Como consultar CNPJ de uma empresa na Receita Federal?

Sobre o que estamos falando?

  • A situação cadastral é a situação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ de determinada empresa junto à Receita Federal; 
  • Saber como consultar o CNPJ de um possível parceiro é indispensável para descobrir dados importantes que darão ou não credibilidade para fechar um negócio e evitar fraudes; 
  • Mantenha seu CNPJ regular também e evite ter problemas com a Receita ao se perder nos dados financeiros do seu negócio. Faça o teste grátis da Conta Azul Pro e simplifique a burocracia dos processos da sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Negociar sem conhecer bem o parceiro de negócios pode ser um risco. Portanto, aprender como consultar um CNPJ ajudará você a prevenir possíveis problemas, como fraudes e golpes. Com apenas esse dado, é possível encontrar o cadastro da empresa e protestos de dívidas.

Você pode consultar os dados através do site da Receita Federal, do Portal do Empreendedor, do Cartório de Protestos ou do aplicativo CNPJ, da Receita Federal. Cada um dá acesso a um tipo de informação e você descobre abaixo qual é. Assim, suas negociações ficarão mais seguras contra golpes.

Confira os tópicos:

Por que consultar o CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio?

Imagine que você tem uma loja de materiais de costura e precisa de um novo fornecedor de linhas de lã, porque o antigo encerrou as atividades. Então, você vai até o Instagram e procura por um novo.

Após algumas pesquisas, você encontra uma empresa pequena interessante, com postagens diárias, atendimento prestativo e preços acessíveis. E ainda aquela marca de linhas de lã com que você adora trabalhar. Uau, por que não comprar, não é mesmo?

Você fecha o negócio, faz o pagamento e descobre que foi enganado. A empresa nunca envia produto algum, não responde mais e até bloqueia você nas redes sociais.

Esse tipo de golpe é bem comum. Inclusive, há pessoas que usam dados até de pessoas falecidas para aplicar golpes. A simples confirmação da situação legal de uma empresa pode prevenir algumas possíveis fraudes.

Assim, consultar CNPJ é importante para saber com quem está negociando, consultando possíveis problemas anteriores, processos e outras situações que podem revelar golpes. Isso não o deixa imune a fraudes, mas ajuda a evitar a ocorrência delas.

Você que é MEI sabe quais impostos pagar? Confira aqui.

E por que consultar o meu próprio CNPJ na Receita Federal?

Acompanhar a situação cadastral da própria empresa é tão importante quanto pesquisar o CNPJ de terceiros. Pense que, por algum esquecimento ou engano, você pode acabar aparecendo nos portais como inadimplente. 

Considerando que você mesmo quer segurança antes de fechar um negócio, seus clientes e parceiros também vão querer. Por isso, é bom manter uma recorrente vistoria do próprio CNPJ. Assim, você enxergará a própria empresa da mesma forma que os outros enxergam. 

Muitos problemas de inadimplência podem ser resolvidos com uma gestão financeira eficiente. Simplifique a burocracia do seu negócio com a Conta Azul Pro.

Como consultar CNPJ na Receita Federal?

Fazer a consulta do CNPJ na Receita Federal, seja seu, seja de outros, é fácil. Basta que você siga o passo a passo abaixo e com alguns cliques, você descobre a situação cadastral de qualquer empresa.

Acesse o site da Receita Federal

Primeiro, acesse a página de emissão comprovante de inscrição e de situação cadastral no site da Receita Federal. Para isso, basta clicar aqui. Você verá a tela abaixo:

Informe o CNPJ desejado

No centro da página, há uma caixa de texto para inserção do CNPJ. Coloque o número puro, sem pontos, hífens ou barras. A própria página faz isso.

Comprove que você não é um robô

Na parte central-direita da página, há um campo para marcar que você é humano. É uma segurança contra fraudes e pode ser necessário passar por algum teste para verificar que você não é um robô.

Clique em "Consultar" e pronto!

Agora é só apertar o botão Consultar e esperar a página carregar. Aparecerá um documento com várias informações do CNPJ consultado. Você descobrirá: 

  • Nome empresarial;

  • Nome fantasia;

  • Data de abertura;

  • Regime tributário;

  • Atividades exercidas;

  • Endereço completo;

  • Contato;

  • Situação cadastral.

O documento que sairá é o que está abaixo. Você poderá imprimir ou baixar em PDF.

Como informação adicional, você também pode descobrir o quadro de sócios e administradores da empresa. Basta apertar no botão que está abaixo do documento. 

Existem outras formas de verificar a situação de um CNPJ?

Além do site da Receita Federal, você pode verificar um CNPJ de outras formas. Algumas delas dão informações alternativas ou completas, enquanto outras são apenas mais ágeis. 

Aplicativo CNPJ

O aplicativo CNPJ é fornecido pela própria Receita Federal. Ele facilita a pesquisa pelo celular. Essa opção traz os mesmos dados que o site traz, mas via app. Está disponível para Android e iOS e o uso é similar ao do site.

Para baixar o aplicativo CNPJ, você precisa acessar a App Store (iOS) ou a Play Store (Android). Na barra de procura, busque por CNPJ. O nome do desenvolvedor está como Governo do Brasil. Aperte no botão de download.

Links diretos para o app: App Store | Play Store

Atualmente, o aplicativo se apresenta assim:

Além desse app, a Conta Azul disponibiliza um aplicativo para facilitar a sua vida como empreendedor. Conheça o App Conta Azul de Bolso e saiba que através dele, você monitora vendas, estoque e emite notas fiscais, na palma da mão.

Baixar o App Conta Azul de Bolso é fácil e totalmente grátis. Você só precisa clicar em um dos links abaixo:

App Store (para iOS) | Play Store (para Android)

Cartório de Protestos

O cartório de protestos é um recurso menos conhecido pelo público. Através do portal digital do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), você descobre o histórico de protestos de uma empresa. O acesso é grátis e é referente aos últimos cinco anos.

O protesto é uma ação feita no cartório contra uma empresa que não pagar suas dívidas no prazo. Com essa informação, você consegue evitar possíveis CNPJs fraudulentos e/ou caloteiros. Fazer a pesquisa é simples.

Basta apertar em "Consulta Gratuita de Protestos no Brasil", preencher o CNPJ desejado na barra de pesquisa, confirmar que não é um robô e apertar em consultar.

Se estiver tudo ok, a tela seguinte será esta:

Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é exclusivo para quem for Microempreendedor Individual. Você pode ver as próprias pendências ou as de outros, para as pesquisas de segurança, como já dissemos. Porém, essa consulta precisa de dados pessoais do empreendedor.

Se você estiver pensando em deixar de ser MEI, descubra qual o melhor momento para isso.

Ao acessar o Portal do Empreendedor, você deve clicar em “Já sou MEI” para ser direcionado a outra página. Nela, você vai em “Emissão de Comprovante CCMEI”, seguido por “Comprovante de MEI”. Então, precisará preencher o CNPJ, CPF, e o nascimento do titular.

Através do Portal do Empreendedor, é possível verificar vários tipos de pendências da empresa. Contas, irregularidades de cadastro, entre outras informações. Além disso, é possível acessar o chat para falar com o órgão e solucionar dúvidas.

Por fim, é possível ver também se o CNPJ desse MEI está cancelado. Ao entrar na página “Serviços para MEI”, há um link para “Consulta de CNPJ Cancelados”. Os dados pedidos são o CNPJ e o CPF do empreendedor.

Se você estiver consultando seu próprio CNPJ e houver pendências, saiba como regularizá-la.

Simplifique a gestão do seu negócio com o apoio da tecnologia

Antigamente, a consulta CNPJ era feita presencialmente em cartórios, e a tecnologia veio para facilitar isso. O mesmo pode acontecer com a gestão financeira do seu negócio. Por que não simplificar e automatizar as etapas burocráticas da sua empresa?

Conheça o ERP da Conta Azul, uma plataforma integral e online de gestão desenvolvida especialmente para empreendedores como você. 

Com a Conta Azul Pro é possível ganhar agilidade nas dificuldades burocráticas e garantir que nenhuma conta seja esquecida. E não é só isso.

Ela também integra tarefas do dia a dia da sua empresa em apenas um lugar, como a gestão financeira, fiscal e tributária. E você  ainda tem acesso rápido a tudo que acontece, em tempo real.

Para melhorar, ela também conta com um sistema integrado a contadores, a Conta Azul Mais. Assim, o seu contador recebe todas as informações que precisa sem precisar receber malotes. Não se perde nenhum dado.

Se isso ainda não for o suficiente, veja esta lista de benefícios:

  • Monitorar todos os recebimentos;

  • Conciliar automaticamente as vendas;

  • Emitir mais de 10 tipos de notas fiscais de forma simplificada;

  • Gerar relatórios detalhados e completos com facilidade;

  • Monitorar vendas em tempo real na palma da mão pelo celular, através do App Conta Azul de Bolso;

  • Sincronizar vendas com as rotinas contábeis e fiscais.

Otimize a gestão financeira da sua empresa e mantenha seu CNPJ em dia! Teste grátis a Conta Azul Pro.

Leia mais

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*