Experiência do Cliente

Como reter clientes: 5 dicas práticas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Manter clientes é fundamental

Atrair ou manter clientes? Qual o caminho prioritário para você? Seria ótimo ter estratégias bem definidas com os dois objetivos, mas na realidade de uma pequena empresa nem sempre é fácil. Então, se você quer crescer de verdade, a palavra fidelização precisa fazer parte do seu vocabulário e guiar suas ações.

O americano Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing no mundo, tem muitas frases marcantes e inspiradoras. Esta aqui é especial para você: “Atrair novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter os atuais”. Se gosta da ideia, confira as dicas práticas a seguir, publicadas originalmente no blog do Guia Fácil, e se aproxime daqueles que já compram de você.

5 dicas para reter clientes

1 – Analise o seu atendimento. Se tiver uma equipe, treine-a

Tem uma frase da Alicia Matheson, ex-diretora do Disney Institute, que afirma que “encantar seus clientes é uma questão de cultura, liderança e paciência“. Faz sentido rever o seu atendimento e analisar se a impressão que você espera passar está realmente refletindo na ponta. Verifique se os seus colaboradores estão alinhados com a sua expectativa.

2 – Faça com que o cliente perceba seus benefícios

Seu cliente precisa viver uma boa experiência ao lhe contatar. São ações simples, como um atendimento ágil ou uma comunicação personalizada voltada a ele.

3 – Fique em contato com a sua base

Desaparecer está fora de cogitação. Comunique-se com seus clientes durante o ano através de e-mails, redes sociais, WhatsApp, etc.

4 – Cuide da reputação da sua empresa no offline e online

Os consumidores são totalmente influenciados pelas referências. Se alguém falou bem da sua marca pode ter certeza que o ouvinte irá acatar a sugestão. E o contrário também é regra! Cuidado. Por isso, mantenha a reputação da sua marca em alta. Com frequência verifique se existe alguma reclamação a respeito da sua empresa no Reclame Aqui ou nas mídias sociais.

5 – Se tiver um problema, resolva rápido

Eventualmente, problemas acontecem. Sabemos que no mundo real nem tudo está sob nosso controle. O que fará com que você conquiste seu cliente é a agilidade em resolver estas questões. De um problema podemos tirar uma lição e, quem sabe, até fidelizar um cliente.

Claro que conquistar novos clientes sempre será importante, afinal, é assim que a empresa cresce. Quer ser encontrado no mundo offline e online de forma inteligente, anuncie.

Bom atendimento para reter clientes

Você viu nos tópicos anteriores que o bom atendimento é uma das principais chaves para a retenção de clientes. Para isso, você pode adotar diversas práticas no dia a dia, desde o primeiro contato. Antes, você vai preparar a equipe de vendas para satisfazer aos anseios do público. Depois você vai focar no pós-venda e na satisfação. E para auxiliar durante todo o processo, é importante contar com um bom sistema de gestão, para garantir que cada uma dessas etapas seja adequadamente cumprida e para analisar os resultados de cada uma de suas ações.

Viu como é importante reter clientes? Quais práticas você já adota na sua empresa? Deixe um comentário.

Leia também