Gestão do Negócio

Como se manter e ficar ativo nesse tempo de crise?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

empreendedorismo3.jpg

A melhor hora para se pensar na criação de um planejamento voltado à superação de uma crise financeira é antes de ela efetivamente se instalar na empresa, sabia? O problema é que uma crise assim pode ser provocada por inúmeras razões, inclusive externas, ultrapassando portanto aquilo que teria a ver somente com a má gestão.

Como nem tudo pode ser detalhadamente previsto pelo gestor, é essencial ter força, organização e foco, a fim de elaborar um plano estratégico de longo prazo para gerenciar melhor seu negócio e evitar que os problemas se agravem. E é aí que entram nossas dicas sobre como não só se manter mas ficar mais ativo nesse tempo de crise atual.

Preze pela eficiência na comunicação

Certo é que cada organização tem uma cadeia própria de comando, mas já que em uma crise as regras podem mudar da água para o vinho, a pior coisa a fazer é permitir que os erros operacionais interfiram ainda mais em sua tesouraria. Assim, é essencial tanto emitir bons feedbacks como ouvir as ideias de seus colaboradores, a fim de otimizar os processos e evitar retrabalhos ou perda de tempo na hora de cumprir as rotinas.

Defina um programa de redução de custos

Antes que o dinheiro fique drasticamente mais curto para sua empresa, para se manter e ficar ativo nesse tempo de crise vale analisar as despesas que podem ser cortadas — ou por serem pouco necessárias ou por serem excessivas. Mas antes de pensar em reduzir seu pessoal e encolher salários, pode ser interessante passar seu controle financeiro e sua gestão de estoques, por exemplo, para um sistema na nuvem, reduzindo dessa forma o consumo de impressões. Lembre-se de que qualquer corte, por menor que seja, é válido. Então trate de pensar sobre as possibilidades!

Mantenha uma atitude positiva

Assim como não se pode garantir que o êxito nos negócios seja permanente, é viável confiar que nenhuma crise será interminável. Por isso, é extremamente importante não perder a fé em si mesmo ou no potencial de sua equipe para superar os momentos ruins. Já que a economia sempre foi cíclica, o ciclo atual deve se transformar em breve. Então mantenha a motivação para continuar na ativa, firme e forte, mesmo com as dificuldades financeiras do momento. Acredite: não existem obstáculos intransponíveis para o sucesso.

Evite procurar bodes expiatórios

Agora é hora de assumir a responsabilidade e se projetar como líder, guiando seu time rumo à superação e os auxiliando na realização de um trabalho melhor, sempre com um pensamento positivo. Nesse cenário, atente-se para os erros cometidos pela empresa que acabaram aumentando o problema, mas não culpe os outros! Admita todos os equívocos e as deficiências, procurando indicar como superar os problemas e verificar os resultados obtidos a curto prazo.

Cultive a organização financeira

Para se manter e ficar ativo nesse tempo de crise, uma estratégia básica consiste em entender a fundo o que acontece com as finanças da sua empresa. É preciso ter um controle efetivo dos fluxos financeiros, assim como um bom monitoramento do estoque, facilitando os pagamentos dos clientes e quitando as obrigações em dia. Bons empresários devem procurar manter a todo custo sua credibilidade em momentos críticos, quitando as obrigações no prazo certo com os credores e fornecedores, mesmo que para isso seja preciso renegociar.

Seguindo essas dicas, o gerenciamento da crise certamente ficará muito mais simples e leve, fazendo com que sua empresa se erga desse cenário nada ideal ainda mais fortalecida!

Leia também