliação bancária, já que tudo é feito de forma automática;

  • Emitir relatórios gerenciais de fácil entendimento sobre todos os setores da empresa, como contas a receber, produtos mais vendidos e quantidade de cada item no estoque; 

  • Receber lembretes automáticos sobre os vencimentos das suas contas a pagar;

  • E muito mais!

A Conta Azul é uma plataforma completa para empreendedores otimizarem a gestão em todas áreas e desburocratizar a administração de qualquer negócio!

Faça o teste grátis e já experimente a integração com o WhatsApp Business!

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*