Como escolher influenciadores para a sua promoção de fim de ano?

Sobre o que estamos falando?

  • As vendas no final do ano aumentam e, para faturar mais durante essa época, fazer parcerias com influenciadores digitais pode ser uma boa estratégia;
  • Veja alguns números sobre as vendas no fim do ano e como um influenciador digital pode ajudar nas promoções;
  • Entenda como escolher um bom influencer para divulgar as suas promoções e os principais cuidados a serem tomados na hora da escolha;
  • O Receba Fácil da Conta Azul simplifica os seus recebimentos e ajuda você a vender mais durante a alta demanda do final do ano. 

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Black Friday, Natal e Ano Novo: você já parou para pensar no que pode fazer de diferente para vender mais durante essa época?

Baixar os preços e oferecer brindes todo mundo já faz. Mas, que tal impactar as pessoas através de parcerias com influencers? 

Além de ser bem mais barato, é possível alcançar uma quantidade muito maior de pessoas no meio digital. 

Se interessou?

Continue a leitura e aprenda a como criar uma boa estratégia de divulgação das suas promoções de final de ano com influenciadores digitais!

influenciadora-digital-1

O que é preciso para uma promoção de fim de ano? 

Se você respondeu preço baixo, sua resposta está errada: para que a sua promoção de fim de ano faça sucesso, você precisa estudar bastante o público e se planejar muito.  

Afinal, embora durante essa época ocorra um aumento natural no volume das vendas, principalmente devido ao aporte de renda que boa parte da população recebe (décimo terceiro, férias e bonificações), não é apenas baixando os preços de forma aleatória que você vai faturar bem.

Em novembro e dezembro temos 3 datas comemorativas importantes:

  • Black Friday: Somente em dois dias da edição passada movimentou mais de 4 bilhões nas vendas pela internet, de acordo com pesquisa da Ebit|Nielsen divulgada no Canaltech;

  • Natal: Considerada a data mais importante do comércio brasileiro. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, divulgado no Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul, o Natal deve movimentar este ano R$ 34,3 bilhões no varejo; 

  • Ano novo: Em 2020, mesmo em situação de pandemia, algumas cidades receberam mais de 500 mil turistas, como Fortaleza, no Ceará, de acordo com números divulgados no portal Mercado & Eventos. 

E, para vender mais nessa época, uma estratégia que pode entrar no seu planejamento são as parcerias com influenciadores digitais.

Um influenciador pode ajudar na sua promoção de final de ano? 

A resposta é sim! Os influenciadores digitais ou influencers, como o próprio nome já diz, vão além de puramente divulgar uma empresa ou ofertas e sim, influenciar o consumo de uma determinada marca. Afinal, eles têm um público fiel que confia nas indicações. 

Em um estudo divulgado na Economia UOL que foi feito com 1.100 pessoas, 76% delas afirmaram já terem consumido um produto ou serviço por terem sidos indicados por influenciadores.

Mas, para que a sua estratégia realmente funcione, é preciso que você saiba escolher bem o influenciador digital que irá divulgar o seu trabalho. 

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Como escolher influenciadores para a sua campanha? 

 

Número de seguidores não é tudo!

Um influenciador digital pode ter muitos seguidores, mas, se o engajamento for ruim, a 

parceria certamente não irá funcionar.  

O engajamento diz respeito às interações de seguidores em publicações no feed ou na modalidade story nas redes sociais. 

Os chamados micro influenciadores, que possuem entre 10 e 100 mil seguidores, costumam ter, até mesmo, um maior engajamento do que aqueles que possuem milhões. 

“E como eu faço para saber o engajamento do influenciador?”

Peça para ver, através de relatórios, os números de curtidas e comentários nas fotos, bem como a quantidade de pessoas alcançadas nas últimas publicações. 

Escolha o nicho certo

Faz sentido a parceria de um influenciador vegano com um frigorífico? Não!

Escolha influenciadores que combinem com seu nicho de atuação e que também compartilhem dos mesmos valores da sua empresa. Para uma loja de produtos naturais, é interessante buscar um influenciador que tenha um padrão de vida saudável, por exemplo. 

promocao-influenciadores

Planeje a ação

Planeje, de forma bem detalhada, a ação que você pretende desenvolver com o influenciador. Evite fazer acordos informais e, em um contrato, especifique, pelo menos:

  • Quantidade de posts (em feed e story) e, de preferência, os horários;
  • O que pode e o que não pode ser falado e/ou feito durante a divulgação;
  • O formato das publicações (vídeos, fotos, posts com frases);
  • Forma de pagamento, se será em permuta (troca) de produtos e serviços ou em dinheiro.

Se sentir necessidade, não hesite em buscar ajuda de um advogado! 

Porém, é importante lembrar que, mesmo com as determinações contratuais, a ação com o influenciador deve seguir de forma natural, de modo que não pareça nada forçado.

4 cuidados a serem tomados durante a escolha 

Além de tudo isso, outros cuidados devem ser tomados na hora de escolher o influenciador digital para divulgar as suas promoções de fim do ano, como:

  1. Pesquisar o histórico do influenciador, para verificar possíveis envolvimentos com polêmicas que possam comprometer a imagem da sua empresa;
  2. Analisar a qualidade do conteúdo que o influencer desenvolve para outras marcas antes de fechar a parceria;
  3. Deixar claro para o influenciador quais são os objetivos daquela ação promocional;
  4. Acompanhar os dados das publicações do influenciador e os seus números, para verificar se a ação está dando algum retorno para sua empresa ou não. 

promocao-influenciadores (2)

A Conta Azul quer ser sua parceira nesse fim de ano!

Já pensou vender online sem ter site e parcelar no cartão de crédito mesmo sem usar maquininha?

Com o Receba Fácil da Conta Azul isso é possível!

Essa novidade da Conta Azul, desenvolvida para simplificar os seus recebimentos e  ajudar você a vender mais, possui 3 modalidades:

Com o Receba Fácil, você não se perde mais no extrato bancário e não precisa mais tentar adivinhar quem pagou o que. Já pensou em quanto tempo você pode economizar com isso e, ainda por cima, oferecer mais formas de pagamento aos seus clientes?

E, para experimentar de graça todas essas facilidades, clique aqui!

Fale conosco e saiba como a Conta Azul otimiza a gestão da sua empresa  Tire suas dúvidas pelo chat em poucos minutos. Experimente grátis  Especialistas disponíveis agora

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?