[Vídeo] Como fazer o fluxo de caixa para controlar as finanças

blog_2_11

Micro e pequenas empresas precisam de ferramentas para controlar as finanças. Em gestão, há um recurso especialmente importante nesta atividade, que permite a você alcançar uma visão clara do dinheiro que entra e sai. Assista a um vídeo com dicas de como fazer o fluxo de caixa.ContaAzul é um sistema de gestão com controle de fluxo de caixa para sua empresa

Conversamos com o especialista em finanças, contabilidade e consultor em gestão Antônio Lino Pinto. Como administrador experiente, ele ensina por que o fluxo de caixa é uma ferramenta tão importante para entender as finanças de sua empresa. Conta ainda como fazer o fluxo de caixa e quais tipos de controle são recomendados.

Este vídeo é parte de uma série, produzida com Antônio Lino Pinto a respeito de administração de agências de publicidade. Ainda assim, a maioria das dicas é útil também para outros tipos de empresa.

Fluxo de caixa é uma ferramenta para controlar as finanças que permite que você monitore entradas e saídas de dinheiro da empresa (movimentação de capital) em um período de tempo determinado. A intenção é organizar os gastos em função das receitas, a partir de uma base de dados que ajude a aumentar a segurança na gestão, em especial em momentos de captação ou investimento.

Acompanhar de perto esse indicador permite ter mais precisão na análise do momento financeiro da empresa. Para ser eficiente, o relatório de fluxo de caixa precisa ter uma periodicidade definida. Normalmente, se faz visões diária, semanal, quinzenal ou mensal. 

Como fazer o fluxo de caixa

Uma das preocupações na gestão de agências é evitar pressões no caixa, evitando gastos para melhorar a lucratividade. Perguntamos a Antônio Lino Pinto os exemplos do que mais atrapalha nessa otimização e quais fatores mais afetam o fluxo de caixa no dia a dia.

Assista:

 





Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agora

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?