Controle Financeiro

Como investir seu pró-labore?

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

Como investir o pró-labore

Você que administra um negócio sabe bem que tem grandes responsabilidades em mãos. Além de gerenciar a área operacional, também tem o compromisso de cuidar do controle financeiro da sua empresa.

Com certeza você entende a importância de manter as contas em dia e ter um planejamento de investimentos para fazer seu negócio crescer. Porém, muitas vezes o empreendedor cuida apenas do dinheiro da empresa e deixa de lado seus próprios investimentos.

Muito trabalho e pouco tempo livre faz parte do cotidiano de quem empreende. Contudo, isso não é desculpa para deixar de lado as suas finanças pessoais. Você pode potencializar seu capital aplicando em bons investimentos.

Sabe o salário que um sócio recebe pelo trabalho ativo que faz na empresa? Conhecido como pró-labore, esse dinheiro é subutilizado por muitas pessoas. Vários empreendedores não sabem direito o que é pró-labore. E muitos que conhecem e já recebem, não sabem como investir o dinheiro. Também tem essa dúvida?

Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir novas formas de aplicar seu capital para fazê-lo trabalhar para você enquanto você faz sua empresa crescer:

Como investir o pró-labore?

Existem diversas opções de investimentos disponíveis no mercado financeiro. Podemos ajudá-lo a conhecer melhor algumas possibilidades, mas cabe a você escolher qual o melhor caminho para aplicar seu pró-labore.

A primeira dica é: esqueça a poupança. Com a inflação nas alturas, deixar o dinheiro parado no banco é um desperdício de tempo e de dinheiro. Os brasileiros já perceberam isso, tanto é que em 2016 a poupança teve o pior desempenho já registrado dos últimos 20 anos.

Investir o pró-labore é uma excelente opção para quem pensa no futuro. A Previdência Social recolhe um percentual sobre o pagamento do pró-labore, mas apenas isso não é suficiente para dar garantias de um futuro tranquilo. Afinal, é melhor não depender apenas do INSS. Esta é mais uma boa justificativa para você começar a buscar investimentos melhores.

Uma alternativa interessante e mais rentável é investir em ações. Já pensou em ser acionista de empresas gigantescas como Coca-Cola, Apple e McDonalds? Na Bolsa de Valores você pode! E o melhor: vai continuar cuidando bem do seu negócio e ter a vantagem de ver seu pró-labore trazer ótimos retornos.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Bolsa de Valores não é um jogo de aposta. Existem formas de identificar tendências e aproveitar as melhores oportunidades. Suas operações podem (e devem) ser feitas com bastante planejamento e cuidado. Hoje em dia, inclusive, existem empresas especializadas em analisar o mercado financeiro e encontrar as melhores oportunidades para você.

Não sabe como investir na bolsa? É mais fácil do que imagina. Através de uma plataforma online conhecida como Home Broker, você pode comprar e vender ações com muita comodidade e rapidez.

A bolsa oferece várias possibilidades de investimentos, como:

  • Longo prazo: a partir de uma análise fundamentalista, você pode investir em ações de empresas que possuam perspectiva de alta no longo prazo, e assim lucrar com a valorização dos ativos;
  • Curto prazo: com duração de 1 dia a 2 semanas, essas operações oferecem ótima possibilidade de ganho e excelente poder de reação para lidar com mudanças de cenário;
  • Day-Trade: operações que duram menos de um dia e que fazem uso da análise técnica, avaliação das tendências do mercado a partir de um conjunto de indicadores, para encontrar as melhores oportunidades de negócio.

Potencialize seus ganhos na renda fixa

Quem quer começar a investir também pode aplicar em investimentos de renda fixa que oferecem possibilidade de margem de garantia. Isto é: você deixará seu dinheiro rendendo numa aplicação e, ao mesmo tempo, poderá usá-lo para operar na Bolsa de Valores. Dessa forma, seu investimento pode render duas vezes! Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Direto oferecem essa vantagem.

O CDB é um título de renda fixa bastante seguro, com rentabilidade maior que a poupança e liquidez diária. Isso quer dizer que você pode ter acesso ao seu dinheiro sempre que quiser. Todavia, existem pontos negativos nesta modalidade. O imposto de renda irá incidir sobre a sua aplicação e também terá que pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) se mantê-lo por menos de 30 dias.

O Tesouro Direto, por sua vez, é uma modalidade de renda fixa através da compra de títulos públicos. Você pode adquirir títulos federais pela internet, basta que você tenha conta em uma corretora ou banco. Além disso, vem ganhando cada vez mais adeptos por causa da rentabilidade maior que a poupança.

É interessante para quem tem perfil mais conservador, mas quem é mais arrojado também pode investir em títulos públicos e aplicar na Bolsa de Valores simultaneamente. Assim como no CDB, seu dinheiro poderá render em dois tipos de investimentos ao mesmo tempo.

Invista com excelência e valorize seu pró-labore

Para não aplicar seu dinheiro em algo que não corresponde às suas expectativas, é preciso definir primeiro qual seu perfil de investidor. Você é mais conservador, paciente e determina objetivos de longo prazo? Ou você quer ter mais rentabilidade, mas não possui muito tempo disponível? Ou, ainda, você é mais arrojado e aceita riscos calculados para obter ganhos maiores?

Com seu perfil em mente, determine sua estratégia. Coloque no papel quanto dinheiro tem disponível, seus objetivos, o tempo que tem para se dedicar a seus investimentos, qual o prazo adequado para ter retornos. Investir sem planejamento é um dos maiores erros que se pode cometer.

Outro conselho importante é seguir o manejo de risco, isto é, diversificar seus investimentos em carteira, dividir o capital de maneira homogênea entre as operações. E assim seguir uma estratégia que busca minimizar o risco de perdas, mantendo seu capital seguro e rentável.

Leia também