Como comprar uma empresa que já existe

Como comprar uma empresa que já existe

Alguns empresários entendem que comprar uma empresa já existente representa um risco menor do que começar um novo negócio a partir do zero. Outros ficam em dúvida em como avaliar uma empresa. Embora possa ser menos arriscado em alguns aspectos, você deve estar atento para garantir o sucesso dessa compra.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Se você decidiu comprar uma empresa em funcionamento, deve ter certeza de que está fazendo a escolha certa em seu novo empreendimento. Veja agora algumas dicas de como comprar uma empresa.

Vantagens de escolher uma empresa já existente

Há muitos aspectos favoráveis ​​para a compra de uma empresa já existente, como a redução drástica dos investimentos iniciais. Além disso, pode ser possível operar com um bom fluxo de caixa por causa do estoque e dos créditos existentes.

Desvantagens de escolher uma empresa já existente

O investimento pode ser muito maior do que o custo de iniciar um novo negócio, por causa da base de clientes, marcas e número de empregados que já trabalham na empresa. Além disso, você deve estar ciente dos problemas ocultos associados ao negócio, como dívidas que você pode não ser capaz de pagar.

Quando você se tornar proprietário de uma empresa, existem itens que precisam ser abordados antes de entrar em quaisquer acordos ou transações comerciais:

  1. Licenças e autorizações: a maioria das empresas precisa de licenças e autorizações para operar. O tipo de licença ou autorização que você precisa depende do ramo do seu negócio e do estado em que a empresa está localizada. Verifique se a empresa que você pretende adquirir está em dia com as licenças e autorizações.
  2. Zoneamento: o zoneamento pode afetar o tipo de negócio que você está pretendendo operar em uma área residencial, por exemplo. Verifique as leis básicas de zoneamento para assegurar que a sua empresa está cumprindo todas as leis em sua área.

Fazendo pesquisa para comprar um negócio

Depois de ter encontrado um negócio que você gostaria de comprar, é importante a realização de uma investigação objetiva completa. A lista a seguir contém algumas informações importantes que você deve incluir quando tiver o objetivo de comprar empresas.

  • Acordo de confidencialidade: um acordo de confidencialidade indica que você não usará as informações sobre o negócio do vendedor para qualquer outra finalidade que não tomar a decisão de comprá-lo.
  • Contratos e concessões: se a empresa tem um contrato de arrendamento atual para o local, esteja ciente de que você pode assumir a locação existente das instalações da empresa ou negociar um novo contrato.
  • Demonstrações financeiras: examinar as demonstrações financeiras do negócio dos últimos cinco anos. Se necessário contrate uma empresa de contabilidade ou um contador. Ele é o cara para ajudar nisso!
  • Declarações de imposto: revise as declarações fiscais últimos cinco anos. Isso irá ajudá-lo a determinar a rentabilidade do negócio, bem como qualquer responsabilidade fiscal ou divida.
  • Documentos importantes: numerosos documentos devem ser verificados durante a sua investigação. Exemplos incluem documentos de propriedade, listas de clientes, registros de vendas, materiais publicitários, número de empregados e informações gerenciais e contratos.
  • Ajuda profissional: um advogado qualificado deve ser convocado para ajudar a analisar os documentos legais e de organização do negócio que você está planejando comprar. Além disso, um contador pode ajudar com uma avaliação completa da situação financeira da empresa. Esse processo é fundamental na forma de como avaliar uma empresa.

Contrato de compra e venda de empresas

O contrato de compra e venda é o documento-chave para finalizar a compra do negócio. Este acordo define tudo o que você pretende comprar, incluindo ativos de negócios, listas de clientes, propriedade intelectual, entre outros. Se você não tem um advogado para ajudá-lo a elaborar os termos da venda, você deve fazer pelo menos uma revisão do acordo antes de assiná-lo.

Lista de verificação para fechar o negócio

O fechamento é o passo final no processo de compra de uma empresa. Tenha em mente que você deve ter um advogado disponível para rever toda a documentação necessária para a transferência do negócio. Os seguintes itens devem ser abordados no fechamento:

  • Preço de aquisição ajustado: isso irá incluir itens como aluguel, utilitários e o inventário até o momento do fechamento do contrato.
  • Veículos: se a compra do negócio inclui veículos, você pode ter para completar os documentos de transferência para os veículos. Verifique com o DETRAN o procedimento correto e formulários necessários.
  • Patentes, marcas e direitos autorais: se houver alguma patente, marcas ou direitos autorais relacionados com o negócio, pode ser necessário transferir tais direitos para completar os formulários necessários como parte da transação.
  • Acordo/Emprego consulta: Se o vendedor está concordando em permanecer ligado durante um determinado período de tempo, esta documentação é necessária para os fins legais.

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora


E então, qual dessas informações chamou mais a sua atenção? Gostaria de saber mais sobre comprar empresa aberta? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e divida conosco sua opinião. Participe!

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?