Gestão do Negócio

7 ações para contratação de pessoas incríveis

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura

Dicas práticas para a contratação de talentos

Como acertar na contratação de pessoas sem ter um departamento de recursos humanos? Se você é dono de um pequeno negócio e tem essa dúvida, veja neste artigo algumas boas práticas que podem tornar o processo mais fácil e com bons resultados.

Acerte na contratação com 7 dicas

Pequenas empresas não podem se dar ao luxo de errar na contratação de funcionários, mas a estrutura enxuta é um obstáculo: falta tempo para se dedicar à tarefa, não há um setor específico para dar conta da missão e tampouco dinheiro para contratar um recrutador. Ainda que seja essa a sua realidade, algumas ações pontuais podem ajudar a angariar talentos para sua equipe. Vamos falar sobre elas.

1. Defina um perfil

Vamos começar pelo início. Se quer preencher um cargo na empresa, você precisa definir com clareza o que busca. Que tarefas são atribuídas à vaga em questão e o que o candidato precisa ter para realizá-las? Liste as necessidades da empresa, as competências e habilidades desejadas e encontre o perfil ideal para o posto.

Quanto mais específico for nesta descrição, mais fácil ficará para identificar o candidato certo e eliminar o errado. Por exemplo, se a função exigir habilidade de comunicação, objetividade, criatividade, raciocínio lógico e capacidade de cumprir metas e prazos, tais requisitos podem ser atestados nas fases posteriores do processo.

2. Abra a concorrência

O que órgãos públicos e grandes empresas fazem quando querem contratar os melhores profissionais do mercado? Eles iniciam um processo seletivo, certo? Você pode fazer o mesmo, mas com adaptações, é claro. O seu “edital” trará todos os requisitos pensados no passo anterior, da formação às competências e habilidades desejadas. Tal qual nos concursos, quem não cumprir com todas especificações, estará automaticamente eliminado – e você ganha tempo na seleção.

3. Busque candidatos

Não se limite a receber currículos. Bons profissionais podem ser acessados de diferentes formas, no dia a dia e até por ferramentas online. Diferentes sites de vagas possuem áreas para empresas, que podem filtrar a sua busca de acordo com os requisitos desejados. Confira se há um período de teste gratuito da solução. Caso o serviço seja cobrado, verifique a reputação e avalie o investimento.

Também aceite indicações, mas não dê prioridade e muito menos se restrinja a elas. Um erro comum em pequenas empresas é conduzir o processo de contratação de forma amadora, trazendo para o time apenas profissionais que são parentes ou amigos de alguém do convívio do gestor.

4. Analise currículos

O segredo dessa etapa está lá no passo 1. Quanto menos específico for na definição do perfil desejado, mais currículos receberá e mais trabalho terá para acertar na contratação. Se cumpriu bem a lição inicial, ficará fácil eliminar aqueles que não atendem ao desejado.

A recomendação é observar os detalhes e separar em pilhas (ou pastas, se no formato digital) os currículos interessantes dos reprovados e daqueles que podem merecer uma segunda avaliação. Neste vídeo, Fabio d’Ave, gerente de divisão da empresa de recrutamento Robert Half, indica sinais de alerta que podem ajudar na sua decisão.

5. Tire dúvidas

É possível que você tenha selecionado alguns bons currículos e já esteja pensando na fase de entrevistas. Não se precipite: é válido primeiro confirmar alguns pontos informados, como o ano de formação ou a razão pela qual o profissional ficou apenas três meses em seu último emprego. Lembre-se de checar os detalhes, pois o “papel” aceita tudo, inclusive informações não verdadeiras.

Já se o currículo for bom demais, certifique-se de que o candidato entendeu bem a vaga e a proposta salarial – tenha a certeza de que ele não vê sua empresa como temporária. Garanta também que não há nenhum impedimento ao cargo, como um prazo em desacordo com a sua necessidade.

6. Observe as redes sociais

Ainda que nem sempre forneçam informações sobre as qualificações e habilidades dos candidatos, verificar as redes sociais pode revelar razões para não contratá-lo. Pesquisa do site de empregos americano CareerBuilder indicou que, entre os recrutadores que têm esse cuidado, 49% encontraram informações que levaram a desistir da contratação.

Os motivos são variados, desde o uso de fotos inapropriadas, inabilidade de comunicação, mentiras sobre qualificações, apologia ao álcool e às drogas, comentários discriminatórios sobre raça, religião e gênero até críticas a antigos empregadores e colegas de trabalho.

7. Concentre-se na entrevista

Depois de todo esse trabalho, você certamente chegou até aqui com um número reduzido de postulantes à vaga. Isso é positivo, pois seu nível de exigência evitou que perdesse tempo nas fases anteriores. Agora, na entrevista, é hora de confirmar as boas expectativas criadas. Para isso, a estratégia deve aliar perguntas pontuais à observação do comportamento do candidato.

Veja como agir como recrutador nesse momento:

  • Muita objetividade assusta: comece falando sobre alguma amenidade para quebrar o gelo
  • Revise pontos do currículo, destaque alguns aspectos e deixe o candidato responder livremente sobre eles
  • Para não o interromper, anote o que lhe chamar a atenção para perguntar oportunamente
  • Busque compreender como ele lidou em experiências anteriores com situações que podem surgir na sua empresa
  • Leve-o a responder não apenas sobre que ação executou, mas como reagiu diante do desafio
  • Tenha cuidado com as perguntas pessoais, que são importantes para avaliar seu comportamento, mas não podem ser invasivas
  • Atente também para o visual, pois ele pode alegar organização, mas ter certo desleixo na forma como se veste e se porta
  • Deixe para formular uma opinião sobre o candidato ao final e não o rotule antes de iniciar a entrevista
  • Ainda assim, caso identifique que se enganou com o candidato, reduza o número de perguntas que previu
  • Por fim, não esqueça de dar um retorno sincero, agradecendo pela disponibilidade e informando as próximas etapas do processo.

Contratação exige paciência

Os sete passos elencados neste artigo podem ajudá-lo a encontrar bons talentos e a evitar uma contratação errada para a sua empresa. Se o processo parece um pouco demorado, é porque deve ser assim.

Lembre-se de que uma boa contratação costuma tomar tempo e pode se tornar cara se você recorrer a especialistas em recrutamento. Caso queira economizar, não há solução a não ser dedicar-se a esse projeto, seja pessoalmente ou dando suporte e atuando ao lado do profissional encarregado pela área de recursos humanos. Se você procura o melhor para o seu negócio, precisa participar.

E na sua empresa, qual estratégia é adotada para contratar bons profissionais? Comente!

Leia também