Skip to main content

Como aumentar as vendas em 2022: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Sobre o que estamos falando?

  • Quer vender mais em 2022? Então você está no lugar certo: reunimos neste conteúdo tudo o que precisa saber sobre o assunto, independente do tamanho ou ramo de atuação da sua empresa;
  • Aproveitar as datas comemorativas, fidelizar os clientes, criar promoções interessantes e divulgar os seus produtos ou serviços em boas plataformas são algumas estratégias para aumentar o seu faturamento em 2022;
  • Tão importante quanto vender mais é estar preparado para atender toda a demanda. Do contrário, você corre o risco de perder vendas. Por um preço acessível, modernize sua empresa para vender mais com a Conta Azul!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

vender-2

Ter sucesso financeiro e aumentar as vendas deve ser alguns de seus desejos como empreendedor, mas sejamos francos: não dá para esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Hoje, qualidade, divulgação e atendimento não são mais diferenciais, são expectativas mínimas que os clientes depositam sobre seu negócio.

O consumidor espera uma boa experiência de compra, facilidade para entrar em contato com a empresa, vendas multicanal e, claro, os melhores preços. 

Encantar a clientela hoje é bem mais desafiador do que a alguns anos atrás, por isso, nada melhor do que estar atualizado, por dentro das tendências e das boas práticas que o mercado exige.

Que tal dar uma repaginada nas suas ações e descobrir como aumentar as vendas com inteligência? Montamos um guia completinho para você, tudo com dicas simples de entender e fáceis de aplicar. Veja o que te espera a seguir:

Te desejamos uma leitura incrível e muitos aprendizados!

Quero aumentar minhas vendas. Por onde começar? 

Muitas vezes, diante de tantas tarefas operacionais do dia a dia, você pode acabar deixando para depois a parte estratégica da empresa. No entanto, antes de pensar nas promoções, nas negociações com os fornecedores ou em cortar custos, para vender mais, é fundamental entender a situação real do negócio e fazer um bom planejamento.

Ouvir os colaboradores também é muito importante para aumentar as vendas. Afinal, eles são a linha de frente e estão em contato direto com o cliente. Outro aspecto indispensável é ter acesso aos números do negócio.

Quais são os itens ou serviços mais vendidos? E os que saem menos? Quando um cliente leva determinado produto, ele costuma comprar outro para complementar?

Para ver esses dados, você precisa contar com um bom sistema de gestão. Com a Conta Azul, em poucos cliques, você tem acesso a todas essas informações e consegue gerenciar desde o processo de vendas até a emissão das notas fiscais. 

Depois do planejamento feito, você deve definir as metas do negócio, considerando o curto, médio e longo prazo. Elas devem guiar a sua equipe e todas as tomadas de decisão da sua empresa. 

Clique no banner para conferir nosso conteúdo completo sobre como fazer um planejamento na prática, e conheça também a história de Roy e Michelle, casal que percorreu mais de 300 mil quilômetros de carro pelo mundo!

vendas-14

O que é e como vender em multicanais?

Marketplaces, redes sociais, TV, pontos físicos, televendas… A estratégia multicanal significa estar nos canais de vendas onde o público está presente. A ideia é trazer mais comodidade para o consumidor. 

Confira agora algumas dicas para vender mais considerando múltiplos canais de vendas! 

Estude os tipos de canais em que seu público está

Antes da internet se tornar popular, as empresas não tinham tantos canais de vendas disponíveis. Hoje, a realidade é bem diferente e, com baixo investimento, você pode estar em vários canais ao mesmo tempo. 

Porém, é preciso estudar o público, de modo a descobrir quais são os canais mais interessantes para investir. Com isso, você:

  • Economiza tempo e dinheiro, focando apenas onde seu cliente realmente está;

  • Aumenta as suas chances de conquistar bons resultados.

Para isso, converse com seus clientes e observe qual canal que eles mais entram em contato com a sua empresa. Além disso, fazer pesquisas — online, por telefone ou até impressas — é fundamental. 

Defina estratégias de distribuição e trocas

Considerando os canais de vendas escolhidos, defina como os produtos chegarão aos clientes, se será por transportadora, entrega própria ou Correios.

Pense também em como serão as trocas, prazos e condições. Lembre-se que essas informações devem estar claras para o cliente, assim como o tempo de entrega.

Com o Receba Fácil da Conta Azul, você pode vender pela internet e receber sem precisar de site ou plataforma específica.

Clique aqui para conhecer a solução que facilita os recebimentos para sua empresa!

Quer vender mais em 2022? Então você está no lugar certo: reunimos neste conteúdo tudo o que precisa saber sobre o assunto, independente do tamanho ou ramo de atuação da sua empresa;

Faça um bom acompanhamento do estoque 

Para que a estratégia multicanal seja eficiente, o estoque da sua empresa precisa estar integrado. Isso significa que, assim que o produto for vendido no site, por exemplo, essa informação deve ser atualizada em todos os outros canais de vendas.

Assim, você evita que produtos sejam vendidos sem estoque e a insatisfação do cliente, o que é algo extremamente negativo para a imagem da empresa. 

Com o App Conta Azul de Bolso, você monitora o estoque pelo celular e evita surpresas desagradáveis. Clique aqui para saber mais

Considere seu objetivo de presença digital

Conquistar mais seguidores? Vender mais? Se destacar da concorrência?

O seu objetivo de presença digital deve estar alinhado com as estratégias multicanal. Isso porque, atualmente, as redes sociais são consideradas canais importantes para qualquer empresa.

Se você ainda está com dúvidas sobre quais canais de comunicação são mais interessantes para o consumidor final, clique no banner abaixo e saiba mais! 

vendas-13

Produtos mais vendidos pela internet no Brasil 

As vendas online aumentaram nos últimos anos no Brasil. Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 48,41% em comparação com o ano anterior. Em novembro de 2021, as vendas online do varejo aumentaram 17,9%, se tornando o maior percentual desde 2018. 

As categorias mais procuradas foram:

  • Escritório, informática e comunicação (43,4%); 

  • Móveis e eletrodomésticos (28%);

  • Tecidos, vestuário e calçados (10,2%).

Alguns marketplaces também divulgaram os produtos mais vendidos em 2021. Confira o top 3 dos gigantes das vendas online no Brasil:

  • Mercado Livre: computadores e acessórios de informática, celulares e jogos;

  • Hotmart: cursos de design, empreendedorismo digital e finanças;

  • Amazon: games, kindle, controles para video game;

  • Americanas: jogos de panelas, smartphones e móveis;

  • Aliexpress: artigos de moda feminina e masculina, celulares e capas para celular;

  • Shopee: máscara descartável, sabão em pó e cápsula de café.

Para 2022, as expectativas são positivas e é esperado um crescimento de 8% nas vendas pela internet. O ticket médio, no entanto, pode se manter estável em R$ 460,00, conforme as pesquisas.

Sabia que a Conta Azul faz integração com o Mercado Livre, Nuvem Shop e mais de 50 plataformas? Conheça todas as possibilidades de integrações clicando aqui!

Melhores produtos e plataformas para alavancar suas vendas online

Hoje, existe no mercado uma infinidade de plataformas para anunciar e vender produtos. Porém, cada uma delas tem objetivos diferentes. Quer um exemplo?

Para quem vende comida, é mais interessante anunciar no iFood do que no Mercado Livre, por exemplo; agora, se você quer vender algo usado ou até divulgar um serviço, a OLX é a mais indicada.

Veja na tabela abaixo as melhores plataformas para anunciar alguns tipos de produtos e serviços. 

Produtos e Serviços

Plataformas

Alimentação (marmitas fitness, lanches e refeições em geral)

iFood, 99Food e James Delivery

Serviços em geral (construção civil, reparos, beleza e estética, babás, reparos e cursos)

Getninjas e 99Jobs

Produtos não perecíveis em geral (roupas, sapatos, ferramentas, eletrônicos, móveis e eletrodomésticos)

Mercado Livre, OLX, Instagram Shop e Marketplace do Facebook

Peças de brechó (roupas, decoração, sapatos e livros)

Enjoei e eBay

Carros e motos

ICarros e Webmotors

Aluguel de casas, pontos comerciais, apartamentos e quartos

Airbnb, Loft e QuintoAndar

 

Para cada produto ou serviço existe mais de uma opção de plataforma, o que pode despertar dúvidas na hora da escolha. Para facilitar este processo, você pode considerar os seguintes aspectos:

  • Taxa de serviço. Algumas cobram uma taxa de serviço mensal, enquanto outras a cada produto ou serviço vendido. Analise o que faz mais sentido para você;

  • Plataformas mais usadas na sua região;

  • Funcionalidades extras. No iFood, por exemplo, a empresa pode optar por colocar um GPS no entregador para que o cliente visualize a rota; 

  • Suporte oferecido pela plataforma;

  • Facilidades na entrega.

A Conta Azul é a plataforma de gestão ideal para o seu negócio. Teste já gratuitamente!

Como aumentar as vendas? 7 dicas para aplicar já no seu negócio!

 

1. Tenha um bom planejamento de vendas

Planejar as promoções, datas comemorativas e os canais de comunicação que serão trabalhados é essencial para aumentar as vendas. Esse planejamento precisa ser feito com antecedência.

Então, sabendo que o dia das mães é no segundo domingo do mês de maio e que você naturalmente tem um movimento maior nesse período, as ações promocionais precisam ser planejadas pelo menos no início de abril. Assim, você ganha tempo até para testar as ações promocionais e ajustar o que for necessário. 

vendas-12

2. Teste os melhores canais de comunicação

Para alguns públicos, anunciar na TV ou até entregar panfletos pode ser interessante; para outros, basta uma boa trend no TikTok para a sua promoção se espalhar e você vender mais. 

Estude o seu público para descobrir em qual canal de comunicação ele está e crie estratégias direcionadas para ele. Uma propaganda na televisão não é para as mesmas pessoas que uma publicação no Instagram, por exemplo. 

3. Ouça seu público atentamente

Críticas, elogios, sugestões: escute e analise absolutamente tudo que o seu público disser. Para isso, esteja de olho nos comentários e nas mensagens que você recebe nas redes sociais e nos feedbacks sobre os produtos ou serviços.

Escutando o cliente, você pode descobrir aspectos importantes a serem analisados e ajustados no seu negócio. 

Aproveitar as datas comemorativas, fidelizar os clientes, criar promoções interessantes e divulgar os seus produtos ou serviços em boas plataformas são algumas estratégias para aumentar o seu faturamento em 2022;

4. Exerça um atendimento consultivo

Ao oferecer um atendimento consultivo, mais próximo e atencioso, além de ter mais facilidade para resolver o problema do cliente, você fortalece o relacionamento e a confiança. 

Para isso, ofereça treinamentos e capacitações para toda a equipe sobre atendimento ao cliente. É importante também contar com um sistema ERP para registrar as preferências da clientela. De posse dessas informações você pode criar estratégias de venda direcionadas, economizando tempo e dinheiro. 

Inclusive, mais adiante neste conteúdo, você pode baixar o seu Kit de Vendas completo. Dentre os materiais, temos um Guia para Treinamento de Vendedores. Continue a leitura!

5. Mostre o real valor do seu produto ou serviço 

Se o cliente reconhece o valor do produto ou serviço, o preço se torna irrelevante, no sentido de que ele pagará mais caro para ter acesso aos benefícios que farão a diferença para ele. 

Mostre na prática as características e os diferenciais da sua empresa em relação à concorrência. Lembre-se de apontar aquilo que é importante para o cliente e não o que você considera como relevante. 

6. Aplique estratégias de recompra

Não abandone o cliente que já comprou, pense em estratégias para ele retornar e faça novas compras. Brindes, descontos, combos são algumas opções que você pode aplicar no negócio. 

Essas estratégias devem andar com um bom processo de pós-venda. Sobre esse assunto, temos também um conteúdo completo, confira: Como fidelizar mais clientes no pós vendas

7. Aposte em uma gestão automatizada

Quando um cliente pergunta se determinado produto está disponível no estoque, o que você faz? Confere as unidades manualmente? Liga para a funcionária de folga para tirar a dúvida?

A tecnologia é indispensável para vender mais. Utilizando um bom sistema de gestão, você melhora o controle do estoque, das vendas, do fluxo de caixa e até do atendimento, além de automatizar vários processos manuais. 

As informações também ficam centralizadas em um único local e você pode acessá-las quando precisar, sem depender de outras pessoas.

(4)_Infográfico_-_Saiba-tudo-sobre-como-aumentar-as-vendas-do-seu-negócio

Quer mais dicas como essas? Clique no banner abaixo e descubra como vender mais e melhor em 2022!

vendas-11

Saiba como fazer promoções que realmente funcionam

 

Defina seu objetivo e como irá alcançá-lo

Uma boa promoção não se resume apenas à redução de preços. É preciso ter um objetivo claro e criar um bom planejamento para alcançá-lo. 

“Ah, mas o objetivo de uma promoção é vender mais”.

Este é um pensamento comum, no entanto, equivocado. As promoções podem ter muitos mais objetivos do que a venda propriamente dita. Se você está com novos produtos no catálogo, pode fazer uma oferta para divulgá-los; caso tenha produtos no estoque parados, uma boa promoção pode acelerar as vendas. 

Vale ressaltar que toda a equipe deve estar ciente dos objetivos da promoção. Isso facilita a forma como o cliente será conduzido à venda. 

Tenha uma data de início e fim da promoção

Ao planejar as promoções, defina todos os prazos e informe o público. Com isso você ativa o gatilho mental da escassez, atraindo os clientes pelo medo de perder oferta.

Caso a sua oferta faça bastante sucesso ou tenha um movimento mais fraco, você pode até prorrogá-la, porém, não exagere nessa flexibilidade. Caso contrário, a credibilidade da sua empresa pode ficar abalada perante o público. 

É importante também definir os prazos internos para a preparação das ofertas, os responsáveis por acompanhá-los e informar tudo isso aos colaboradores. 

Divulgue as promoções onde seus clientes estão presentes

Se você sabe onde estão os seus clientes, foque a divulgação nesses canais. É claro que é possível testar novos canais de comunicação, no entanto, dependendo da situação da sua empresa, talvez não valha a pena arriscar.

Com a divulgação, organize a equipe para o atendimento. Afinal, não há nada mais frustrante para um cliente do que ter dificuldades para entrar em contato com a empresa. 

Dependendo da época do ano, pode até ser interessante fazer contratações extras para manter um padrão de qualidade no atendimento.

Ofereça vantagens reais aos clientes

O foco das promoções deve ser sempre os benefícios reais dos produtos ou serviços. Dizer que uma blusa é linda é muito vago, mas, falar que se trata de um tecido de boa qualidade e que combina com uma determinada calça é mostrar as vantagens que o cliente terá ao adquiri-la.

Como já falamos, sempre que possível é importante ressaltar o valor daquilo que você oferece, de modo que o preço baixo seja visto como um “presente”. E para que a sua promoção faça sucesso, esse tipo de abordagem deve estar em todos os canais de comunicação, das redes sociais até o atendimento presencial, caso tenha. 

Use e abuse dos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais despertam emoções nos clientes e devem ser usados conforme o objetivo da promoção. Ao todo, são mais de 12 gatilhos, sendo os mais comuns:

  • Escassez: desperta a sensação de perda, ou seja, de que seu produto ou serviço pode acabar antes dela alcançar. Exemplo: “restam apenas duas vagas para o curso de design!”;

  • Urgência: acelera a compra em meio a um prazo curto da oferta. Exemplo: “somente hoje, curso de design por R$ 100,00!”;

  • Reciprocidade: demonstrar empatia ao seu cliente e oferecer algo gratuito, como uma degustação ou brinde. Exemplo: “preparamos um pacote de aulas gratuitas do curso de design para você aproveitar”;

  • Prova social: depoimentos de clientes para mostrar autoridade. Exemplo: “várias pessoas que fizeram este curso de design já estão empregadas”.

Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas, quando bem exploradas, podem gerar ótimos resultados. Você pode tanto aproveitar desde as datas mais conhecidas, como Dia das Mães ou Natal, até aquelas menos famosas, mas que fazem sentido para o seu negócio. 

Quem tem uma livraria, pode fazer promoções no Dia do Livro ou no Dia da Escola; academias podem aproveitar o Dia da Saúde e da Nutrição e a docerias o Dia Mundial do Chocolate.

Conheça Conta Azul

contaazul.com

© 2023 Conta Azul ® Todos os Direitos Reservados