Empreendedorismo

Como colocar o empreendedorismo sustentável em prática e prosperar nos negócios?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 14/03/2024 | 13 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O empreendedorismo sustentável considera o impacto ambiental e social das atividades empresariais;
  • Quando empreender anda de mãos dadas com a sustentabilidade, o negócio ganha clientes, boa reputação e melhores resultados;
  • Neste artigo, entenda melhor o que é empreendedorismo sustentável, sua importância, realidade no Brasil e no mundo, como botá-lo em prática e otimizá-lo com a Conta Azul.

Experimente grátis a Conta Azul!

A sustentabilidade está em foco no mundo dos negócios. Estima-se que 95% dos brasileiros preferem se relacionar com marcas que possuem práticas sustentáveis. Outros 64% afirmam que já deixaram de consumir de empresas que não praticam o empreendedorismo sustentável.

Esses números, obtidos de uma pesquisa da Apas, divulgada em 2023 pelo portal ESG Insights, demonstram que incluir boas práticas na gestão, nos processos, e no uso de matéria-prima é uma forma de conquistar clientes conscientes. 

Então, se quiser aumentar os resultados do seu negócio, saiba como se tornar um empreendedor sustentável! Se você não tem a mínima ideia do que isso significa, fique tranquilo. Neste artigo, explicamos o que são tais práticas e casos de sucesso. Mostraremos também como a sua empresa pode ingressar nessa onda verde. 

Acompanhe os próximos tópicos!

Reunião entre profissionais para falar sobre empreendedorismo sustentável.

O que é empreendedorismo sustentável? 

O empreendedorismo sustentável considera o impacto ambiental e a responsabilidade social das atividades realizadas pelo negócio. Para isso, uma empresa não deve apenas buscar o sucesso comercial por meio de seus processos, produtos e serviços. Ela também deve gerar impactos positivos para o planeta e para a comunidade ao seu redor. 

Assim, na implementação do empreendedorismo social e sustentável, o resultado das operações deve equilibrar três pontos:

A viabilidade econômica

Empresas geram renda para dono, colaboradores, e fornecedores. Mas também permitem ao cliente acessar novos bens.

Empresas sustentáveis não podem falir, estão preocupadas em manter o dinheiro girando.

A viabilidade social

Empresas transformam as regiões em que fazem negócios. É comum que gerem oportunidade e tenham um papel educador, tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora da operação.

Empresas sustentáveis oferecem condições justas de trabalho e incentivam práticas sociais positivas, como o voluntariado. 

A viabilidade ambiental

Empresas precisam de recursos naturais para funcionar, seja como matéria-prima para os produtos, seja de maneira indireta (como é o caso na energia elétrica gerada de fontes renováveis).

Empresas sustentáveis optam por fornecedores responsáveis, e se atentam para que o lixo/resíduos que produzem sejam tratados de maneira ecologicamente correta.

São várias as maneiras de a sua empresa atender a estes requisitos. Por exemplo: através de práticas como a reciclagem, reflorestamento e engajamento em causas sociais, o empreendedor sustentável dá as mãos à sociedade e ao meio ambiente. 

Nos últimos anos, esse tipo de conduta ganhou a aprovação de consumidores e investidores devido às evidências claras dos efeitos da degradação do meio ambiente.

Estamos falando do aquecimento global, a elevação do nível dos oceanos, a extinção de florestas e animais. Para reverter esses efeitos, foram criados conceitos como a logística reversa e o ESG (Environment, Social, and Governance).

Impulsionadas por esses fatores, muitas empresas estão adotando cada vez mais ações sustentáveis. O objetivo é que estas práticas reduzam em um terço os prejuízos ambientais, antes de 2030.

Por que o empreendedorismo e a sustentabilidade devem andar juntos?

Além dos benefícios ambientais, ser um empreendedor sustentável resulta também na melhoria da reputação do negócio. Em especial, no relacionamento com o cliente. Falando ainda sobre o perfil dos consumidores, uma pesquisa divulgada pelo portal Cliente S/A mostra uma elevação de 40% no consumo online de produtos desse nicho no Brasil. 

Apesar de representar apenas o comércio eletrônico, o estudo é um excelente termômetro sobre a preferência dos consumidores no país. Para você ter ideia, dos mais de 4,4 milhões de usuários que adquirem produtos sustentáveis na América Latina, 60% são brasileiros. 

Diante desse cenário, chegamos à conclusão de que unir empreendedorismo com sustentabilidade é também uma estratégia comercial inteligente. Por isso, as empresas que ingressam nele são mais rentáveis financeiramente.

Segundo dados da pesquisa “Melhores Para o Brasil” publicados em matéria da CNN, esse negócios tiveram um retorno 615% superior ao Ibovespa nos últimos 12 anos. Por fim, abraçar o respeito pelo meio ambiente gera engajamento com o público e inovação para o negócio.

No caso do engajamento, os consumidores verdes são fiéis às marcas que, assim como eles, apoiam as causas ambientais. Já a inovação vem por meio de práticas, técnicas e ferramentas modernas desenvolvidas para otimizar os processos das empresas, mas sem encarecer os custos energéticos e com insumos.

Dados sobre o empreendedorismo sustentável no Brasil e no mundo 

As pesquisas citadas logo acima oferecem uma visão realista sobre como a sociedade e o mercado respondem à abordagem do empreendedorismo sustentável. Para tornar o seu entendimento ainda mais completo, é válido citar outros dados relevantes sobre o tema.

Para começar, um estudo recente da Allied Market Research projeta que o mercado de sustentabilidade será avaliado em US$ 74,64 bilhões até 2030. Espera-se ainda um crescimento médio de 21,9% ao ano.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Unilever, revelou que 33% dos consumidores globais escolhem produtos por conta do envolvimento das marcas em causas sociais ou ambientais. 

O mesmo levantamento aponta que 21% dos compradores dão preferência às empresas que deixam claro, por meio de suas embalagens e ações de divulgação, as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. 

Inclusive, essa tendência de consumo consciente tende a ser maior entre as pessoas que vivem em países emergentes do que nas populações de economias desenvolvidas. 

Por exemplo, 53% dos consumidores no Reino Unido e 78% nos EUA afirmam que se sentem melhor quando adquirem mercadorias produzidas de maneira sustentável, enquanto essa porcentagem sobe para 85% na Turquia e no Brasil.

Ou seja, se aderir ao empreendedorismo sustentável já significa fazer parte de uma tendência mundial no consumo, no nosso país a demanda para isso é ainda maior. 

Como ser um empreendedor sustentável?

Agora você já sabe que, olhando para o futuro, o empreendedorismo sustentável é promissor. E então, como tornar sua empresa sustentável e entrar nesse mercado? Veja nossas dicas!

Defina seu objetivo macro de gestão

O primeiro passo para unir empreendedorismo e sustentabilidade é definir uma missão para a empresa. Isso significa apresentar para o público, investidores, parceiros de negócios e concorrentes a razão da marca ser sustentável. Em outras palavras, o que você pretende fazer pelo meio ambiente:

  • Seria usar os recursos naturais com consciência ambiental? 
  • Estimular a geração de energias renováveis? 
  • Contribuir para a queda da emissão de gases poluentes? 
  • Uma missão clara atrai novos clientes e direciona as estratégias do negócio.

Conheça a fundo as atividades da empresa

Para entender como aplicar a sustentabilidade, o empreendedor precisa conhecer as rotinas do negócio. Sendo assim, é possível descobrir desperdícios e atividades que poluem o meio ambiente.

Por exemplo, o consumo de energia elétrica pode ser reduzido por aproveitar melhor a iluminação natural. Outra estratégia é comprar itens de fornecedores que também apoiam a sustentabilidade.

Revise a estratégia atual e o modelo

Ao observar com cuidado as práticas internas, as empresas podem mudar hábitos não sustentáveis. Talvez, a coleta seletiva possa ser adotada para a separação dos itens jogados no lixo.

Além disso, o empreendedor pode entrar em contato com Organizações Não Governamentais (ONGs) que reciclam diversos tipos de materiais. Dessa forma, o descarte do lixo terá menor impacto no meio ambiente.

Estabeleça um novo plano de ação

Como e quando as práticas sustentáveis serão implantadas? A resposta estará no plano de ação feito pelo gestor da empresa. O ideal é que esse planejamento seja feito logo nos primeiros anos do negócio.

Desse modo, a sustentabilidade fará parte da cultura interna. Como resultado, as práticas verdes irão crescer e se expandir com a empresa. Ao passo que novos colaboradores são contratados, o pensamento sustentável fará parte deles.

Conte com uma equipe diversificada

O empreendedorismo sustentável tem impactos sociais, por isso, os negócios verdes costumam investir também na diversidade e inclusão. Esse conceito envolve contratar e dar oportunidades iguais para pessoas de diversas raças, condições sociais e físicas, gêneros e religiões.

Devido aos benefícios sociais e financeiros, 83% das empresas que participaram da Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil em 2023 afirmaram ter orçamento dedicado para a diversidade. Sem dúvidas, vale a pena investir nessa prática!

Acompanhe e avalie os resultados

Acompanhar e avaliar os resultados vindos com a sustentabilidade é uma das maneiras de entender os efeitos sobre o negócio. Além disso, diante dos resultados positivos, é uma ótima forma de motivar novos investimentos e estratégias verdes.

Ao realizar essa análise, é importante que o dono do negócio perceba se os objetivos traçados foram atingidos, se há margem para melhorias ou se é necessário modificar as estratégias. O objetivo do acompanhamento e análise é sempre aprimorar e estimular ainda mais ações sustentáveis.

5 exemplos de negócios sustentáveis para se inspirar

Quem deseja ser um empreendedor sustentável, precisa de exemplos para se inspirar. A seguir, apontamos cinco negócios que vestiram a camisa da sustentabilidade e estão remodelando práticas e produtos.

1. Crocs

A empresa americana Crocs produz sapatos casuais para homens, mulheres e crianças. Em 2021, ela anunciou que se tornaria uma marca 100% vegana (não utilizar couro animal) e segue esse caminho até hoje.

Uma das práticas verdes adotadas por ela é dar uma segunda vida aos seus produtos por meio do re-comércio (venda de produtos usados), reciclagem e doações. O número de calçados que ganharam uma nova chance ultrapassaram os 300 mil pares em 2023.

2. Natura

A Natura é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo. Chegou a conquistar o primeiro lugar entre as marcas de cosméticos pelo ranking Global 100 da Corporate Knights em 2021. Um dos motivos é que a Natura contabiliza todo o carbono que produz e compensa com investimentos sociais e ambientais.

Além disso, a empresa não realiza testes de produtos em animais e foi o primeiro negócio de capital aberto a ganhar o selo B corp (negócios que integram os resultados financeiros aos socioambientais). A Natura investe também em alternativas sustentáveis e inclusivas na Amazônia, conservando a biodiversidade e o meio ambiente.

3. Urban Flowers

A Urban Flowers é produtora de calçados que não utiliza insumos de origem animal, mas usa borracha e algodão reciclado, bem como outros produtos reaproveitados. Uma segunda prática sustentável é a produção de itens com uma maior vida útil, reduzindo o espírito do consumismo — tendência conhecida como slow fashion.

Reforçando a identidade sustentável, a Urban Flowers tem uma sede enxuta, arborizada e muito versátil. Sendo assim, consegue aproveitar bem os recursos naturais e reduzir ações que poluem o meio ambiente.

4. Unilever 

A Unilever, gigante global de bens de consumo, atua visando minimizar o impacto ambiental de suas atividades ao redor do mundo. 

A empresa possui em sua cultura o compromisso de contribuir com as comunidades em que atua, bem como melhorar as condições de vida de seus colaboradores.

Conheça algumas das ações que a marca promove para melhorar a saúde do planeta:

  • Ação pelo clima: os planos envolvem zerar as emissões líquidas até 2039, fazendo a transição para energias renováveis;
  • Proteger e regenerar a natureza: uma das atividades propostas pela empresa é a de eliminar o desmatamento da sua cadeia de suprimentos;
  • Um mundo livre de resíduos: por meio de uma meta ambiciosa, eles buscam reinventar o uso de embalagens plásticas e reduzir o desperdício de alimentos.

Além dessa linha, a Unilever também tem ações para:

  • Melhorar a saúde, autoconfiança e bem-estar das pessoas;
  • Contribuir para um mundo mais justo e mais socialmente inclusivo.

5. IKEA 

Por fim, o compromisso com a sustentabilidade é um elemento significativo da cultura e do core operacional da empresa sueca de móveis e decoração IKEA. Todos os seus produtos prezam pelo uso de materiais renováveis. 

Outro cuidado importante está no uso inteligente de matéria-prima, que visa a redução de desperdícios, e no investimento em energia renovável.

Faça sua empresa sustentável crescer com a Conta Azul

Empresas sustentáveis têm boas práticas de governança (processo que envolve a definição de demandas e as ações atreladas a ela). Para chegar a esse nível de negócio, o empreendedor pode contar com o ERP Conta Azul.

Com a ajuda dessa tecnologia, a empresa reduz custos com emissão de papel, estrutura física para armazenar arquivos e vários tipos de equipamentos virtuais. Dessa forma, o negócio cresce de forma sustentável, inovadora e com uma eficiente gestão financeira. E por falar em gestão de finanças, a Conta Azul oferece essas e outras funcionalidades:

  • Cobranças;
  • Contas a pagar;
  • Gráficos e relatórios;
  • Notas fiscais;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão de vendas.

Gostou desses recursos? Clique aqui e teste gratuitamente as funcionalidades do ERP Conta Azul.

Leia também