Como conseguir capital para sua empresa

Como conseguir capital para sua empresa

O sucesso de um negócio depende muito da organização do empreendedor e do seu conhecimento sobre o mercado. Ter dinheiro também é essencial para estruturar as grandes ideias de negócio e mantê-lo, mas é comum que empreendedores não tenham o dinheiro necessário para investir na ideia de imediato ou até mesmo não conseguem continuar com o projeto por falta de capital.

Você já pensou em se mexer, deixar o emprego atual e montar o próprio negócio?

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Ter um sonho e coragem para colocá-lo em prática não são as únicas coisas necessárias para abrir sua nova empresa. É preciso ter capital para investir! Começar é uma tarefa árdua até mesmo se você já tem uma área de atuação. Agora é hora de juntar dinheiro para colocar o seu negócio para funcionar. Se, pelo menos por enquanto, você precisa de uma quantidade modesta e acredita que ainda não é hora de fazer um empréstimo ou captar investimento, a melhor opção é poupar do seu próprio dinheiro. Aprenda agora como fazer um planejamento financeiro para abrir sua primeira empresa.

Oportunidade de negócio: no que e como investir

Procure entender melhor o mercado a ser explorado, qual o melhor investimento e tente moldar o seu negócio de acordo com o capital que estará disponível, pois a definição do ramo da empresa influencia no tamanho do investimento.

Observe a possibilidade de contratação de pessoal e fornecedores, compra maquinário e materiais, aluguel um espaço, entre outros detalhes. Esses gastos devem ser calculados e incluídos no valor do capital inicial. Mas se atente aos gastos a curto prazo, é para eles que o dinheiro inicial precisa ser direcionado.

Há duas possíveis vertentes do mercado para se abrir uma empresa: Atender a demanda de um mercado que possui oferta e procura, causando mal ou nenhum atendimento. A segunda é optar por uma área já existente e buscar um diferencial para se destacar. Em cada uma das alternativas será preciso estudar cautelosamente, conhecendo profissionais de áreas similares ou optando por serviços de uma consultoria especializada. Não se esqueça! Com a abertura da empresa, você terá gastos devido a taxas iniciais.

Conseguiu definir a quantia necessária para começar? Vamos aos próximos passos!

Ter um sócio, aquele parceiro que acredita na ideia e tem um capital para abrir empresa, tende a ser uma alternativa vantajosa para sua empresa, pois além de um capital a mais, os custos são divididos. Escolha muito bem a pessoa que entrará de sócio na sua empresa e leve em consideração todos os detalhes para que todas as decisões sejam tomadas em conjunto, viabilizando os resultados positivos para a empresa.

Por outro lado, se sócio é aquela pessoa que vai trabalhar em conjunto desde o início da empresa, os investidores são aqueles que acreditam realmente na ideia do negócio. Nesse tipo de capital, o investimento já começa com um valor alto. Sua empresa precisa ter além de uma ótima ideia, uma estrutura que faça com que os investidores acreditem nesse futuro.

Outro ponto importante para gerar capital para sua empresa é a divulgação. Quem não é visto, não é lembrado. É importante mostrar para as pessoas que sua empresa é diferente e que seus produtos ou serviços são essenciais para a vida de cada uma delas.

Capital para abrir sua empresa: como conseguir empréstimo financeiro?

Os bancos podem ser grandes parceiros de negócio. Alguns deles apoiam o desenvolvimento de empresas e oferecem crédito para empresas que querem estruturar o negócio. Se sua empresa for optar pelo empréstimo com bancos, tenha em mente que é preciso ter o negócio bem planejado e para evitar dívidas desnecessárias.

Com plano de negócios detalhado, a criação de novas metas, bem como identificar a necessidade de mais capital fica mais fácil. Assim, você vai poder lidar com todas as informações e descrever os objetivos e todo o processo operacional. O plano de negócios é um roteiro para guiar o empreendedor e os envolvidos nesse processo.

Inclua em seu plano o esboço de metas e objetivos, o serviço ou produto que pretende oferecer, descrição do mercado potencial, uma estratégia de marketing, uma projeção financeira pelo período de três a cinco anos e uma estratégia de saída (o investimento inicial de uma empresa a ser retornado, que pode ser através da busca de sócios e, em último caso, a venda da empresa).

Mesmo com várias precauções sendo tomadas, é preciso ter em mente que o retorno do investimento não é imediato, mas gradual. Por isso, planejar-se para não passar por apuros em relação ao dinheiro é muito importante. A dica para poupar e conseguir montar uma empresa é uma só: tenha foco, persistência e em caso de gasto exagerado, volte imediatamente a caminhar na linha! Só depende de você!

Há várias alternativas para conseguir incentivos financeiros, como: programas de incentivo e empréstimos do próprio governo federal ou de bancos voltados especificamente para criação de empresas. Além de uma outra iniciativa, relativamente nova no Brasil, o financiamento coletivo. Nesse caso, o empreendedor apresenta seu projeto em uma plataforma online e conta com doações de outras pessoas para concretizar seu sonho.

Só não esqueça de planejar suas finanças entre seis à dozes meses antes de fazer qualquer financiamento. Simule cenários de insucesso para traçar planos B também e muito cuidado com as taxas de juros, pois, infelizmente, elas são muito altas e a maioria das empresas passam por complicações na hora da quitar a dívida, tornando-se uma bola de neve. Não queremos que você seja pessimista em relação ao novo investimento, mas seja realista a ponto de entender que tudo pode dar errado e sua empresa poderá se afundar em dívidas. Preveja quais custos operacionais você pode cortar desde já para pagar suas contas em dia.

Guia: como e onde conseguir financiamento para abrir as portas do seu próprio negócio

  • O que são linhas de crédito
  • Recursos do BNDES
  • Agências de Fomento
  • Investimento para inovação
  • Programa Crescer
  • Financiamento coletivo
  • Conquistando o crédito

Ficou interessado? Então clique e faça o download do guia.

Onde buscar capital para sua empresa  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

 

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>