Controle Financeiro

Como conseguir capital de giro sem recorrer ao banco: 8 estratégias

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Muitos empreendedores se perguntam como conseguir capital de giro, mas nem todo mundo sabe que é possível ter acesso a este valor sem recorrer aos bancos;

  • Antecipar os recebimentos e fazer uma boa gestão do estoque são algumas estratégias para conseguir capital de giro;

  • A tecnologia é a melhor aliada para uma organização financeira eficiente: conheça a Conta Azul Pro, plataforma de gestão completa e simples de usar!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Como conseguir capital de giro é uma das maiores preocupações dos empreendedores. Afinal, este é o valor necessário para a empresa tocar a operação em curto prazo. Uma boa gestão financeira integrada à contabilidade é essencial para criar essa reserva de forma eficiente.

Outro aspecto importante é o planejamento, de longo e curto prazo. Isso porque fica muito mais fácil criar estratégias para conseguir capital de giro com uma estimativa de quanto a empresa precisa ter em caixa em um dado espaço de tempo. 

No entanto, nem todos os donos de negócio sabem que é possível ter este valor sem recorrer aos bancos. Se você é um deles, então está no conteúdo certo!

Continue lendo para conhecer estratégias práticas para conseguir capital de giro sem precisar das instituições financeiras. Desejamos uma excelente leitura!

Como conseguir capital de giro

8 estratégias para ter capital de giro sem recorrer ao banco

Veja a seguir quais atitudes tomar em cada área relacionada à sua empresa para conseguir capital de giro a partir de estratégias simples, mas que farão toda a diferença positiva no financeiro do seu negócio. 

Leia com atenção para identificar qual delas é mais pertinente para o seu negócio. 

Estratégia 1. Clientes

A melhor estratégia aqui é antecipar as vendas e os seus recebimentos. Para isso, primeiro responda às perguntas:

  • Por que antecipar recebimentos: precisa trazer um conforto de liquidez ou tapar algum furo de caixa?

  • Quanto você precisa antecipar?
    Procure seu contador ou gerente financeiro e, em conjunto, monte seu fluxo de caixa para os próximos 6 meses.

  • De que maneira você vai receber? Boletos, cheques, depósitos em conta ou cartão de crédito?


Depois que estiverem respondidas essas perguntas, é hora de seguir o passo a passo da estratégia para adiantar seus recebimentos: 

Passo 1. Priorize vendas à vista ou vendas no cartão de crédito, pois, nesse último caso, é possível antecipar com a própria operadora ou o banco. Se for vender a prazo, priorize o boleto bancário. Cheques e crédito em conta não são recomendados. 

Passo 2. Compreenda seu público para decidir se vai vender à vista ou a prazo. Existem estratégias diferentes de venda para cada tipo de público:

  • Meus clientes preferem comprar à vista:
    Monte uma estratégia para deixar claras as vantagens de comprar à vista – juros altos no parcelamento.
  • Meus clientes preferem comprar a prazo:
    Monte uma estratégia que considere os juros, oferecendo parcelamentos maiores, para que as prestações fiquem pequenas.

Mas tem diferença receber à vista ou a prazo? Lembre-se: com o passar do tempo, o dinheiromuda de valor, decorrente da inflação e juros. Vendas a prazo precisam ter embutidas no seu cálculo o custo de capital mais o risco da inadimplência.

Preço à vista, por definição, é diferente do preço a prazo. Receber R$ 100 hoje é diferente de receber R$ 100 daqui a 6 meses.

Passo 3.1. No caso de vender a prazo usando cartão de crédito, a taxa inerente ao risco de inadimplência é a taxa do cartão, bastando apenas que coloque a taxa de juros do seu custo de capital (quanto o banco te cobraria para emprestar dinheiro).

Passo 3.2. No caso de vender usando boletos:

  • Informe no corpo dos boletos que, se os clientes pagarem antecipado, eles terão X% de desconto ao dia – o desconto tem que ser, no máximo, igual ao seu custo de capital;

  • Não esqueça de contatar os clientes antes do vencimento, para lembrá-los que a data do pagamento está chegando, e depois, caso necessário, para cobrá-los. ;

  • Coloque multa para pagamento com atraso – não significa que você irá cobrar se o cliente ligar renegociando, mas isso inibe atrasos. 

Passo 4.  Ao prestar os serviços ou vender os produtos, certifique-se de que eles foram aceitos pelo cliente. Podem servir como comprovantes a nota fiscal e os recibos de quitação dos serviços, entre outros. Se restarem dúvidas, converse com seu contador sobre o tema.

Passo 5. Utilize mecanismos de comunicação com os seus clientes, lembrando-os das vendas realizadas e das datas de pagamentos – WhatsApp funciona bem. 

Passo 6. Mantenha as informações dos seus clientes atualizadas. Para ter um relacionamento comercial e para fins de crédito e cobrança, é necessário que os dados como nome, endereço, telefone e e-mail sejam sempre atuais.

Estratégia 2. Estoque

Produto parado no estoque é dinheiro gasto à toa. Veja o que fazer: 

Passo 1. Faça uma lista com os produtos que possuem mais demanda, ou de maior giro de estoque – o que significa que se transformam mais rápido em dinheiro. Os demais são considerados produtos de menor giro. 

Na Conta Azul Pro, inclusive, você pode fazer a sua gestão completa do estoque, além de receber alertas quando um produto estiver acabando ou com a quantidade mínima.

Passo 2. Faça promoções sobre os produtos de menor giro. 

Passo 3. Não construa um estoque em excesso, pois isso pode acarretar em perdas financeiras, principalmente para quem trabalha com perecíveis.

Passo 4. Priorize a compra de produtos com maior giro ou liquidez, que é a capacidade de tornar o produto em dinheiro. Portanto, não compre nada que possa ficar muito tempo no estoque. 

Estratégia 3. Fornecedores

Não deixe os fornecedores na mão! Um bom relacionamento com esses parceiros faz a diferença na hora de obter crédito e negociar prazos de pagamentos mais longos – o que passa a ser fundamental em uma estratégia de preservação de caixa. 

Fornecedores de menor relevância na sua cadeia de vendas devem ter os pedidos diminuídos, e o seu foco deve ser naqueles que oferecem as melhores condições.

Já com os fornecedores prioritários é importantemanter um relacionamento mais próximo. Uma dica é evitar a comunicação por e-mail, que é um canal mais “frio”, e preferir as conversas por telefone.Outra alternativa é pedir prorrogação de pagamento, contanto que você consiga cumprí-lo.  

Estratégia 4. Impostos

Impostos foram feitos para serem pagos, mas não necessariamente à vista.

Converse com o seu contador sobre a possibilidade de parcelar impostos. A multa pode parecer cara, mas o prazo do parcelamento e os juros cobrados acabam se diluindo no tempo. 

Estratégia 5. Funcionários e salários

Siga alguns passos importantes para não errar na hora de tratar com seus colaboradores e, assim, conseguir manter uma boa gestão financeira e preservar o capital de giro:

Passo 1. Jamais deixe de pagar salários. Em vez disso, caso realmente esteja precisando reduzir os salários dos seus colaboradores, converse com seu contador e também com o setor jurídico; 

Passo 2. Analise profundamente a eficiência da sua empresa. Em momentos de crise, é hora de voltar para dentro e se tornar mais enxuta e eficiente. Portanto, pense em como automatizar processos e tornar as horas de trabalho mais produtivas.

Passo 3. Utilize o período de férias para fechar temporariamente parte do negócio. Se as suas vendas diminuem em uma determinada época, você pode programar o período de descanso para esse momento.Assim, quando o cenário econômico melhorar, você terá mais pessoal para lidar com a grande demanda. 

Estratégia 6. Investimentos

Não é hora de investir a longo prazo! 

Todos os investimentos com prazo de retorno esperado acima de 6 meses devem ser suspensos. Invista somente naquilo que trará retorno no curtíssimo prazo. Lembre-se: em momentos em que as vendas estão mais baixas, você precisa de dinheiro para o agora. 

Estratégia 7. Vendas – Operação

Na operação de vendas, é importante ter criatividade para entender o que o seu cliente precisa. Não se esqueça de que as vendas precisam sustentar o seu negócio. Para isso, siga o passo a passo: 

Passo 1. Feche unidades deficitárias. Você tem uma loja que não está vendendo bem? Pense na possibilidade de fechá-la e apostar somente naquelas que estão te trazendo saldo positivo – ou aposte no online. Postergar o fechamento somente aumentará seus custos;

Passo 2. Parcele o pagamento de eventuais rescisões – trabalhistas e/ou com fornecedores. Converse com seu contador para entender os prazos e juros.

Passo 3. Foque as vendas onde você tem mais força. Como já foi dito sobre estoque, na hora de comprar e vender, priorize os produtos de maior giro. Procure os clientes que sempre compram com você, ligue para eles, pergunte do que estão precisando, ofereça um serviço  de entrega.

Passo 4 Verifique a possibilidade de oferecer treinamentos para que a sua equipe atenda melhor os seus clientes. De início, pode parecer um custo, mas saiba que focar na qualidade é um alto investimento e que pode trazer bons retornos a curto prazo. 

Estratégia 8. Custos e Despesas

Corte os custos e despesas, mas sempre pensando na qualidade dos seus serviços. Aposte nos passos abaixo:  

Passo 1. Analise seus processos e torne-os mais fluidos e eficientes. É hora de automatizar para reduzir gastos e trabalho manual.

Passo 2. Reveja investimentos que talvez não sejam necessários no momento, como pequenas reformas e aquisição de materiais.  

Passo 3. Faça uma lista de prioridades, monte um bom planejamento e defina os responsáveis por cada tópico.

Como conseguir capital de giro

A tecnologia é essencial para um bom controle financeiro

Como vimos até aqui, o capital de giro é essencial para a saúde financeira de uma empresa. Isso porque ele garante que o negócio siga funcionando sem percalços até a entrada das receitas.

Para passar com tranquilidade por momentos em que os gastos são maiores do que os ganhos, é preciso saber como montar essa reserva. E, principalmente, como fazer isso com os próprios recursos da empresa, sem precisar recorrer a empréstimo.

Além das estratégias que apresentamos, um bom controle financeiro é fundamental para que a sua empresa tenha não só capital de giro, como também uma reserva para emergências e valores para investimentos no próprio negócio.

Quando você faz o controle dos lançamentos manualmente, surgem alguns problemas evitáveis. Além de tomar muito tempo, você expõe este processo ao risco de falhas manuais, como lançar uma nota errada ou até mesmo receber uma antecipação de cartão de crédito sem se dar conta. 

Para evitar problemas como esse, você pode otimizar seu controle financeiro com Conta Azul Pro, ERP online completo e perfeito para quem busca gerenciar a empresa de uma forma moderna e simples. 

Com a Conta Azul Pro, além do controle financeiro, você também pode gerenciar o estoque, controlar as vendas em tempo real e emitir notas fiscais e relatórios em poucos cliques. Tudo isso com uma plataforma que está no mercado há mais de 10 anos.

Para finalizar, temos ainda mais um benefício: pelo seu celular,com o app Conta Azul de Bolso, é possível gerenciar o estoque, o fluxo de caixa e as vendas mesmo fora do escritório e longe do computador.

Tenha mais controle sobre as finanças da empresa e se planeje para imprevistos com a Conta Azul Pro! Faça agora o teste grátis, sem compromisso!

Leia mais

Leia também