Não é à toa que muitas empresas decidem incluir estagiários em suas equipes. Os estágios são oportunidades de ajudar os estudantes a ingressar no mercado de trabalho e adquirir experiência, além de reduzir custos trabalhistas e dar à empresa a chance de treinar o novo colaborador. Mas as vantagens vão além.
Os estudantes aprendem com a prática e podem também contribuir com suas ideias e criatividade – o que por vezes funciona como uma verdadeira injeção de oxigênio para toda a equipe.
De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), um em cada dez estudantes do ensino superior faz algum tipo de estágio. Ou seja, são ao todo 740 mil aprendizes dentro das empresas brasileiras! A sua já contrata ou está pensando em contratar estagiários? Se sim, é bom saber mais sobre as regras das relações de trabalho entre empresas e estudantes.
Objetivo inicial
Não custa lembrar: o estágio, antes de tudo, tem caráter pedagógico. Ele auxilia no processo de aprendizagem e deve ser acompanhado pela instituição de ensino.
Perfil do candidato
Jovens matriculados em instituições de ensino médio, superior, profissional e especial. Também há espaço para estrangeiros matriculados em instituições brasileiras e com visto de permanência válido.
Carga horária
A carga horária deve ser de seis horas diárias, completando 30 horas semanais. Pela nova lei do estágio, o estudante tem direito a férias remuneradas de 30 dias, mas não recebe 13o salario.
Duração do estágio
O tempo máximo de estágio é de dois anos na mesma empresa ou órgão público.
Instituição de ensino
A instituição de ensino deve designar um orientador da área a ser desenvolvida no estágio e exigir do estagiário um relatório periódico de suas atividades.
Perfil das empresas contratantes
Além de empresas reconhecidas na junta comercial, desde 2008 também é possível que profissionais liberais registrados em conselho de fiscalização profissional contratem estagiários.
Obrigação da empresa
A empresa deve designar um supervisor para cada dez estagiários, enviar uma avaliação semestral do estagiário para a instituição de ensino correspondente e um resumo das atividades ao próprio estagiário ao fim do processo – o feedback.
Proporção máxima de estagiários
A proporção varia de acordo com o porte da empresa, mas costuma ser de 20% do total de colaboradores, quando há mais de 25 pessoas na equipe. Em empresas menores funciona assim:
- Até 5 funcionários: 1 estagiário;
- De 6 a 10 funcionários: 2 estagiários;
- De 11 a 25 funcionários: 5 estagiários.
E para você, quais as vantagens de contratar estagiários? Compartilhe sua opinião nos comentários!