Controle Financeiro

Como funciona a gestão financeira de empresas de economia criativa?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Como funciona a gestão financeira de empresas de economia criativa?

Já pensou em utilizar todo o seu talento e criatividade para desenvolver produtos e serviços customizados? Saiba que já existe no mercado diversas empresas aderindo à chamada Economia Criativa, que já movimenta aproximadamente R$ 380 milhões (cerca de 2,6% do PIB do Brasil). Elas aproveitam todo o potencial e o talento do empreendedor e de seus colaboradores para desenvolver produtos específicos, tanto para consumidores finais quanto para outras empresas.

E aí, quer saber Como funciona a gestão financeira de empresas de economia criativa? As empresas desse setor costumam ser pequeno a médio porte e atuam principalmente em setores criativos do mercado, tais como: design, moda, televisão e arquitetura.

Apenas do grande potencial, muitas empresas criativas morrem no meio do caminho por não darem a devida atenção à gestão financeira e questões administrativas. Se você deseja iniciar uma empresa nesse setor, fique atento às dicas que separamos para que você se dê bem no seu novo empreendimento!

1. A paixão vem antes do dinheiro

É claro que a função de todo empreendimento é dar lucro, mas o mercado criativo é movido pela vontade e paixão dos envolvidos no projeto – e é exatamente esta paixão a essência da criatividade! Entrar neste mercado focando apenas no dinheiro o fará aceitar propostas comerciais que pouco têm a ver com o seu espírito criativo.

2. Teorizar não é o bastante

Pensar e planejar são mecanismos que irão aproximá-lo do sucesso. Mas, lembre-se: não basta planejar. É preciso fazer acontecer! Afinal, nenhum projeto será bem sucedido se ficar apenas dentro das cabeças e anotações da sua equipe. Que tal aproveitar programas de planejamento e garantir que seu projeto seja executado dentro dos prazos e considerando todos os custos envolvidos? Confira abaixo:

  • Microsoft Office Project: programa com ferramentas e ampla gama de funcionalidades para gestão de projetos e portfólio. O ponto negativo está na interface mais complexa e menos amigável para usuários iniciantes, aliado ao fato do programa exigir uma licença de uso, que é paga.
  • XMind: Outra saída mais simples e que se mostra muito boa para organizar projetos criativos é esse programa gratuito e muito fácil de ser usado. O XMind está em sua versão 3.3.1 e oferece vantagens para usuários iniciantes que pretendem organizar suas ideias e criar mapas mentais.

3. Esteja de acordo com o fisco

Como já mencionamos antes, empresas de pequeno porte têm acesso ao Simples, um sistema simplificado de pagamento de impostos. No entanto, tais facilidades não isentam o empreendedor de ter uma empresa em situação regular. Ao realizar uma negociação, seja ela sobre algum bem ou serviço, o empreendedor criativo precisará emitir uma nota fiscal. Atualmente diversos estados brasileiros já trabalham com a nota fiscal eletrônica, que facilitam esta etapa. Vale lembrar que a emissão só pode ser realizada por empresas que possuem certificado digital e que já estejam cadastradas.

4. Faça testes

Realizar testes é fundamental para qualquer empresa criativa. Os testes possibilitam experimentar uma ideia antes mesmo de o produto ou serviço estar completamente finalizado. Assim, eles diminuem custos de criação e modificações, oferecendo feedbacks importantíssimos para qualquer empresa que está começando. As redes sociais são excelentes ferramentas para realizar testes de baixo custo e alto retorno a respeito das impressões do público consumidor. As mais famosas, como Facebook e Twitter, permitem recortar um público-alvo específico e exibir conteúdos voltados apenas ao perfil de pessoas que se almeja atingir.

5. Organize suas finanças e capacite-se

Embora o foco seja a criatividade, empresas desse novo mercado devem controlar muito bem suas receitas e despesas. Procure uma ferramenta que seja fácil de usar e com a qual a equipe se habitue rapidamente para organizar pedidos, registrar gastos, pagamentos, informar sobre vencimentos e cobranças pendentes. Para saber como fazer controle financeiro, busque conhecimento de pessoas ou consultores capacitados.

Com paixão e organização, sua empresa criativa será um sucesso!

Leia também