Gestão de Pessoas

[Vídeo] Como selecionar e contratar talentos?

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

webinar-como-contratar-candidato-talentoso.png

As micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por mais da metade dos empregos no país. A pesquisa “Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae, revela que as MPEs brasileiras com até quatro funcionários são as que mais geram novas vagas no mercado. 

Sabemos que, para uma pequena empresa, a decisão de contratar alguém precisa ser muito bem pensada e equilibrada. Na prática, cada novo funcionário vem para fazer muita diferença nos negócios, porque representa muito em uma equipe enxuta. Você vai precisar contar com muita vontade de fazer e somar. Mas aí vem a pergunta: Como atrair, selecionar e contratar o condidato mais talentoso?

Pensando nisso, oferecemos um curso online gratuito sobre as melhores formas de fazer recrutamento e seleção e você pode ver agora.

O que vou aprender no curso?

  • Diferença de Recrutamento e Seleção;
  • Como fazer a melhor descrição da vaga (Job description);
  • Canais de divulgação;
  • Análise de currículo;
  • Primeiro contato com o candidato e a entrevista;
  • Desafio técnico;
  • Retorno e proposta;
  • Quais os erros mais comuns cometidos ao contratar.

 

 

Por que o empreendedor precisa aprender sobre Recrutamento e Seleção?

  • Aprender a fazer processos seletivos assertivos;
  • Custo Beneficio (horas processo seletivo x horas desenvolvimento);
  • Trazer o melhor candidato que vai ajudar você e acrescentar em sua empresa.

Dicas de sistemas que podem ajudar no momento de recolher os contatos e currículos, as mídias onde você pode divulgar a sua vaga e quais sites e livros você deve consultar para conhecer cada vez mais o tema. 

Dúvidas comuns respondidas durante o curso

Gustavo

Quando a empresa solicita o teste “Talent” durante o processo seletivo, o que ela busca avaliar e como na opinião de vocês o candidato precisa estar preparado?

 O desafio técnico valida os skills técnico de acordo com a função. Por exemplo: para uma vaga de Desenvolvedor, o candidato receberá um teste para desenvolver um desafio de lógica e programação, onde terá um prazo para entrega. A guilda de contratação avalia o desafio.

Cristiane

Como eu sei qual o melhor processo de recrutamento para conseguir selecionar melhor?

 Você deve estruturar o processo seletivo, lembre-se de ter o SLA (tempo de fechamento da vaga, etapas a serem seguidas). Elabore com muita assertividade o Job Description, pesquise sobre a função, alinhe com os responsáveis pela vaga. Na seleção de CVs você deve ter bem claro o perfil da posição. Entre em contato com o candidato, valide os skills técnicos, objetivo profissional, DNA/Cultura da empresa e a pretensão salarial. Para cada posição deverá haver um desafio técnico.

Encaminhe para o líder da vaga os candidatos finalistas e garanta que seja realizada as entrevistas com uma guilda, composta por líder, par, liderados e pessoas que terão uma interação profissional com essa função.

Importante lembrar, que no final do processo seletivo deverá ser realizado uma revisão com todas as pessoas que participaram da seleção do candidato.

Não esqueça, que todas as etapas que descrevemos devem ser registradas e baseadas em evidências claras, nesse momento, você pode utilizar um software de R&S, excel ou outras ferramentas que considerar mais assertiva.

Guilherme

Como criar métodos de avaliação para mensurar se, efetivamente, o candidato é o ideal pra vaga? Como criar e desenvolver esses indicadores?

 Você deve selecionar o melhor desafio técnico para a vaga e perguntas por competências baseadas em evidências. Você pode ter uma pontuação para cada skill da vaga e também para o DNA/Valores da empresa, gerando um Score.

Paulo Silva

No processo seletivo pode haver, testes busines.?

Sim, é uma prática adequada, onde nesse momento você terá evidencias, como por exemplo: raciocínio lógico, comunicação, resolução de problemas e tecnicamente se o candidato atende o perfil da vaga.

Daysiane

Qual os erros que pode haver em fazer entrevistas comportamentais?

Perguntas vudos, como por exemplo: qual seu hobby? Como você armazenaria 1 milhão de números telefônicos? Por que as tampas dos bueiros são redondas?

É importante selecionar perguntas que lhe trarão evidencias.

Paulo

Uma boa entrevista é onde o candidato questiona mais, iqual ou menos que o entrevistador?

É importante que haja a interação e interesse do candidato em conhecer a empresa e o perfil da vaga, vale você dosar o quanto é importante essa interação no processo seletivo.

Silva

Para micro empreendedor, qual o melhor software? Precisa de um?

O Software garante a organização e a gestão do pipeline da vaga. Na ContaAzul trabalhamos atualmente com o software Lever e já tivemos uma experiência positiva com o recruiterbox, realizamos a troca de fornecedor, devido o  aumento de demanda de vagas. Outra ferramenta como excel, permite também o controle do processo seletivo. O essencial é analisar o volume de contratação para avaliar o investimento em um software.

Debora

Como podemos percebe através do currículo as ações diferentes do candidato que fortalecem a carreira?

Objetivo da análise de currículo é entender se o mesmo tem os skills de acordo com o perfil da vaga e se fortalece a sua carreira realizando algumas ações como: voluntariado, ações sociais, palestra, publicação de artigos, entre outros. Pois estamos em busca de talentos e, talentos são profissionais que se dedicam a carreira, desde se manter atualizado e compartilhando conhecimento.

Patrícia

Utilizar uma dinâmica de grupo é assertiva?

Para realização de qualquer etapa do processo seletivo, precisa entender quais evidencias vão recolher com essa ação. A dinâmica de grupo é assertiva, quando bem elaborada e bem conduzida pelo profissional, é preciso mapear quais competências ou outras evidencias que vão conseguir extrair desta etapa. Ressalto a importância da dinâmica de grupo fazer parte de um processo seletivo e não ser o único fator de decisão.

José

Sou mei e preciso fazer processo seletivo, sem ter funcionários?

Sim, é fundamental  elaborar a descrição da vaga, para entender qual a missão dessa função, atividades, resultados que se espera e competências/valores que se encaixam no perfil da sua empresa. É importante  montar um processo seletivo para ter evidencias se o candidato é o talento, afinal, queremos o melhor companheiro de trabalho. Se você esta sozinho para contratar, elabora uma entrevista inicial por telefone (screening), desafio técnico e uma entrevista pessoalmente, todas horas investidas neste período, serão horas a menos de desenvolvimento e/ou desligamento.

 

 

Leia também