Fiscal e Tributário

Como reduzir custos com a nota fiscal eletrônica?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Quando feito manualmente, o processo de emissão das notas fiscais pode sair caro, não só em termos financeiros, como também de tempo. Afinal, os riscos de erros são maiores e, corrigi-los, não é uma tarefa tão rápida assim;
  • Entenda como reduzir os custos da emissão de notas fiscais, veja como encontrar uma boa solução para emitir o documento e quais são os principais benefícios da nota fiscal eletrônica;
  • Sabia que com o ERP da Conta Azul você pode emitir as suas notas fiscais de forma simples e rápida? Além disso, todas elas ficam guardadas na nuvem, ou seja, online, fazendo com que você gaste menos com impressão, dentre outras vantagens.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Toda e qualquer empresa, com exceção dos autônomos e dos Microempreendedores Individuais – MEIs quando vendem para pessoas físicas, devem fazer a emissão da nota fiscal.

Porém, conforme a atividade do negócio, o tipo de nota a ser emitido pode variar. 

Quem vende mercadorias em geral para clientes finais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, online ou presencialmente, desde 2016, deve emitir a Nota Fiscal eletrônica (NF-e). 

Ela serve para comprovar uma transação comercial entre essas duas partes e veio como substituta da nota fiscal de papel, já que pode ser enviada por e-mail.

A NF-e já reduziu bastante os custos operacionais das empresas. Contudo, é possível deixar esse processo ainda mais enxuto e econômico. 

Quer saber como? Continue a leitura!

como-reduzir-custos-com-a-nota-fiscal-eletronica

Como reduzir seu custo com a nota fiscal eletrônica? 

O melhor caminho para reduzir os custos com a emissão de notas fiscais é automatizar esse processo. Isso significa contratar um sistema seguro e autorizado pela SEFAZ para emitir as notas de maneira automática. 

Apesar da NF-e ter facilitado bastante o dia a dia das empresas, não são poucos os empreendedores que ainda possuem dificuldade para realizarem esse processo, quando feito de forma manual.

Dentre as consequências, estão:

  • Gastos com impressão. Mesmo que a NF-e reduza esse custo, já que veio para substituir o papel, ela só pode ser enviada ao cliente automaticamente após a compra quando se tem um sistema;

  • Muito tempo gasto no preenchimento manual das informações ou para correção de erros, o que, no fim das contas, também configura 

“Mas, como saber qual sistema eu posso contratar? Por onde começar?”

Veja agora algumas dicas para escolher o melhor sistema emissor de notas fiscais para sua empresa. 

Escolhendo sua solução reduzir o custo com nota fiscal 

A primeira coisa que você precisa avaliar ao escolher um sistema emissor de notas fiscais é se ele é autorizado pela Secretaria da Fazenda – SEFAZ. 

Depois, o segundo aspecto mais importante a considerar é se a plataforma de emissão realmente atende às necessidades da sua empresa e emite o tipo de nota que você precisa. 

Além disso, analise se o emissor:

  • Faz integração com outras plataformas que você já usa na empresa, como sistemas para pagamento online;

  • Possibilita o envio das notas por e-mail aos clientes e aos contadores;

  • Possui um bom suporte, caso você precise resolver algum problema ou tirar uma dúvida;

  • É online e não precisa ser instalado em nenhum computador;

  • Possui outras vantagens além da emissão;

  • Oferece teste grátis, para você ver, na prática, como o sistema funciona.

Por fim, observe a relação custo x benefício que o sistema emissor oferece.

Isso significa analisar quanto de verba você possui frente às vantagens que o sistema possui, a fim de avaliar se vale ou não a pena fazer o investimento. 

Afinal, o emissor de notas deve facilitar o seu dia a dia sem sobrecarregar o caixa da empresa, concorda?!

Quais são os benefícios da nota fiscal eletrônica? 

 

Para o contribuinte vendedor

Para o contribuinte vendedor, nesse caso, a empresa, a NF-e trouxe inúmeros benefícios.

A começar pela redução de custos com impressão, envio e armazenamento das notas. Por ser um arquivo online, pode ser guardada na nuvem e enviada para clientes, contadores e parceiros diretamente por um sistema emissor. 

Outra vantagem, principalmente para quem precisa transportar mercadorias entre localidades diferentes, é a redução do tempo nos postos de fiscalização, já que todas as informações da nota podem ser consultadas online. 

Por fim, a NF-e estimula as vendas online, principalmente porque oferece uma maior comodidade aos consumidores, que recebem o documento diretamente no seu e-mail. 

Para o consumidor

A praticidade no recebimento da nota é o principal benefício para o consumidor, que não precisa pegar longas filas para receber o documento impresso. 

Dessa forma, o risco de perdê-la também diminui: caso o cliente precise consultá-la é só acessar o e-mail. 

Para a gestão tributária

Para a gestão tributária, a NF-e contribuiu bastante para a redução da sonegação de impostos, crime que consiste em não emitir a nota, omitir ou alterar dados da mesma. 

A pena para a sonegação pode variar entre o pagamento de multa de até 10 vezes o valor do imposto sonegado ou reclusão de 6 meses a 5 anos, dependendo da gravidade e reincidência.

Isso porque, para emitir uma NF-e, a SEFAZ precisa necessariamente autorizar. Além disso, o órgão tem acesso a todas as informações do CNPJ e da própria nota. Assim o Fisco consegue acompanhar mais de perto esse processo e, o resultado, é o aumento na arrecadação de impostos. 

Além disso, assim como para o contribuinte vendedor, a NF-e também ajudou a reduzir os custos com impressão e também com o processo de fiscalização das mercadorias em trânsito.

como-reduzir-custos-com-a-nota-fiscal-eletronica-2

A Conta Azul te ajuda a reduzir custos com nota fiscal

Você já parou para calcular quanto pode estar gastando com impressão de notas fiscais? Ou então, o tempo que leva para digitar todas as informações dos seus clientes?

Todos esses custos podem ser reduzidos e o processo de emissão de notas fiscais pode ficar mais rápido com o ERP da Conta Azul!

Trata-se de um sistema de gestão que centraliza as informações dos setores mais importantes da sua empresa, como financeiro, estoque e vendas em único local, além de integrar todas elas com a contabilidade.

Você pode acompanhar as vendas, monitorar o estoque, suas contas a pagar e a receber e, o melhor de tudo: emitir as suas notas fiscais de forma simples e rápida, com poucos cliques! 

Com o ERP Conta Azul, que é autorizado pela SEFAZ, você:

  • Tem a sua conciliação fiscal e bancária automática, evitando o esquecimento ou as multas por atraso no pagamento de tributos; 

  • Não perde mais tempo digitando as informações dos clientes, pois basta cadastrá-las apenas uma única vez para ficarem salvas no sistema;

  • Armazena todas as suas notas na nuvem, pelo tempo recomendado pelo Fisco, que é de 5 anos, sem precisar ocupar o espaço físico da empresa com papéis; 

  • Pode importar os seus certificados A1 e A3;

  • Elimina os custos com impressão das notas, já que elas podem ser enviadas por e-mail aos clientes e aos contadores, sem a necessidade de malotes; 

  • Consegue consultar de onde estiver informações de quantas notas fiscais foram emitidas ou canceladas na sua empresa.

Já pensou em como tudo isso pode facilitar e muito o seu dia a dia?

Notas fiscais emitidas pela Conta Azul 

Existem vários tipos de notas fiscais, mas nem sempre você terá que emitir todos eles. Isso porque a emissão varia conforme a atividade exercida pela empresa, como já mencionamos. 

Através do ERP Conta Azul você consegue emitir as principais:

“Mas minha empresa ainda é pequena e isso tudo deve ser muito caro.”

É aí que você se engana: o ERP da Conta Azul foi feito justamente para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e cabe no seu bolso!

O melhor de tudo é que você tem 4 tipos de planos para escolher o que melhor se encaixa na realidade da sua empresa. 

Para ver como a Conta Azul funciona na prática, clique aqui agora mesmo e experimente todas essas facilidades sem pagar nada!

Leia também