Gestão do Negócio

Como resolver a questão da mortalidade das empresas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 2 mins de leitura | ← voltar

blog_2_1-2

Quem é empreendedor no Brasil sabe que os desafios para abrir um negócio e mantê-lo funcionando são grandes, especialmente quando falamos de micro e pequenas empresas (MPEs). É preciso um mínimo de preparo e planejamento para não se apertar e ter que desistir do sonho de uma vida precocemente. As estatísticas sobre mortalidade de empresas no país mostram bem isso.

O Sebrae, que acompanha toda a movimentação das MPEs no Brasil, em sua última pesquisa sobre o tema, realizada em 2013, apontou que 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência. Esse percentual pode chegar a 50% nas empresas com menos de quatro anos. Os principais motivos acabam sendo quase os mesmos ao longo dos anos: falta de planejamento prévio, deficiência na gestão empresarial e a conjuntura econômica, que nem sempre é favorável.

Para os mais experientes, porém, é um pouco mais fácil enxergar tais situações e conseguir contorná-las, como é o caso de Antônio Lino Pinto. Administrador, com especialização em finanças e contabilidade, e consultor em gestão, ele divide com a gente, em uma série de vídeos, um pouco da sua experiência em administração em finanças, especialmente em como evitar o fechamento da empresa e como mantê-la viva no mercado mesmo diante de toda adversidade.

 

Aqui, convidamos você a assistir ao primeiro vídeo da série, cujo foco é auxiliar as MPEs a planejarem e conseguirem sucesso em seus negócios. Confira e depois conte pra gente o que achou:

 

 

Referência sobre gestão de agências de comunicação e publicidade, Lino é, atualmente, sócio da Viramundo Consultoria em Gestão, mas esteve por 30 anos à frente das finanças da Talent Propaganda (atual Talent Marcel). Além disso, ele atuou como vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), diretor da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP) e membro do Conselho Consultivo e Conselho de Ética do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). E tem dois livros publicados: Pequenas Agências, Grandes Resultados e Abri Minha Agência e Agora? 

 

Leia também