Cobrança e Meios de Pagamento

Como recuperar o crédito de clientes inadimplentes em tempos de crise

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

Como recuperar o crédito de clientes inadimplentes em tempos de crise

Diante das oscilações na economia, fica muito difícil controlar as finanças: as empresas acabam perdendo o capital de giro devido à demanda menor e os clientes reduzem as compras para manterem as contas em dia. No entanto, mesmo tomando as devidas precauções, a inadimplência é inevitável em muitos casos. Diante disso, como recuperar o crédito do seu consumidor sem prejudicar o relacionamento e, ainda, assegurar o ritmo das vendas? Por este ser um assunto delicado, exige medidas cautelosas na hora de fazer a cobrança. Antes de explicarmos, vamos entender um pouco mais desse processo.

O que é recuperação de crédito?

Recuperar crédito é uma operação de cobrança que visa a ajudar o inadimplente a sanar suas dívidas e regularizar a situação para poder fazer novas compras. Para o empreendedor, isso significa receber um valor não pago e, no futuro, conquistar novas vendas.

Imagine o seguinte fato: João foi até uma loja comprar presentes para toda a família e parcelou em 6 vezes. Porém, ele começou a atrasar as parcelas e acabou não pagandoa última. Passados 30 dias, seu nome foi para o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), impossibilitando-o de comprar, não somente no lugar em que adquiriu as mercadorias, mas em qualquer outro comércio que faça uma análise prévia do cadastro financeiro dele.

O que ele precisa fazer? Recuperar o seu nome na praça para poder voltar a comprar. Como? Entrando em contato com a loja para negociar a sua dívida. Dessa forma, João reconquistará sua credibilidade no mercado e poderá efetuar novas compras, financiamentos, tudo que ele precisar.

O que quer a loja que tomou o calote? Vale lembrar aqui que é importante a empresa estar disposta a propor novas condições de pagamento para facilitar a quitação da dívida do cliente. Assim todos saem ganhando: você recebe seu dinheiro e garante a satisfação do consumidor em um período difícil da vida dele.

5 dicas de como recuperar o crédito

Reaver uma dívida e recuperar o crédito do cliente não é uma tarefa fácil, mas existem algumas ações possíveis de serem feitas e que evitam transtornos e dor de cabeça para ambos. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para você. Olha só!

1 – Identifique os clientes inadimplentes

Antes de colocar o nome do consumidor no SPC, é fundamental identificá-lo no seu sistema e entrar em contato para tentar resolver a situação antes de sujar o nome dele na praça. Afinal, ele pode estar passando por um mau momento que impossibilitou o pagamento da dívida. Talvez, um prazo ou parcelamento maior para quitar a dívida seja a solução para este problema. O ideal é adequar sua abordagem ao perfil do cliente, assim, ele verá sua empresa como uma parceira nessa fase difícil.

2 – Mantenha-o ativo em seu sistema

Mesmo que o consumidor esteja na situação de devedor, não o bloqueie de novas compras no momento em que o prazo do pagamento expirar. Muitas vezes, o atraso poder ser devido a um esquecimento, portanto, aguarde de 10 a 15 dias e, então, entre em contato para lembrá-lo da prestação.

3 – Preserve sua carteira de clientes

Uma boa negociação prévia na venda irá ajudá-lo muito mais que uma recuperação de crédito. Então, procure sempre entender a necessidade do seu cliente e feche um acordo que seja favorável para ambas as partes. Essa é uma boa maneira de fugir da inadimplência.

4 – Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aqui para nos auxiliar e facilitar o nosso dia a dia, não é? Então, não podemos deixar de usá-la a nosso favor. Em vez de fazer diversas ligações que acabam perturbando o cliente, você pode optar, por exemplo, por enviar um mensagem por celular ou um e-mail para lembrá-lo do pagamento.

5 – Terceirize a cobrança

Terceirizar o processo de cobrança é uma boa alternativa para negociar a dívida do seu consumidor sem recorrer a ações judiciais. Afinal, este é uma trabalho delicado. Ele exige alguém que tenha conhecimento e saiba lidar com todas as situações para não prejudicar o seu relacionamento com o cliente.

Gostou das dicas para recuperar créditos — e dinheiro não recebido de clientes? Que tal compartilhar sua opinião, sugestões e experiências conosco? Estamos ansiosos pela sua participação.

Leia também