Como escolher o melhor ERP para e-commerce e pequenas empresas?

Sobre o que estamos falando?

  • O melhor ERP para a sua empresa é aquele que atende a todas as suas necessidades. Por isso, é importante entender como esse sistema funciona e analisar bem todas as características; 
  • Veja o que avaliar na hora de escolher um ERP para sua empresa e as funcionalidades essenciais que um sistema como esse deve ter; 
  • Transforme a gestão do seu negócio com o ERP Conta Azul, feito para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e cabe no seu bolso.

Experimente grátis a Conta Azul!

Um ERP para e-commerce trata-se, basicamente, de um sistema que centraliza os setores mais importantes da sua empresa em uma única plataforma. Com isso, a empresa fica mais organizada, ganha tempo para pensar em outros aspectos do negócio e, o principal: reduz o seu estresse e a insatisfação dos clientes.

Afinal, eles são os mais afetados quando a empresa está uma verdadeira bagunça.

“Mas, como faço para contratar um? Qual é o melhor para quem vende pela internet?”

Tire essas e outras dúvidas neste conteúdo, através dos tópicos:

Continue a leitura e descubra como contratar o melhor ERP para seu e-commerce!

O que é um ERP para e-commerce?

O ERP para e-commerce é um sistema capaz de se integrar com o seu site de vendas para que, assim, você gerencie todos os setores do seu negócio na mesma plataforma. 

Através de um ERP para e-commerce, você pode controlar o estoque, as vendas e o fluxo de caixa, emitir notas fiscais e até gerar relatórios das movimentações financeiras. 

Nesse sistema, assim que uma venda é feita, o lançamento é atualizado automaticamente em todos os outros setores e você pode consultar as informações rapidamente. 

Alguns sistemas ERP para e-commerce já fazem a integração com o contador, facilitando ainda mais a sua rotina. Isso também contribui para a redução dos custos com impressão de documentos e a redução do retrabalho devido a erros de digitação. 

Qual é a importância de um ERP para e-commerce?

Um ERP para e-commerce pode ser importante se você vende pela internet e:

  • Seu estoque sempre tem produtos sobrando ou faltando;
  • Vive se perdendo no extrato bancário, sem saber quem pagou o quê;
  • Os clientes enviam mensagens falando sobre a demora no atendimento. Afinal, é tanta coisa para fazer, que manter um padrão de qualidade fica difícil;
  • Paga multas constantemente porque esqueceu de pagar uma conta, pode ser que tenha chegado a hora de contratar um ERP - Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais. 

Como escolher o melhor ERP para e-commerce? 

Por mais que você precise de um ERP para o seu e-commerce, é preciso escolher com calma e avaliar as características do sistema que está prestes a contratar. 

Para que o investimento no ERP para e-commerce tenha um resultado positivo, é preciso que a plataforma atenda às necessidades da sua empresa. 

Listamos os aspectos essenciais na hora adquirir um ERP para sua loja virtual. Continue a leitura e veja quais são:

Analise as necessidades da sua empresa

Um ERP pode transformar a gestão do seu e-commerce. 

No entanto, antes de sair no mercado buscando orçamentos de sistema, você precisa entender quais são as suas principais dores, ou seja, seus maiores problemas. 

Para isso, ouça os seus funcionários e também dê uma atenção especial às reclamações, sugestões e comentários dos clientes nas redes sociais da sua empresa. 

Compare com as funcionalidades do ERP

Depois de listar todos os seus maiores problemas, comece a sua pesquisa pelos ERPs. 

Lembre-se que, mesmo que você esteja com bastante pressa para resolver todos esses gargalos da sua empresa, é fundamental analisar com calma cada sistema. 

Afinal, alguns precisam ser instalados e, fazer uma nova mudança, pode ser mais complicado. Dessa forma, compare as funcionalidades de cada um, converse com pessoas ou busque depoimentos de quem já usa o sistema. 

O ERP da Conta Azul é online. Assim, você pode acessar todos os dados de onde estiver, sem precisar de instalação. Clique aqui e saiba mais!

Observe a relação custo x benefício

Um sistema ERP deve melhorar a gestão da sua empresa e não sobrecarregar o financeiro com uma mensalidade muito alta. 

Por isso, busque equilíbrio entre o que o ERP pode oferecer para o seu negócio e o máximo que você consegue pagar, sem comprometer o caixa da empresa. 

Saiba mais sobre as opções de planos

Saber somente o preço não é suficiente: veja quais são as opções de planos e analise tudo o que está incluso. 

Às vezes, pode compensar, por exemplo, você optar por um plano mais básico e depois fazer um upgrade, ou seja, migrar para outro mais completo. 

Entenda a capacidade do suporte

Pode ser que, no dia a dia da empresa, você e sua equipe tenham algumas dúvidas em relação a alguma funcionalidade do ERP. 

Porém, acontece que os processos da sua empresa não podem parar enquanto você encontra as respostas. Dessa forma, dê preferência ao ERP que oferecer o melhor acesso ao suporte, para que você não perca tempo com coisas mais simples. 

Veja se é possível testar antes da compra

Não deixe de ver na prática como um sistema ERP funciona: faça testes gratuitos e analise todas as funcionalidades.

Assim, você consegue ver com mais clareza se o sistema faz realmente sentido para sua empresa ou não. Afinal, às vezes um sistema ERP pode ser ótimo para um tipo de negócio e, para outro, não atender as necessidades. 

Verifique como funciona a implantação

Fique por dentro de como funciona o processo de implantação dos sistemas ERPs que você está pesquisando para o seu e-commerce. 

Analise se são cobradas taxas, como funcionam os treinamentos e, o mais importante: se o sistema precisará ser instalado no seu computador ou não. 

Os ERPs online, como o da Conta Azul, não precisam de instalação e a implantação é muito mais fácil. 

Descubra se o sistema faz integrações

Nem sempre o ERP será o único sistema a ser usado por quem tem um e-commerce.

Afinal, o empreendedor pode usar outra plataforma, como a Shopify ou Mercado Livre para vender os seus produtos. Nesse sentido, é fundamental que o ERP escolhido faça integração simples e fácil com elas duas. 

O ERP da Conta Azul faz a integração com mais de 50 plataformas. Clique aqui e confira quais são. 

Principais funcionalidades de um ERP para e-commerce 

Gestão financeira

Quem vende pela internet pode utilizar links para pagamento, emitir boletos ou cobranças via Pix. Dependendo do sistema ERP, todas essas formas de pagamento podem ser integradas no sistema.

Assim, é possível visualizar as vendas feitas e também as saídas do estoque.

Sabia que com a Conta Azul você pode vender online sem precisar de maquininha de cartão? Clique aqui para conhecer o Receba Fácil, solução que agiliza e simplifica os seus recebimentos, sejam eles via Pix Cobrança, boleto ou cartão de crédito

Emissão de nota fiscal

Os emissores de notas fiscais do governo não são tão simples de usar. Além disso, eles não são integrados.

Alguns sistemas ERP, como a Conta Azul, são autorizados e integrados à SEFAZ, permitindo que as notas fiscais sejam emitidas de forma automática por eles.

Dessa forma, não só a emissão fica facilitada, como também é possível enviar a nota por e-mail ao cliente, logo após ele fazer a compra no seu e-commerce.

Gestão do estoque e das compras

Controlar o estoque é fundamental para evitar clientes insatisfeitos e estresse em todos os tipos de negócio. Porém, em um e-commerce, por ser em um ambiente digital, as vendas podem acontecer de forma mais rápida.

Afinal, uma grande quantidade de pessoas pode comprar o mesmo produto ao mesmo tempo, o que pode tornar o acompanhamento manual do estoque mais difícil.

Já com um ERP, é possível verificar com mais facilidade o giro dos produtos, o que ajuda bastante no abastecimento do estoque

E, à medida que você faz as compras, essa informação é atualizada automaticamente no financeiro da empresa. 

Relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais são indispensáveis para qualquer empreendedor tomar decisões. 

Quer um exemplo?

Digamos que você está pensando em fazer alguma promoção. Com um ERP, você pode gerar um relatório dos seus produtos mais vendidos e ver até as formas de pagamento mais utilizadas. 

Assim, você consegue oferecer uma oferta mais personalizada ao seu público. 

No geral, um sistema ERP oferece vários tipos de relatórios, onde é possível fazer o cruzamento de dados de informações de setores diferentes, como vendas e estoque. como-escolher-o-melhor-erp-para-e-commerce-e-pequenas-empresas1

Por que escolher o ERP da Conta Azul para o seu e-commerce?

O melhor ERP para o seu negócio é aquele que atende todas as suas necessidades, concorda?

Pensando nisso, a Conta Azul desenvolveu o Conta Azul Pro, ERP completo para micro e pequenas empresas. Com ele, além de fazer a gestão do seu negócio de forma simples, você também tem acesso a uma série de vantagens. 

Conheça um pouco mais sobre elas e as principais funções desse ERP. 

Gestão fiscal, tributária e de notas fiscais

Você já pagou alguma multa devido porque atrasou ou esqueceu de pagar algum imposto? Ou então, já teve muito estresse com a conciliação fiscal?

O ERP da Conta Azul faz toda a gestão fiscal e tributária da sua empresa, de forma automática. Além disso, você pode emitir as suas notas fiscais e importar os certificados digitais A1 e A3 com mais rapidez e segurança.

Isso porque, no ERP da Conta Azul, as informações dos seus clientes já ficam cadastradas no sistema, o que reduz o risco de erros de digitação e o retrabalho para corrigi-los. 

App de vendas

Quando não está presente na empresa e precisa de uma informação, o que você faz?

Fala com várias pessoas e, em alguns casos, não consegue a resposta porque quem poderia ter a informação está de folga?

Com o aplicativo Conta Azul de Bolso, integrado ao ERP da Conta Azul, você pode dar adeus a todo esse estresse. Afinal, de onde estiver, em tempo real e pelo celular, é possível acessar:

  • A quantidade de vendas feitas;
  • Enviar orçamentos e propostas personalizadas aos seus clientes;
  • Controlar o estoque.

Assim, em poucos cliques e em tempo hábil, você consegue identificar e resolver problemas, evitando surpresas desagradáveis.

Integração com contador

Chega de enviar malotes ao contador e de informações desencontradas: com o ERP da Conta Azul, todos os setores da sua empresa são integrados à contabilidade.

Dessa forma, assim que uma venda é realizada ou quando você faz uma compra para o estoque, por exemplo, automaticamente esses lançamentos vão direto para a Conta Azul Mais, plataforma de contabilidade para contadores. 

E, caso você esteja precisando de um contador, a Conta Azul pode te ajudar: clique aqui para encontrar um profissional bem perto de você. 

Monitoramento em tempo real do estoque

Já aconteceu na sua empresa de uma venda ser feita e só depois você descobrir que não tem estoque disponível? 

Ter problema com estoque é algo comum entre as micro e pequenas empresas. Afinal, nesses negócios, o dono é o principal responsável pelas atividades mais importantes e, devido a isso, algumas coisas podem passar despercebidas. 

Com a Conta Azul Pro, você consegue monitorar o seu estoque em tempo real e até definir alertas de quantidade mínima, para repor os seus produtos e/ou matérias-primas em tempo hábil. 

Gostou?

O melhor de tudo é que a Conta Azul Pro cabe no seu bolso e é ideal para quem está começando sua empresa. Ao todo, oferecemos 4 planos e você pode escolher o que melhor se encaixa na realidade do seu negócio e da sua equipe. 

Então, não perca mais tempo. Clique aqui para experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul sem pagar nada!

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar