Como escolher a melhor alternativa ao emissor gratuito de NF-e

emissor gratuito de nota fiscal eletronica

Se você vende produtos, provavelmente já sabe que o emissor gratuito de nota eletrônica da Secretaria da Fazenda não será mais atualizado a partir de janeiro de 2017. Organize-se para encontrar a melhor alternativa ao emissor gratuito de NF-e (nota fiscal eletrônica). Oferecido desde 2006, quando começou o processo de informatização dos documentos fiscais no Brasil, esse era a principal solução para tirar nota de venda de produtos.

Você está pronto para assumir o controle das notas fiscais de sua empresa? A  gente pode ajudar. ContaAzul é uma plataforma online fácil de usar que conecta  seu financeiro, nota fiscal e contabilidade. Quero receber uma ligação  <https://universidade.contaazul.com/lp-quero-receber-ligacao?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>

Atualização: SEBRAE e Sefaz MA garantem continuidade do Emissor Gratuito de NFe

A justificativa da Sefaz é que a maioria dos contribuintes já estão utilizando soluções próprias, incorporadas ou personalizadas em seus sistemas internos, alternativas ao emissor gratuito. São 92,2% das empresas que utilizam outros programas para a emissão de notas fiscais eletrônicas. Porém, o mais provável é que a maior parte das notas que usam o aplicativo gratuito são micro e pequenas empresas.

Agora, quem tentar fazer o download do emissor da Sefaz já recebe um alerta informando sobre a descontinuidade a partir de 1º de janeiro. Para quem tem o aplicativo instalado, a recomendação do órgão é migrar para outras soluções adiantadamente, para ter tempo de adaptar seus processos evitar problemas após a virada do ano.

Se esse é o seu caso, a mudança será necessária. Na ContaAzul, a gente acredita que essa transição pode ser feita de maneira tranquila e até com ganhos para sua empresa. Para quem faz qualquer tipo de controle financeiro, o software da Sefaz representa algum retrabalho sempre que uma nota é emitida. Seja em planilhas, seja em um sistema de faturamento, seus dados precisam ser redigitados manualmente. Para empresas com um volume alto de notas fiscais diárias, o emissor gratuito já era um complicador, mesmo antes da decisão de parar as atualizações.

Como funciona a NF-e

O sistema de notas fiscais eletrônicas visa a modernizar e simplificar a administração tributária no país. Ao contrário do sistema tradicional, em que uma nota de papel era preenchida em três vias – uma para a empresa, uma para o cliente e uma para o Fisco –, com a NF-e, a impressão só é feita para dar um comprovante ao cliente.

O que vale é o arquivo no formato XML, que é emitido para a Secretaria da Fazenda Estadual automatica e eletronicamente. Para isso, é utilizado um certificado digital, que comprova a autenticidade do processo – ou seja, que foi realmente a sua empresa que emitiu a nota fiscal.

O objetivo do Ministério da Fazenda é, gradativamente, substituir completamente a emissão das notas fiscais em papel. Assim, simplificará a vida dos contribuintes e poderá acompanhar tem tempo real todas as operações comerciais registradas na Receita Federal.

Vantagens da NF-e

Adotar o sistema de nota fiscal eletrônica significa benefícios para todos os lados. Para a empresa, as vantagens mais óbvias são a redução nos custos de impressão, redução no custo de armazenagem de documentos fiscais e maior agilidade nos processos. O sistema ainda facilita o relacionamento eletrônico com fornecedores – a relação empresa a empresa.

Já o Fisco melhora o seu processo de controle fiscal, pois fica mais fácil o intercâmbio e compartilhamento de informações entre secretarias da Fazenda e Receita Federal. Além disso, há uma diminuição na sonegação de impostos e consequente aumento na arrecadação.

Emissor gratuito de nota fiscal eletrônica

Se em outros tempos você precisava de um bloco de notas fiscais e uma caneta, hoje, para emitir a NF-e, é necessário ter um computador, notebook, smartphone ou tablet. Mas apenas o aparelho não é o suficiente: ele precisa estar munido de um software que servirá como sistema de emissão.

Há programas que podem ser instalados no computador ou notebook ou aplicativos que funcionam em nuvem e podem ser baixados em aparelhos móveis. A opção mais completa envolve um software de gestão, como o ContaAzul, que oferece várias outras funcionalidades para o controle financeiro da empresa.

Se até hoje você tem usado o software da Sefaz-SP, ganhará muito em agilidade ao substituí-lo por outro sistema, mais inteligente. Com a solução que será descontinuada, a cada nova nota emitida, era necessário digitar todas as informações novamente, enquanto as ferramentas mais modernas gravam informações e cenários tributários para preenchimento automático.

Se sua empresa ainda não emite notas fiscais em volume suficiente, a ContaAzul preparou o Novo Emissor gratuito de NF-e , totalmente online.

Emissor de nota fiscal eletrônica ContaAzul

Quer substituir o emissor da Sefaz-SP por uma solução moderna e inteligente? Considere adotar o ContaAzul, um sistema de gestão online ideal para micro e pequenas empresas. A sua funcionalidade para emissão das notas é intuitiva e ágil, permitindo uma melhor organização dos documentos fiscais da companhia.

Você poupa tempo e trabalho com o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica de produto e nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e). O melhor de tudo é que ele está totalmente integrado com a emissão de vendas. Ou seja, você nunca mais vai precisar informar os dados de venda mais de uma vez.

Com o ContaAzul, você tem acesso a outras funcionalidades para controlar as finanças da empresa. No software, é possível emitir boletos, controlar despesas e receitas, fazer o fluxo de caixa e conciliação bancária, controlar estoque e ventas, emitir automaticamente relatórios e armazenar e compartilhar documentos e arquivos importantes.

Certificado digital

Assim como no caso do emissor gratuito, para tirar nota de produto você vai precisarde um certificado digital. Trata-se de uma ferramenta que utiliza chaves criptográficas, codificando dados de modo que apenas o emissor e o receptor da informação possam ter acesso aos dados presentes no arquivo.

Um certificado digital é necessário para emitir uma nota fiscal eletrônica com validade jurídica. É ele que vai provar que foi aquela empresa que emitiu o documento. O certificado é obtido em forma de arquivo, que armazenado no computador (certificado A1), ou então em um hardware (certificado A3), que pode ser um cartão inteligente ou token.

As instituições autorizadas a fornecer certificados digitais são chamadas de Autoridades Certificadoras (ACs), e devem estar habilitadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Agilize seus processos

Ter um bom sistema de emissão de NF-e não é um capricho, mas uma possibilidade de tornar os processos da sua empresa muito mais ágeis. Assim, você terá mais tempo para se concentrar em funções estratégicas, planejando o crescimento do negócio e melhorando o relacionamento com os clientes.

Notas fiscais: tudo o que você precisa saber  Preparamos uma semana especial com webinars gratuitos sobre nota fiscal.  Aproveite para tirar todas as suas dúvidas: da emissão à gestão financeira. Assista agora

Quer saber mais sobre a melhor alternativa ao emissor de nota fiscal eletrônica adotar? Experimente o ContaAzul!

Conheça o Novo Emissor Gratuito de NF-e.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>