Como o varejista pode aumentar as vendas na crise

Veja como aumentar vendas no comércio mesmo em tempos de crise

A crise bateu à sua porta, o faturamento não ocorre mais como há alguns meses e você, obviamente, está preocupado. Aumentar vendas no comércio diante de um cenário negativo pode representar um grande desafio, mas é nessas horas que as oportunidades aparecem. Neste post, vamos entender como organizar a gestão e driblar a instabilidade nos negócios.

ContaAzul é um sistema para sua empresa vender melhor e receber mais rápido

Ações de gestão para aumentar vendas no comércio

Você certamente já ouviu falar bastante e talvez tenha até colocado em prática algumas das técnicas de vendas no comércio. Realmente, há um grande número de estratégias que se aplicam a diferentes momentos do negócio. O problema é que, por vezes, a qualificação no atendimento e no relacionamento com o cliente, sozinha, não resolve a sua necessidade.

Já parou para pensar que ajustes na gestão podem ajudar nessa missão? Veja bem, não se trata de tirar o foco do seu consumidor. Ele continua sendo o alvo das ações, pois sem ele não há como aumentar o faturamento. Mas estamos falando de ajustar procedimentos que hoje não estão 100% e que, por isso, acabam afetando negativamente as vendas.

Para entender melhor, veja ações na administração da empresa que, quando bem executadas, contribuem com o resultado final em seu comércio.

Controle de custos

Um negócio que gasta mais do que arrecada está fadado ao insucesso. Por outro lado, quem monitora despesas e reduz custos eleva as chances de maior longevidade. Mas o que isso tem a ver com um aumento nas vendas? É bastante simples de entender.

Muitos empresários atuantes no comércio têm na redução do preço de venda uma estratégia para atrair clientes. Quem se planeja para isso precisa identificar uma margem de lucro segura. Afinal, não vale a pena comprometer o caixa apenas para atender a uma ilusão momentânea de loja cheia.

Para chegar ao valor ideal, é preciso conhecer seus custos fixos e variáveis e calcular tudo na ponta do lápis. Logo, se você quer baixar preços, precisa controlar melhor seus gastos, o que depende de uma rigorosa gestão do fluxo de caixa.

Anotar todas as receitas e despesas, por menores que sejam, é um passo básico, pois permite identificar por onde o dinheiro está escapando.

Pode começar usando uma planilha para isso, mas depender de papel e caneta não garante a precisão da qual você necessita. Há no mercado ferramentas eficientes, que funcionam de forma online e integrada, permitindo realizar esse acompanhamento facilmente, até mesmo pelo smartphone.

Gestão de estoque

Quando você não controla a entrada e saída de mercadorias em seu comércio, pode abandonar no estoque produtos próximos de perder a validade. Por outro lado, pode comprar outros que não precisava, pois os tinha ainda em boa quantidade - só fugiram do seu campo de visão. Esses são erros clássicos de gestão, mas há outros relacionados ainda mais diretamente às vendas.

Para entender melhor, é sempre válido um exemplo. Vamos supor, então, que você tenha uma loja de roupas. É inverno, mas uma sequência de dias quentes elevou a demanda de clientes por peças mais leves, como bermudas e saias. Estaria tudo certo, não fosse o despreparo em atender aos pedidos.

Como o seu controle de estoque é ruim, você perde vendas por não ter o produto (queimou o estoque e não repôs uma quantidade mínima) ou não saber que tem o produto (a bagunça não permitiu “descobrir” que ele está esquecido em um canto).

Fica claro aqui que você precisa de maior organização. Uma inspeção física rotineira no espaço ajuda bastante, mas não dê chance para o azar. Atualmente, é possível contar com sistemas de gestão integrada que permitem acompanhar mais de perto todas as movimentações no estoque, entradas e saídas, além de reunir contatos de fornecedores.

Cadastro de clientes

Quem é o seu cliente? Se não sabe, a culpa pela baixa nas vendas não é só da crise. Um cadastro com informações e contatos de seus consumidores não serve apenas para cobrar inadimplentes. Aliás, vai muito além disso.

Todas as técnicas para aumentar vendas no comércio passam necessariamente pela descoberta do seu público-alvo. É assim que ocorre quando da realização de uma promoção ao pós-venda. Mas se você não sabe nada sobre ele, de que adianta propor estratégias?

Você cogita ações de marketing, mas não sabe a quem se direcionam. Quer fidelizar seus atuais clientes, mas desconhece quem eles são. Gostaria de inovar, propor um evento diferenciado ou mesmo lançar um produto que seja a cara do seu público, mas não tem um controle que dê alguma informação sobre ele. Consegue entender onde está errando?

Então, você lembra que tem uma agenda, onde eventualmente anota o nome e telefone de algum cliente. Parece insuficiente, não é mesmo? Novamente, a tecnologia está aí, com soluções que automatizam e facilitam processos, integrando informações que darão suporte à sua tomada de decisões com foco no aumento de vendas. Por que ficar parado no tempo?

Superar a crise nas vendas depende de você

Quem se propõe a enfrentar a concorrência no comércio, precisa estar preparado para lutar com todas as armas, por pior que seja o cenário. É por isso que o pequeno empreendedor varejista não deve se deixar abater pelo ambiente econômico adverso.

Como você viu neste artigo, o aperfeiçoamento da gestão na empresa pode ser o diferencial competitivo que faltava, pois permitirá direcionar melhor as ações, sempre com foco no cliente - na sua atração e também manutenção.

Em resumo: conheça a sua realidade financeira, qualifique seus controles, reduza custos e aposte na tecnologia para tornar tudo isso mais fácil. 

Planilha Controle de Vendas  Preparamos uma planilha para organizar o dia a dia das vendas no seu negócio Baixar a planilha agora

E aí, gostou das dicas para aumentar as vendas no comércio? Compartilhe.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>