Marketing

Como fazer marketing sendo profissional autônomo?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Como fazer marketing sendo profissional autônomo

Cerca de 23% dos trabalhadores brasileiros atua de forma autônoma. Geralmente, estes autônomos são prestadores de serviços e abarcam todo o tipo de profissão – podem ser jornalistas, advogados, nutricionistas, engenheiros, psicólogos, dentre outros. A característica que os une é que o produto que “vendem” são eles mesmos.

E, ao contrário dos profissionais que trabalham como contratados, precisam se preocupar em captar e fidelizar os próprios clientes. 

Se você é um profissional autônomo, quer agregar valor ao seu serviço e, assim, captar e encantar mais clientes, saiba que tem ferramentas e estratégias de marketing ao seu favor que você pode, sim, aplicar sem a ajuda de uma agência ou profissional da área. Quer ver como fazer o marketing sendo profissional autônomo?

O que é Marketing?

Ao contrário do que muitos podem pensar, marketing não é só propaganda! Marketing é todo o processo que passa pela concepção do serviço que será oferecido, pela estratégia de comunicação e vendas e até pelo preço que será cobrado. A finalidade do marketing é, então, agregar valor ao serviço – e trazer satisfação ao cliente, de forma a fidelizá-lo.

A melhor forma de se aproveitar dos conceitos, ferramentas e estratégias do marketing é elaborar um plano para o seu serviço, que aborde desde o público até a comunicação que será utilizada para captar mais clientes. Vamos começar?

1º passo: Conheça profundamente o seu público e o mercado

O planejamento de marketing de qualquer produto ou serviço começa com a coleta de informações. É preciso conhecer profundamente o público que você pretende atender, ou que já atende, e o mercado onde você está inserido. Que pessoa procura o tipo de serviço que você oferece? Com qual finalidade? Quais resultados essa pessoa espera? Como anda o mercado? Há muita concorrência? Ou muitas oportunidades? Quanto mais informação você tiver, melhor será para as outras etapas do planejamento de seu serviço.

2º passo: Compondo e posicionando o serviço

Uma das mais importantes regras do marketing é que um cliente satisfeito sempre volta. Agora que você conhece o seu público, deve direcionar o seu serviço de forma a atendê-lo com excelência.

Faz parte desse pacote um relacionamento com o cliente impecável, atualização profissional constante (para oferecer um serviço cada vez melhor) e boa apresentação (roupas limpas, escritório organizado, identidade visual bem pensada – uniforme, cartão de visitas, visual do escritório ou consultório e outros), sempre pensando no tipo de cliente que você atende.

É hora de pensar também no preço, que é uma estratégia de marketing importante. Seu serviço é premium ou mais acessível? O valor que você cobra comunica que tipo de público você pretende atingir.

3º passo: Estratégias de comunicação

Agora é hora de pensar em propaganda e em como fazer o marketing sendo profissional autônomo! Você já deu um passo importante ao focar o seu serviço no cliente, então, tenha certeza que o boca a boca ainda é uma das mais poderosas armas de propaganda! Mas para captar ainda mais clientes, você pode utilizar algumas estratégias que estão a um clique: o marketing digital.

Invista em um bom website

Não dá para não ter um site na internet. Aqui é recomendável investir na elaboração de um site profissional, mesmo que mínimo. O seu currículo, portfólio, formas de contato e localização do escritório são essenciais. Acrescente também os links para seu perfil profissional nas redes sociais e comentários de clientes satisfeitos.

Maximize o boca a boca com as redes sociais

É bom ter, no mínimo, um perfil no Facebook e no Linkedin. Profissionais que trabalham com imagens (fotógrafos, designers, artistas em geral) se beneficiam de redes como Instagram e Pinterest.

Estimule seus clientes a deixar comentários positivos a respeito do seu trabalho. Interaja! Não deixe ninguém sem resposta. E o principal: separe seu perfil pessoal do profissional.

Mantenha um blog

Escreva sobre a sua área de atuação. É decorador de interiores? Fale sobre cores, materiais, tendências. É nutricionista? Escreva sobre alimentação saudável, alimentação infantil, obesidade. A abordagem desses temas trará interessados na sua área de atuação para o seu site.

Além disso, formas tradicionais de propaganda, como panfletos (espalhados em lugares estratégicos), cartões de visitas e até comerciais em rádios locais surtem bastante efeito e são alternativas bem baratas de serem produzidas. Invista.

Leia também