Gestão do Negócio

Como escolher o melhor local para montar sua empresa

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Como escolher o melhor local para montar sua empresa

A importância da localização da empresa, em uma região privilegiada e com um grande tráfego de pedestres, pode tornar o seu negócio um sucesso. Por outro lado, um escritório em casa pode manter os custos baixos e ainda dar lucros.

Ao escolher o lugar certo para montar seu negócio, você deve pensar sobre a natureza da sua empresa, que tipo de clientes você está tentando atrair e o orçamento que você tem disponível para gastar no local. Quer saber como escolher um bom ponto comercial para a sua empresa? Confira o nosso passo a passo.

Para mais dicas sobre como abrir um negócio sendo um microempreendedor, confira o nosso guia:

Determine se você precisa de um escritório em casa ou em um local de negócios externo

Um escritório em casa é uma boa estratégia para um negócio de uma ou duas pessoas envolvidas em áreas como consultoria, web design, design gráfico ou criação de conteúdo (veja mais sobre inovação para pequenas empresas aqui). As empresas que não fazem muitos encontros presenciais ou que não fabricam bens em larga escala podem se beneficiar da economia de ter um escritório em casa. Um escritório ou loja externa faz sentido para os varejistas, fabricantes e organizações com vários ou mais empregados.

Limite suas opções de localização com base no tipo de negócio

Empresas industriais precisam de áreas com espaço e de zoneamento apropriadas para realizar esse negócio. Escritórios tradicionais em um edifício comercial são uma boa opção para instalações de uma empresa de pequeno porte e para as empresas envolvidas em áreas como contabilidade, direito e arquitetura. As empresas que precisam armazenar ou as que tenham muitos produtos em estoque devem localizar-se em uma zona industrial que ofereça muito espaço e fácil acesso a rotas de transporte.

Procure lojas âncoras para atrair os clientes

Maiores, as empresas estabelecidas já têm clientes regulares que podem espalhar-se para um novo negócio nas proximidades. As lojas de varejo que dependem do tráfego de pedestres devem procurar um local que dispõe de outras empresas semelhantes para tirar proveito da sua clientela. Por exemplo, um bairro conhecido pela moda e pelo luxo de suas lojas e que atraem clientes que estão à procura de lojas de alto padrão é o melhor local para um novo negócio no mesmo segmento.

Avalie a concorrência

Uma abordagem é abrir uma loja perto da concorrência para oferecer aos clientes que já estão na área uma alternativa de compras. Outra abordagem é a de localizar o seu negócio em uma área que tem uma necessidade ou desejo que você ofereça. Por exemplo, considere a localização de um café em local comercial com uma área ativa de varejo, que ainda não tem uma lanchonete. Veja mais sobre concorrência aqui!

Compare o custo dos imóveis

Uma loja em um shopping pode ser cara, mas os custos podem ser compensados por uma grande base de clientes internos. A opção de locação curta pode ser uma maneira de testar um local sem um compromisso de vários anos. A compra de um escritório ou loja custa muito, mas te dará o controle sobre a sua localização.

Torne mais fácil para os seus clientes encontrá-lo

Quando o seu negócio exige que os clientes estejam fisicamente na sua empresa, considere um ponto em uma rua principal de fácil acesso. Você não pode oferecer instruções complicadas para que os seus clientes cheguem à sua porta. Se quiser saber mais sobre como conquistar e manter clientes independentemente do seu ramo de atuação, confira essas dicas.

E então, mais preparado para escolher a localização da sua empresa? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Leia também