Fiscal e Tributário

Como emitir nota fiscal de produtor rural com a Conta Azul

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/12/2023 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A Nota de Produtor Rural Eletrônica será obrigatória em todos os estados brasileiros a partir de 1º de maio de 2024;

  • Aprender como emitir nota fiscal de produtor rural através da Conta Azul Pro dará mais agilidade e eficiência na gestão financeira do seu negócio; 

  • Descubra abaixo porque a Conta Azul é a terra fértil para organizar suas finanças. Essa ferramenta é o primeiro passo para ter uma empresa mais lucrativa!



Experimente grátis a Conta Azul!

Ao aprender como emitir nota fiscal de produtor rural pela Conta Azul Pro, você sairá na frente. Afinal, diversos estados brasileiros já estão permitindo a emissão eletrônica da NFP-e (Nota Fiscal do Produtor Rural Eletrônica) e, com o tempo, ela se tornará obrigatória. 

Por isso, fazemos o convite para que conheça essa nova funcionalidade do nosso ERP: porque é você quem queremos ver crescendo. Nosso sistema também permite a automação de vários outros processos. Ele oferece, com poucos cliques, todos os dados necessários para uma gestão eficiente, sem erros. 

Emitir nota fiscal eletrônica de produtor rural e melhorar toda sua organização financeira não é uma tarefa tão difícil. Você só precisa das ferramentas certas e a mais eficiente é a Conta Azul. Descubra no passo a passo abaixo!

Nota fiscal de produtor rural é com a Conta Azul! 

Com a Conta Azul Pro, você pode emitir a nota fiscal de produtor rural tanto como pessoa jurídica, que possui um CNPJ, quanto como pessoa física, que possui o CPF associado à Inscrição Estadual. Mas as vantagens de emitir a NFP-e com nosso ERP vão muito além disso.

Se você ainda não nos conhece, saiba que nosso software possui múltiplas funções para ajudar na gestão da sua empresa.

Quando falamos de gestão integrada, nos referimos à conectar todas as áreas administrativas de uma empresa. Ou seja, tudo que acontece no estoque é atualizado nas vendas. Essa informação vai direto ao financeiro e à contabilidade, caso seu contador também seja usuário da Conta Azul. 

É possível cadastrar clientes, fornecedores e emitir relatórios fáceis de entender. Tudo de maneira simples e rápida, para otimizar o seu tempo, eliminando erros manuais e todo o retrabalho para corrigi-los. 

Quer mais exemplos? Os relatórios sobre as vendas ajudam a entender a demanda, ou seja, as necessidades dos clientes, o que facilita o planejamento das compras. Já o cadastro de fornecedores dá a oportunidade de estudar suas compras de fertilizantes e ração para os animais. 

Por fim, ainda há emissões automáticas de relatórios e documentos, como a Nota Fiscal Eletrônica, como mencionamos. Como tudo está integrado na plataforma, os dados estão sempre atualizados, eliminando a necessidade de preenchimentos manuais. 

Fazer controle financeiro com a Conta Azul Pro facilita a sua rotina e de quem trabalha com você. Queremos te mostrar como é fácil usar a plataforma. Continue lendo e veja o passo a passo de como emitir nota fiscal de produtor rural. 

Leia também: Usar sistema de emissão de nota fiscal grátis é mesmo vantajoso?

Passo a passo da emissão de nota fiscal de produtor rural com a Conta Azul 

Quando se faz a emissão de uma nota fiscal de produtor rural eletrônica pela Conta Azul Pro, sua gestão fica mais simples e mais rápida. Dessa forma, sobra tempo para você dedicar a outras tarefas mais importantes. 

Abaixo, mostraremos o passo a passo para emitir nota fiscal de produtor rural. Vamos começar habilitando a função. Para isso: 

  • Faça o login na plataforma;
  • Acesse a seção Dados da Empresa;
  • Informe o tipo de pessoa (física ou jurídica);
  • Selecione produtor rural;
  • Agora, acesse o Certificado Digital e importe o seu modelo e-CPF. Se ainda não tiver emitido seu certificado digital, clique aqui e entenda mais sobre esse documento;  
  • Em seguida, vá em Configurações e Configurações da Nota Fiscal;
  • Configure a série, que deve ser entre 920 e 969 e pronto! É só começar a emitir as suas notas fiscais.

Para fazer a emissão, siga estes passos:

  • Acesse “Vendas” e “Nota Fiscal de Produtor Rural”;
  • Clique em “Criar nova” e selecione a opção “Nota de Produtor Rural”;
  • Preencha os dados corretamente;
  • Clique em Salvar Nota Fiscal;
  • Agora a nota está emitida e você só precisa enviar ao cliente.

Leia também: Descubra como emitir nota fiscal eletrônica com a Conta Azul Pro

Do estoque às vendas: conheça outras funcionalidades da Conta Azul 

O sistema ERPConta Azul Pro possui funcionalidades para todas as etapas e setores administrativos de uma empresa. 

É a chance de otimizar e até mesmo automatizar diversos processos manuais. Você elimina praticamente todo o desperdício de tempo e dinheiro vindo de erros humanos. Nunca mais será preciso passar horas conferindo o caixa para encontrar um lançamento, por exemplo. 

Assim, você tem mais horas do dia e até mais fôlego para lidar com o que realmente importa: a sua produção.

A Conta Azul Pro permite fazer gestão de clientes, vendas e fornecedores como ninguém. Nossa plataforma também emite notas fiscais de vários tipos, o que inclui a de importação, caso você precise de alguma semente ou insumo vindo do exterior.

Dá para gerar ainda diversos outros documentos de forma automática, o que contribui para uma gestão financeira e contábil mais efetiva.

Como se não fosse suficiente toda essa facilidade na sua administração, você também pode aproveitar o controle de contratos recorrentes, monitoramento de estoque e produtos, conciliações bancárias e até mesmo envios automáticos de cobrança.

Há muitas funcionalidades no ERP Conta Azul Pro. Que tal ver todas elas na prática? Faça o teste grátis agora e confira! 

Leia também