Controle Financeiro

A sociedade empresarial vale a pena?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Iniciar um negócio exige muito estudo. Além do planejamento para avaliar a viabilidade do empreendimento, estruturar todos os pontos para colocar uma empresa para funcionar não é fácil. Mas uma primeira decisão pode tornar as coisas mais fáceis. Que tal contar com a ajuda de um sócio? Para saber se a sociedade vale a pena para você, confira o post a seguir:

Custo compartilhado

Começar um negócio tem seu preço. As despesas a serem consideradas não são somente as necessárias para montar o empreendimento, mas também para manutenção das operações. São custos que precisam ser colocados no papel o espaço, mobiliário, máquinas, ferramentas, matéria-prima e pessoal. Você precisa, portanto, dispor de uma quantia mínima para iniciar e ela deve ser mais do que o necessário para bancar as operações do seu negócio. Uma sociedade pode aliviar esse peso.

Ao compartilhar o investimento, os sócios estarão delimitando a participação de cada um na sociedade. Portanto, é uma decisão que requer avaliação.

Soma de conhecimento e habilidades

Levar em conta só a questão financeira não é bom negócio. Lembre-se de que ao constituir uma sociedade, a gestão também é partilhada. Essa divisão pode ser maravilhosa se houver compatibilidade entre vocês. Mas vamos pensar primeiro nos benefícios. Você, certamente, terá necessidade de se ausentar da gestão da empresa em alguns momentos, certo? Seja por uma situação inesperada ou mesmo para aproveitar um período de férias, a ausência é necessária muitas vezes. Um sócio pode ser um grande aliado nesse momento. Afinal, alguém vai ter que dar conta de algumas responsabilidades.

Há outra vantagem importante da sociedade para a gestão dos negócios: a junção de aptidões. Por mais esforço que se faça, dominar todos os aspectos necessários para conduzir uma empresa não é tarefa para qualquer um. Você, certamente, tem muitas habilidades importantes para o funcionamento da empresa, mas se seus talentos forem somados a outros, as chances de atingir melhores resultados são maiores.

Você pode ser um excelente líder, por exemplo, um gestor capaz de motivar equipes e tirar o melhor de seus funcionários. Por outro lado, controles burocráticos e finanças não são o seu forte. Uma sociedade pode unir potenciais distintos e tornar a gestão do negócio mais eficiente. A mesma situação vale para o caso de sócios que, mesmo atuando na mesma área, têm especialidades diferentes dentro do mesmo ramo de atuação. Unir essas duas condições traz mais abrangência para a sua empresa. A diversificação é sempre uma vantagem competitiva.

Segurança desde o contrato

O primeiro passo oficial da sociedade é o contrato social da empresa. Consolidar o modelo societário é fundamental para deixar claro e registrado quais são as responsabilidades dos sócios e, também, qual é o percentual da empresa para cada um. É importante, nessa etapa, contar com o auxílio de um advogado para avaliar o documento e também sugerir melhorias no contrato. Inicialmente, algumas situações podem ser deixadas de lado, por isso é fundamental ter o aval de um especialista. O contrato social deve prever, inclusive, a saída dos sócios e estabelecer as condutas adotadas nesse caso.

A sociedade empresarial tem potencial para ser bastante vantajosa. Cabe a você escolher com cautela o seu sócio, levando cada detalhe em consideração e se preparar para dialogar a cada decisão.

Você já teve uma experiência positiva ou negativa na hora de constituir a sociedade? Conte para gente!

 

Leia também