Controle Financeiro

Como evitar maus pagadores e fazer que seu cliente pague mais rápido?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Como evitar maus pagadores e fazer que seu cliente pague mais rápido

Clientes caloteiros, ou na forma mais culta, que deixam de pagar pela contratação de um serviço, são um dos maiores pesadelos de qualquer empreendedor.

Nesta situação, você precisa de três coisas para que tudo acabe bem e você receba o dinheiro pelo que você merece pelo serviço que prestou: muita sorte, experiência com clientes deste tipo ou você precisa encontrar na internet alguma solução para se distanciar deste pesadelo.

Aqui estamos, e escolhemos algumas dicas de negociação com os seus clientes para diminuir a taxa de atrasos (e calotes) na hora de você receber por algum serviço, confira:

  • 1. Em qualquer negociação, ofereça descontos de 2% até 5% para pagamento do serviço antecipado em até 10 dias. Você deixa de ganhar uma quantia pequena mas apresenta uma alternativa excelente para seus clientes te pagarem mais cedo, dessa forma sua empresa garante o dinheiro mais rápido e não se aperta com o cliente no fim do mês.
  • 2. Separe na sua equipe um profissional para fazer o atendimento com o cliente e outro apenas para fazer as cobranças e nunca deixe a mesma pessoa fazer as duas coisas. O cliente sente-se muito mais seguro quando tem alguém do outro lado para conversar sobre seus desafios, projetos e estreitar seu relacionamento. Quando este profissional que é amigo e confiável passa a ser um chato que só liga para fazer cobranças o caminho já aberto pode se fechar. Quando as coisas ficarem difíceis para seu cliente, a confiança vai ajudar muito você negociar e fugir do calote.
  • 3. Tenha uma Política de Cobrança consistente e informe-a para seu cliente ao fechar qualquer tipo de contrato. Deixe claro quais serão suas medidas se o cliente não te pagar em 15, 30 e 45 dias. Além de mostrar profissionalismo, seu cliente irá pensar duas vezes antes de atrasar seu pagamento por algumas semanas.
  • 4. Evite pagamentos em cheque, de preferência utilize um sistema de emissão de boletos integrado com a sua conta ou aceite o pagamento em dinheiro ou depósito.

Se você já usou alguma dessas dicas, compartilhe sua experiência aqui no nosso blog!

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

Leia também