Sobre o que estamos falando?
- Quando feito manualmente, o processo de emissão das notas fiscais pode sair caro, não só em termos financeiros, como também de tempo. Afinal, os riscos de erros são maiores e, corrigi-los, não é uma tarefa tão rápida assim;
- Entenda como reduzir os custos da emissão de notas fiscais, veja como encontrar uma boa solução para emitir o documento e quais são os principais benefícios da nota fiscal eletrônica;
- Sabia que com o ERP da Conta Azul você pode emitir as suas notas fiscais de forma simples e rápida? Além disso, todas elas ficam guardadas na nuvem, ou seja, online, fazendo com que você gaste menos com impressão, dentre outras vantagens.
Toda e qualquer empresa, com exceção dos autônomos e dos Microempreendedores Individuais - MEIs quando vendem para pessoas físicas, devem fazer a emissão da nota fiscal.
Porém, conforme a atividade do negócio, o tipo de nota a ser emitido pode variar.
Quem vende mercadorias em geral para clientes finais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, online ou presencialmente, desde 2016, deve emitir a Nota Fiscal eletrônica (NF-e).
Ela serve para comprovar uma transação comercial entre essas duas partes e veio como substituta da nota fiscal de papel, já que pode ser enviada por e-mail.
A NF-e já reduziu bastante os custos operacionais das empresas. Contudo, é possível deixar esse processo ainda mais enxuto e econômico.
Quer saber como? Continue a leitura!
Como reduzir seu custo com a nota fiscal eletrônica?
O melhor caminho para reduzir os custos com a emissão de notas fiscais é automatizar esse processo. Isso significa contratar um sistema seguro e autorizado pela SEFAZ para emitir as notas de maneira automática.
Apesar da NF-e ter facilitado bastante o dia a dia das empresas, não são poucos os empreendedores que ainda possuem dificuldade para realizarem esse processo, quando feito de forma manual.
Dentre as consequências, estão:
-
Gastos com impressão. Mesmo que a NF-e reduza esse custo, já que veio para substituir o papel, ela só pode ser enviada ao cliente automaticamente após a compra quando se tem um sistema;
-
Muito tempo gasto no preenchimento manual das informações ou para correção de erros, o que, no fim das contas, também configura
“Mas, como saber qual sistema eu posso contratar? Por onde começar?”
Veja agora algumas dicas para escolher o melhor sistema emissor de notas fiscais para sua empresa.
Escolhendo sua solução reduzir o custo com nota fiscal
A primeira coisa que você precisa avaliar ao escolher um sistema emissor de notas fiscais é se ele é autorizado pela Secretaria da Fazenda - SEFAZ.
Depois, o segundo aspecto mais importante a considerar é se a plataforma de emissão realmente atende às necessidades da sua empresa e emite o tipo de nota que você precisa.
Além disso, analise se o emissor:
-
Faz integração com outras plataformas que você já usa na empresa, como sistemas para pagamento online;
-
Possibilita o envio das notas por e-mail aos clientes e aos contadores;
-
Possui um bom suporte, caso você precise resolver algum problema ou tirar uma dúvida;
-
É online e não precisa ser instalado em nenhum computador;
-
Possui outras vantagens além da emissão;
-
Oferece teste grátis, para você ver, na prática, como o sistema funciona.
Por fim, observe a relação custo x benefício que o sistema emissor oferece.
Isso significa analisar quanto de verba você possui frente às vantagens que o sistema possui, a fim de avaliar se vale ou não a pena fazer o investimento.
Afinal, o emissor de notas deve facilitar o seu dia a dia sem sobrecarregar o caixa da empresa, concorda?!
Quais são os benefícios da nota fiscal eletrônica?
Para o contribuinte vendedor
Para o contribuinte vendedor, nesse caso, a empresa, a NF-e trouxe inúmeros benefícios.
A começar pela redução de custos com impressão, envio e armazenamento das notas. Por ser um arquivo online, pode ser guardada na nuvem e enviada para clientes, contadores e parceiros diretamente por um sistema emissor.
Outra vantagem, principalmente para quem precisa transportar mercadorias entre localidades diferentes, é a redução do tempo nos postos de fiscalização, já que todas as informações da nota podem ser consultadas online.
Por fim, a NF-e estimula as vendas online, principalmente porque oferece uma maior comodidade aos consumidores, que recebem o documento diretamente no seu e-mail.
Para o consumidor
A praticidade no recebimento da nota é o principal benefício para o consumidor, que não precisa pegar longas filas para receber o documento impresso.
Dessa forma, o risco de perdê-la também diminui: caso o cliente precise consultá-la é só acessar o e-mail.
Para a gestão tributária
Para a gestão tributária, a NF-e contribuiu bastante para a redução da sonegação de impostos, crime que consiste em não emitir a nota, omitir ou alterar dados da mesma.
A pena para a sonegação pode variar entre o pagamento de multa de até 10 vezes o valor do imposto sonegado ou reclusão de 6 meses a 5 anos, dependendo da gravidade e reincidência.
Isso porque, para emitir uma NF-e, a SEFAZ precisa necessariamente autorizar. Além disso, o órgão tem acesso a todas as informações do CNPJ e da própria nota. Assim o Fisco consegue acompanhar mais de perto esse processo e, o resultado, é o aumento na arrecadação de impostos.
Além disso, assim como para o contribuinte vendedor, a NF-e também ajudou a reduzir os custos com impressão e também com o processo de fiscalização das mercadorias em trânsito.
A Conta Azul te ajuda a reduzir custos com nota fiscal
Você já parou para calcular quanto pode estar gastando com impressão de notas fiscais? Ou então, o tempo que leva para digitar todas as informações dos seus clientes?
Todos esses custos podem ser reduzidos e o processo de emissão de notas fiscais pode ficar mais rápido com o ERP da Conta Azul!
Trata-se de um sistema de gestão que centraliza as informações dos setores mais importantes da sua empresa, como financeiro, estoque e vendas em único local, além de integrar todas elas com a contabilidade.
Você pode acompanhar as vendas, monitorar o estoque, suas contas a pagar e a receber e, o melhor de tudo: emitir as suas notas fiscais de forma simples e rápida, com poucos cliques!
Com o ERP Conta Azul, que é autorizado pela SEFAZ, você:
-
Tem a sua conciliação fiscal e bancária automática, evitando o esquecimento ou as multas por atraso no pagamento de tributos;
-
Não perde mais tempo digitando as informações dos clientes, pois basta cadastrá-las apenas uma única vez para ficarem salvas no sistema;
-
Armazena todas as suas notas na nuvem, pelo tempo recomendado pelo Fisco, que é de 5 anos, sem precisar ocupar o espaço físico da empresa com papéis;
-
Pode importar os seus certificados A1 e A3;
-
Elimina os custos com impressão das notas, já que elas podem ser enviadas por e-mail aos clientes e aos contadores, sem a necessidade de malotes;
-
Consegue consultar de onde estiver informações de quantas notas fiscais foram emitidas ou canceladas na sua empresa.
Já pensou em como tudo isso pode facilitar e muito o seu dia a dia?
Notas fiscais emitidas pela Conta Azul
Existem vários tipos de notas fiscais, mas nem sempre você terá que emitir todos eles. Isso porque a emissão varia conforme a atividade exercida pela empresa, como já mencionamos.
Através do ERP Conta Azul você consegue emitir as principais:
-
Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias (NF-e);
-
Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) com frente de caixa online, para 21 estados;
-
Nota Fiscal Complementar;
-
Nota de Compra/Entrada;
-
Nota de Devolução de Compra;
-
Nota de Devolução de Venda;
-
Nota Fiscal de Remessa;
-
Nota Fiscal de Retorno;
-
Venda Consignada e muitas outras.
“Mas minha empresa ainda é pequena e isso tudo deve ser muito caro.”
É aí que você se engana: o ERP da Conta Azul foi feito justamente para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e cabe no seu bolso!
O melhor de tudo é que você tem 4 tipos de planos para escolher o que melhor se encaixa na realidade da sua empresa.
Para ver como a Conta Azul funciona na prática, clique aqui agora mesmo e experimente todas essas facilidades sem pagar nada!