Como fazer a conciliação bancária bater saldo no ContaAzul

0 Comentários Publicado:  Assunto: Novidades ContaAzul

Como fazer a conciliação bancária: extrato e controle financeiro sincronizados

Tem novidade no ContaAzul para melhorar seu controle financeiro e agilizar a conferência entre extrato e movimentações de sua empresa. Nosso time de produto trabalhou para aprimorar a maneira de fazer conciliação bancária, para destacar pendências e facilitar a revisão do processo. Tudo para o saldo bater entre suas contas correntes e as operações de entradas e saídas da empresa.

É a saúde das finanças de sua empresa que está em jogo. De um lado, depois de confirmar uma venda, você emite notas fiscais e sabe que precisa controlar quais boletos foram pagos ou depósitos realizados. Do outro lado, gerencia cheques emitidos, fornecedores e colaboradores remunerados e outros gastos contraídos. Você prevê esse tipo de receita e de despesa como parte da gestão do negócio, mas é na conta bancária que está o dinheiro para o giro do dia a dia. Entradas, saídas e transferências devem estar sintonizadas entre seu controle financeiro e sua conta, certo? Aqui chegamos a alguns pontos-chave.

Indique seu Contador  Conecte-se a seu contador via ContaAzul: economize tempo e dinheiro na gestão Quero indicar meu contador

 

O que é e por que fazer conciliação bancária?

Você provavelmente já sabe, mas não custa lembrar. Conciliação bancária é a tarefa de confrontar a movimentação financeira e saldo da empresa com cada transação registrada no extrato da conta bancária. Entradas e saídas planejadas têm de corresponder a operações de receita e despesa, com a devida classificação. Na prática: comparar lançamentos nos extratos bancários com os do controle financeiro de lançamentos no ContaAzul que vieram de pedidos de venda, contas a pagar e recebimentos cadastrados, por exemplo.

A conciliação bancária permite acompanhar e controlar o financeiro da empresa. Confrontar cada uma das transações é um exercício que sincroniza o que acontece no banco e no caixa da empresa, para saber quais pagamentos foram recebidos, quais estão por ser cobrados, quais gastos foram confirmados e quais estão pendentes etc. Com essa informação em mãos, você parte para a ação.

Faz sentido manter esse monitoramento diária ou semanalmente, dependendo da necessidade de avaliação de sua empresa. Quanto mais rigorosa a classificação e frequente a verificação, melhor para suas finanças. Isso facilita também o relacionamento com a contabilidade, que entende mais facilmente o que aconteceu no fechamento do mês.

Um controle financeiro em dia é um espelho detalhado de seu extrato bancário, permitindo automatizar o monitoramento de entradas, saídas e cobranças pendentes, além de conhecer a saúde da empresa. Significa ainda relatórios com informações reais e projeções de fluxo de caixa mais precisos  (é por isso que o ContaAzul mostra seus dados dia a dia).

Como fazer a conciliação bancária no ContaAzul

Os clientes do ContaAzul, como toda micro e pequena empresa, têm de conciliar contas bancárias. Além de categorizar cada uma das operações do extrato, o saldo tem de bater. Ainda que essa necessidade fosse clara e parte do cotidiano, percebemos que havia muito a melhorar no fluxo de conciliação bancária para ajudar as empresas nesse processo. Foi isso que fizemos, com estudos e testes com usuários reais, até chegar à nova tela de movimentação financeira de modo a permitir que essa tarefa seja cada vez mais rápida e seu resultado, mais preciso. Nos testes, percebemos um aumento de 33% no sucesso para fazer coincidir o saldo entre o banco e o ContaAzul.

Uma das novidades é que os lançamentos estão agrupados por dia e podem ser acompanhados por mês, usando um seletor. Você passa a contar com alertas de pendências de conciliação para cada dia e para meses anteriores., o que ajuda a identificar por que o saldo não está batendo entre seu controle financeiro e o extrato bancário. Há ainda mais facilidade para alternar entre diferentes contas bancárias cadastradas.

Para oferecer mais precisão, a conciliação bancária do ContaAzul passou a trabalhar com as informações de movimentações consolidadas até a véspera. Eventuais lançamentos do dia não são exibidos, porque ainda podem sofrer alterações, evitando que você tenha de voltar depois para refazer essa ação.

Antes, era comum haver dificuldades para fazer o saldo bater por problemas de operações não lançadas pelo banco ou bloqueadas, por exemplo. Em vez de perder tempo com transações que ainda pode mudar, você passa a trabalhar com dados reais e pode se concentrar em localizar pendências de conciliação para enxergar mais claramente os próximos passos necessários.

Na tela de movimentação financeira, você ainda encontra uma aba para identificar as transações pendentes de conciliação e outra de boleto, que permite importar o arquivo de retorno de seu banco para um boleto registrado pago ou emitir o arquivo de remessa que informa o banco sobre um boleto gerado.

Permanecem também recursos como integração com bancos para trazer lançamentos de forma automática e importação manual do arquivo .OFX do extrato da conta. Vale lembrar que a integração automatiza as atualizações, para você ganhar tempo em vez de fazer lançamentos na mão. As categorias usadas para classificar transações podem ser adaptadas conforme necessidades de sua empresa ou de sua contabilidade, além de poder fazer essa associação em lotes, para poupar tempo.

como-fazer-conciliacao-bancaria-contaazul

Nova tela de movimentação financeira

O resumo desta novidade do ContaAzul:

  • Lista mais clara de lançamentos diários na tela de movimentação financeira;
  • Conciliação facilitada, com alertas de pendências inclusive de meses anteriores;
  • Movimentação e saldo apresentados até o dia anterior, o que permite trabalhar com dados reais, já consolidados em seu banco;
  • Saldo bate mais fácil entre a conta e sua gestão financeira;
  • Finanças controladas rapidamente;
  • Mais tempo para cuidar do sucesso de seu negócio.

Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agora

Tem dúvidas sobre a nova tela de movimentação financeira ou sobre como fazer conciliação bancária? Comente ou busque ajuda com nosso time de Encantadores.

 

 
Rodrigo Paiva Mendonça
Sobre o autor

Product Manager na ContaAzul. É formado em Ciência da Computação pela UDESC e tem mestrado em Ciência da Computação pela UFSC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

0 Comentários
 
[Vagas Limitadas] Treinamento Online:   ContaAzul na Prática Inscreva-se Grátis  <https://universidade.contaazul.com/convite-webinar-contaazul-para-iniciantes-2017?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!