Marketing

Como o TikTok pode ajudar nas vendas da sua empresa?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O TikTok é a rede social do momento e segundo uma pesquisa recente, ele foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020, superando o Facebook e o WhatsApp;
  • Além de divertido, o TikTok pode ajudar a sua empresa a vender mais. Veja como usar esse aplicativo para alcançar seu público de uma forma efetiva nesse conteúdo;
  • Conheça a solução da Conta Azul que facilita os seus recebimentos, permitindo que você venda pela internet mesmo sem ter site e ofereça parcelamentos, sem precisar de maquininha de cartão de crédito.

Experimente grátis a Conta Azul!

Com certeza você já deve ter ouvido falar no TikTok, rede social cujo objetivo é a criação, publicação e visualização de vídeos de curta duração. 

Eles se tornam mais atrativos devido aos diversos recursos disponíveis para edição, como efeitos especiais, filtros e músicas. 

Mas, sabia que o TikTok, além de ser divertido, também pode ajudar a sua empresa a vender mais, seja durante uma promoção ou em uma época não sazonal?

É sobre isso que falaremos neste conteúdo, nos seguintes tópicos: 

Continue a leitura e veja como alavancar as suas vendas com o TikTok!

como-o-tik-tok-pode-ajudar-nas-vendas-da-sua-empresa

O Tiktok Business pode ajudar a sua empresa a vender mais 

Para começar, segundo pesquisa do APP Annie, que acompanha performance de aplicativos, divulgada no Estadão, o TikTok foi o mais baixado no mundo em 2020, superando o Facebook e o WhatsApp.

Devido a todo esse sucesso, as empresas perceberam que ali também poderia ser um espaço para vender mais. 

Além disso, ainda é possível alcançar boa parte do público pelo TikTok sem investimento financeiro, ou seja, sem pagar por anúncios ou impulsionamento, de forma natural. Dessa forma, mesmo com uma conta pequena e poucos seguidores, sua empresa pode fazer sucesso no aplicativo. 

O TikTok Business é o mesmo aplicativo do TikTok, só que com algumas funcionalidades voltadas para as empresas promoverem e divulgarem seus produtos e serviços.

Através do TikTok Business, você pode acessar o gerenciador de anúncios do aplicativo, o TikTok Ads Manager. Nele, é possível definir um público mais personalizado para suas promoções, selecionando, por exemplo, o gênero, idade, interesse e até mesmo o dispositivo que essas pessoas têm acesso. 

Partindo disso e seguindo as próximas dicas, você pode usar esse novo aplicativo para vender mais. 

como-o-tik-tok-pode-ajudar-nas-vendas-da-sua-empresa-2

Já criei minha conta: como devo usar o TikTok Business a meu favor?

Seja criativo

O TikTok é conhecido pelos vídeos curtos e divertidos e isso deve ser considerado na hora de criar o conteúdo da sua empresa.  

Apesar disso, você não precisa começar sendo o mais engraçado e chamando tanta atenção logo de cara. Comece se comunicando com os seus seguidores e pedindo para acompanharem sua empresa no aplicativo.

Vídeos com tutoriais e demonstrando como seu produto e/ou serviço funcionam também são boas alternativas. Outra ideia é pesquisar o que sua concorrência está fazendo, para se inspirar. 

Você pode explorar também a aba “Descobrir” do aplicativo, para ver os conteúdos que estão mais em alta.  Além disso, é possível compartilhar os vídeos do TikTok em outras plataformas, fazendo com que seu público aumente ainda mais.

Faça boas parcerias com influenciadores

Assim como as outras redes sociais, o TikTok conta com diversos influenciadores digitais. 

Com eles, você pode fazer parcerias para que criem conteúdos de divulgação dos seus produtos e serviços. 

O objetivo das ações com os influenciadores é alcançar não somente mais pessoas e sim, um público mais direcionado e que tenha potencial para consumir o seu trabalho. 

Para isso, é importante escolher um influenciador que combine com sua empresa, compartilhe dos mesmos valores que você e que, de preferência, não tenha um histórico negativo, como envolvimento em polêmicas. 

Uma dica para encontrar influenciadores é usar a ferramenta “Creator Marketplace” no próprio TikTok.

E, se você quiser saber mais sobre como criar uma boa promoção com influencers, clique aqui e confira nosso conteúdo completo sobre o assunto. 

Invista nos anúncios

Como falamos, ainda é possível alcançar muitas pessoas no TikTok sem investir muito financeiramente. Contudo, isso não significa que você não precisa entender como anunciar no aplicativo. 

Para começar a anunciar, é necessário criar uma conta no TikTok Business, inserir os dados do seu negócio e o que você pretende alcançar com os anúncios, ou seja, seus objetivos. 

Após aprovação do cadastro, você já poderá usar o TikTok Business para criação de campanhas promocionais, definir metas, seu público-alvo e o seu orçamento. 

No geral, os anúncios do Tik Tok Business custam a partir de $10.

Feito isso, escolha o tipo de anúncio que você fará no TikTok Business, considerando o seu público. Os principais são:

  • TopView: vídeos de até 60 segundos em tela cheia, com reprodução automática e som ligado. É o melhor tipo de anúncio para impactar;

  • In-Feed Ads: vídeos de até 60 segundos e permitem interação de usuário e gravação;

  • Branded Hashtag Challenge: desafios do TikTok Business, movimentados por uma hashtag específica. É uma excelente forma de tornar o seu vídeo um viral;

  • Brand Takeover: anúncios estáticos ou vídeos de 3 a 5 segundos com tela cheia, geralmente direcionados para um link externo, que pode ser um site ou o contato da empresa;

  • Branded Effects: onde a marca pode utilizar os filtros e efeitos especiais com a realidade aumentada para expor os seus produtos.

Fique de olho nas “Trends”

“Trends” é uma expressão usada para designar as tendências ou “modas” do TikTok. De uma forma resumida, são os tipos de vídeos que estão fazendo sucesso no momento.

Entretanto, é importante lembrar que nem sempre uma “trend” vai fazer sucesso entre o seu público. Dessa forma, é importante conhecê-lo e ter definido quem você deseja alcançar.

Além disso, teste as trends e analise o número de visualizações do vídeo e do seu perfil, a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. Com esses resultados, é possível descobrir se o seu conteúdo está ou não chamando atenção dos seus seguidores.

A Conta Azul também te ajuda a vender online! 

Agora que você já sabe como vender mais usando o Tik Tok, que tal conhecer uma ferramenta que pode facilitar seus recebimentos, tornando o processo mais simples, rápido e seguro?

A solução de cobranças da Conta Azul agiliza e facilita os seus recebimentos, permitindo que você venda pela internet mesmo sem ter site e ofereça parcelamentos, sem precisar de maquininha de cartão de crédito.

Ela possui três modalidades de cobrança, para que você possa escolher aquelas que mais se adequam a sua realidade e do seu cliente. São elas:

  • Cartão de Crédito (via Link), onde você envia um link de pagamento para o cliente, seja pelas redes sociais ou pelo próprio WhatsApp. Ele pode escolher parcelar em até 12 vezes e você recebe todas as parcelas antecipadamente;
  • Boleto, que permite a geração de boletos registrados para que você receba pelos principais bancos, pagando apenas por compensação; 
  • Pix Cobrança, que gera QR code ou numerações únicas (código copia e cola) para que você receba via Pix de forma segura.  

O melhor de tudo é que todas essas transações são integradas diretamente ao financeiro da sua empresa. Assim, você não se perde mais no seu histórico bancário e não precisa mais ficar adivinhando quem pagou o que.

E, para facilitar ainda mais o seu dia a dia, você pode configurar lembretes automáticos com as datas de pagamento dos seus clientes, para cobrá-los em tempo hábil. Isso aumenta e muito as suas chances de receber em dias. 

Que tal experimentar todas essas facilidades da Conta Azul sem pagar nada? Clique aqui e comece agora!

Leia também