E-commerce

Como usar os maiores sites varejistas para vender seus produtos

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 02/04/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Maiores lojas virtuais são referência

Sua empresa está de olho nas oportunidades do comércio eletrônico, mas não pode concorrer com as maiores lojas virtuais? Então, a solução pode ser se juntar a elas. É isso mesmo: pequenos e-commerces podem se valer de toda a visibilidade das grandes redes para vender seus produtos na internet. Vamos descobrir como?

Por que usar os maiores sites de e-commerce

Para quem é varejista, não há dúvidas de que o momento no país é do comércio eletrônico e que as lojas físicas perdem espaço para as virtuais ano após ano.

Em 2016, por exemplo, o setor faturou R$ 53,4 bilhões, com um crescimento de 11% em relação a 2015, apesar da crise. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que prevê novo avanço neste ano, se aproximando dos R$ 60 milhões em receitas.

Apenas o Black Friday, que é uma promoção muito mais virtual do que física, responde por 25% desse faturamento.

Se você ainda não tem uma fatia desse bolo, talvez seja a hora de reivindicar o seu espaço. Se já tem, o momento é propício para aumentá-la. Para empreendedores que se limitam à venda física, a concorrência com os maiores sites de e-commerce chega a ser desleal, em especial no quesito preço.

Comprar sem sair de casa, gastar menos, ter opções de pagamento variadas e ainda receber o produto no conforto do lar formam um conjunto de motivos que levam o cliente a preterir o seu negócio em favor da experiência de consumo pela internet. Mas não precisa ser assim.

Caso o receio seja pela baixa penetração do seu site na comparação com as maiores lojas virtuais, o caminho indicado atende pelo nome de marketplace. Trata-se de um espaço disponibilizado por grandes marcas para que outras empresas vendam a partir de seus canais.

Obviamente, o ganho em visibilidade para um negócio de pequeno porte é gigantesco. Aliás, é possível que os próprios e-commerces que você tanto admira ofereçam esse serviço. Se você já é um comprador, está na hora de se tornar um vendedor nessas grandes plataformas.

Como vender nas maiores lojas virtuais

Utilizar as maiores lojas virtuais para vender os produtos da sua empresa é mais fácil do que imagina. O processo é simplificado por essas grandes redes, que têm interesse na parceria por algumas razões.

A primeira delas é oferecer ao visitante do seu site soluções para todas as suas demandas, o que por vezes se torna viável a partir da disponibilidade de um determinado produto apenas em site parceiro.

Da mesma forma, quanto mais produtos e mais parceiros, maior interesse a loja virtual desperta, o que se reflete em aumento no tráfego – e visitação atrai anunciantes e gera a possibilidade de mais vendas em produtos negociados diretamente.

Embora cada loja possa estabelecer exigências diferentes para a adesão ao seu marketplace, os passos não costumam ser diferentes destes que relacionamos agora:

  1. O pequeno varejista acessa o site da loja de sua preferência e busca pelo serviço de marketplace
  2. Em seguida, deve realizar um cadastro, onde preenche dados da empresa, contatos e informa que plataforma utiliza para as vendas, entre outras informações
  3. O empreendedor pode ser solicitado a informar seu e-bit, uma certificação de lojas virtuais
  4. É importante se certificar da comissão estabelecida no acordo a ser firmado
  5. Com o cadastro aprovado, a relação inicia e seus produtos selecionados são apresentados junto aos demais do e-commerce escolhido
  6. Repare que, junto ao produto, haverá uma informação ao cliente de que ele é vendido e entregue por sua loja
  7. Quando a compra é realizada, você recebe o pedido aprovado e fica responsável pela emissão da nota fiscal e operações logísticas, incluindo a entrega do item, além do atendimento ao cliente em todas as fases da venda
  8. O valor da venda entra na sua conta no prazo acordado, com o desconto relativo ao comissionamento.

Se você gostou da ideia de expandir as vendas do seu pequeno varejo para os maiores sites de e-commerce, vale conferir algumas dessas lojas gigantes que disponibilizam o serviço. Clique sobre o nome delas para ser direcionado à sua área de marketplace.

Como escolher em qual marketplace vender?

Na hora de se definir por um ou mais de um marketplace para vender seus produtos, pense como um empreendedor que precisa decidir em qual shopping center vai instalar a sua loja. A analogia é válida, pois um marketplace não deixa de ser um centro comercial virtual.

Obviamente, é preciso que haja alinhamento entre esse espaço e a sua loja, o que significa que não vai funcionar se o público-alvo for diferente. Em teoria, o e-commerce é seu concorrente, mas na prática é diferente. Como não há como disputar o mercado com ele, essa suposta concorrência serve apenas para ter certeza de que ele pode ser um parceiro ideal.

O preço do serviço é importante? Sem dúvidas, pois isso vai afetar a sua margem de lucro e pode até mesmo ser um impeditivo para a parceria. Mas não foque apenas no valor, e sim no custo-benefício.

É interessante checar tudo o que é oferecido a você no que diz respeito a suporte, ferramentas e funcionalidades, ou seja, que valor o marketplace agrega ao seu negócio efetivamente. Se houver divergências quanto à gestão de vendas, melhor pular fora.

Não se esqueça de um aspecto muito importante, que diz respeito à reputação do site ao qual vai se juntar para a venda de seus produtos. Associar a sua imagem a uma empresa com histórico de desrespeito ao consumidor ou que ignora suas queixas em redes sociais ou em canais como o Reclame Aqui não é uma boa ideia.

E para terminar, se a experiência de consumo do cliente não é tão boa no site, talvez o seu produto fique lá, escondido em alguma seção mal sinalizada, prejudicado por um layout com problemas, com carregamento lento e falta de clareza nas informações.

Cresça ao lado das maiores lojas virtuais

Vender em um marketplace, utilizar a sua estrutura e se valer da visibilidade das maiores lojas virtuais pode ser um ótimo negócio para o pequeno empreendedor. Se tudo isso resultar na confirmação da expectativa de aumento nas vendas, é preciso estar preparado.

Seja rigoroso no controle de estoque para atender à demanda, treine sua equipe para entregar ao cliente o que ele precisa e da forma que deseja, mas não se esqueça que, para a ideia funcionar, tão importante quanto a sua estratégia é se dedicar à gestão financeira, que é o que permite à empresa prosseguir com saúde em busca de seus objetivos. 

E você, o que acha da ideia de vender nas maiores lojas virtuais do país? Comente!

Leia também