Controle Financeiro

Como investir seu dinheiro em 2015

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Como investir seu dinheiro em 2015

Independentemente de você ser pessoa física ou jurídica, é muito provável que se tem algum dinheiro parado em caixa queira que ele cresça e se multiplique, certo? Pois a melhor forma de ganhar mais dinheiro sem esquentar demais a cabeça é investindo.

Mas para dar esse importante passo é preciso ter atenção, tempo e acesso à informação. E foi pensando nesse cenário que resolvemos elaborar este post sobre como investir dinheiro. Então que tal conhecer agora mesmo a melhor forma de investir em 2015? Confira:

Levando em consideração a alta do dólar

Considerando que o dólar tem se valorizado fortemente frente ao real, fundos cambiais referentes a ele certamente estarão entre as melhores aplicações para o dado momento. Outra aplicação que também se valorizou bem foi o ouro, tendo crescido mais de 20% apenas no primeiro trimestre de 2015. Outros fundos cambiais, referenciados a outras moedas, também se valorizaram frente ao real. É o caso do euro, por exemplo, que ultrapassou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

Contabilizando a rentabilidade de fundos mais comuns

Considere o seguinte: com uma inflação de 3,83% em apenas 1 trimestre e aplicações comuns, tais como o CDI, gerando um ganho médio de 2,81% nesse mesmo período, o que aconteceu, na realidade, foi a redução do poder de compra de quem deixou seu dinheiro aplicado nesses fundos, achando que ali era garantia de lucro. Assim, talvez seja a hora de pensar em mudar de tática!

Analisando as ações em um cenário de crise

Comprar ações de organizações, de forma geral, é sempre uma ótima opção de investimento — se você sabe o que está fazendo, claro. Existem algumas instituições que historicamente têm seu índice de confiabilidade de retorno de investimento muito alto, ou seja, são basicamente retorno certo. Mas se fosse assim mesmo, todos investiriam nessas organizações, não é mesmo? Pois a resposta a essa pergunta que não quer calar é simples: o retorno, apesar de garantido, é demorado e relativamente pequeno.

A premissa mais básica do investimento em ações é a de que quanto maior for o risco, maior será o retorno. Assim, se você está disposto a correr um risco maior, terá chances de retornos também muito maiores ou de perdas igualmente grandes. Já se você assume riscos baixos, recebe baixos rendimentos e as chances de perdas também são reduzidas.

Checando o contexto para peixes grandes

Para aqueles que dispõe de maior capital, normalmente empresas ou grandes investidores, existem outras opções um pouco mais interessantes, que vão desde fundos específicos até a abertura de franquias, o que geralmente garante ótimos lucros a médio prazo. Mas o problema pode aparecer logo aí, já que alguns negócios não sabem exatamente se há dinheiro disponível para investir, uma vez que não possuem os demonstrativos corretos e não atualizam periodicamente seus balanços.

Mas com a ajuda de um contador de confiança se consegue facilmente identificar o verdadeiro resultado da empresa, checando, assim, se há recursos ou não para investir. Esse profissional também pode auxiliar no desenvolvimento de outro investimento interessante, a abertura de sua própria empresa. Apesar de um pouco arriscada, essa decisão pode gerar mais frutos do que vários outros tipos de investimento disponíveis por aí. A gente tem ótimas dicas pra te ajudar nisso. Baixe gratuitamente nosso Guia de Como abrir uma empresa.

O que poucas pessoas sabem é que o cenário de crise econômica deve ser enxergado como um momento de oportunidade, pois, uma vez que a maré passar — e ela sempre passa —, você terá saído na frente de todos aqueles que foram obrigados a frear. Então o que ainda está esperando? Comente aqui e compartilhe suas experiências conosco!

Leia também