Como aumentar as vendas em 2022: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Sobre o que estamos falando?

  • Quer vender mais em 2022? Então você está no lugar certo: reunimos neste conteúdo tudo o que precisa saber sobre o assunto, independente do tamanho ou ramo de atuação da sua empresa;
  • Aproveitar as datas comemorativas, fidelizar os clientes, criar promoções interessantes e divulgar os seus produtos ou serviços em boas plataformas são algumas estratégias para aumentar o seu faturamento em 2022;
  • Tão importante quanto vender mais é estar preparado para atender toda a demanda. Do contrário, você corre o risco de perder vendas. Por um preço acessível, modernize sua empresa para vender mais com a Conta Azul!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

vender-2

Ter sucesso financeiro e aumentar as vendas deve ser alguns de seus desejos como empreendedor, mas sejamos francos: não dá para esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Hoje, qualidade, divulgação e atendimento não são mais diferenciais, são expectativas mínimas que os clientes depositam sobre seu negócio.

O consumidor espera uma boa experiência de compra, facilidade para entrar em contato com a empresa, vendas multicanal e, claro, os melhores preços. 

Encantar a clientela hoje é bem mais desafiador do que a alguns anos atrás, por isso, nada melhor do que estar atualizado, por dentro das tendências e das boas práticas que o mercado exige.

Que tal dar uma repaginada nas suas ações e descobrir como aumentar as vendas com inteligência? Montamos um guia completinho para você, tudo com dicas simples de entender e fáceis de aplicar. Veja o que te espera a seguir:

Te desejamos uma leitura incrível e muitos aprendizados!

Quero aumentar minhas vendas. Por onde começar? 

Muitas vezes, diante de tantas tarefas operacionais do dia a dia, você pode acabar deixando para depois a parte estratégica da empresa. No entanto, antes de pensar nas promoções, nas negociações com os fornecedores ou em cortar custos, para vender mais, é fundamental entender a situação real do negócio e fazer um bom planejamento.

Ouvir os colaboradores também é muito importante para aumentar as vendas. Afinal, eles são a linha de frente e estão em contato direto com o cliente. Outro aspecto indispensável é ter acesso aos números do negócio.

Quais são os itens ou serviços mais vendidos? E os que saem menos? Quando um cliente leva determinado produto, ele costuma comprar outro para complementar?

Para ver esses dados, você precisa contar com um bom sistema de gestão. Com a Conta Azul, em poucos cliques, você tem acesso a todas essas informações e consegue gerenciar desde o processo de vendas até a emissão das notas fiscais. 

Depois do planejamento feito, você deve definir as metas do negócio, considerando o curto, médio e longo prazo. Elas devem guiar a sua equipe e todas as tomadas de decisão da sua empresa. 

Clique no banner para conferir nosso conteúdo completo sobre como fazer um planejamento na prática, e conheça também a história de Roy e Michelle, casal que percorreu mais de 300 mil quilômetros de carro pelo mundo!

vendas-14

O que é e como vender em multicanais?

Marketplaces, redes sociais, TV, pontos físicos, televendas… A estratégia multicanal significa estar nos canais de vendas onde o público está presente. A ideia é trazer mais comodidade para o consumidor. 

Confira agora algumas dicas para vender mais considerando múltiplos canais de vendas! 

Estude os tipos de canais em que seu público está

Antes da internet se tornar popular, as empresas não tinham tantos canais de vendas disponíveis. Hoje, a realidade é bem diferente e, com baixo investimento, você pode estar em vários canais ao mesmo tempo. 

Porém, é preciso estudar o público, de modo a descobrir quais são os canais mais interessantes para investir. Com isso, você:

  • Economiza tempo e dinheiro, focando apenas onde seu cliente realmente está;

  • Aumenta as suas chances de conquistar bons resultados.

Para isso, converse com seus clientes e observe qual canal que eles mais entram em contato com a sua empresa. Além disso, fazer pesquisas — online, por telefone ou até impressas — é fundamental. 

Defina estratégias de distribuição e trocas

Considerando os canais de vendas escolhidos, defina como os produtos chegarão aos clientes, se será por transportadora, entrega própria ou Correios.

Pense também em como serão as trocas, prazos e condições. Lembre-se que essas informações devem estar claras para o cliente, assim como o tempo de entrega.

Com o Receba Fácil da Conta Azul, você pode vender pela internet e receber sem precisar de site ou plataforma específica.

Clique aqui para conhecer a solução que facilita os recebimentos para sua empresa!

Faça um bom acompanhamento do estoque 

Para que a estratégia multicanal seja eficiente, o estoque da sua empresa precisa estar integrado. Isso significa que, assim que o produto for vendido no site, por exemplo, essa informação deve ser atualizada em todos os outros canais de vendas.

Assim, você evita que produtos sejam vendidos sem estoque e a insatisfação do cliente, o que é algo extremamente negativo para a imagem da empresa. 

Com o App Conta Azul de Bolso, você monitora o estoque pelo celular e evita surpresas desagradáveis. Clique aqui para saber mais

Considere seu objetivo de presença digital

Conquistar mais seguidores? Vender mais? Se destacar da concorrência?

O seu objetivo de presença digital deve estar alinhado com as estratégias multicanal. Isso porque, atualmente, as redes sociais são consideradas canais importantes para qualquer empresa.

Se você ainda está com dúvidas sobre quais canais de comunicação são mais interessantes para o consumidor final, clique no banner abaixo e saiba mais! 

vendas-13

Produtos mais vendidos pela internet no Brasil 

As vendas online aumentaram nos últimos anos no Brasil. Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 48,41% em comparação com o ano anterior. Em novembro de 2021, as vendas online do varejo aumentaram 17,9%, se tornando o maior percentual desde 2018. 

As categorias mais procuradas foram:

  • Escritório, informática e comunicação (43,4%); 

  • Móveis e eletrodomésticos (28%);

  • Tecidos, vestuário e calçados (10,2%).

Alguns marketplaces também divulgaram os produtos mais vendidos em 2021. Confira o top 3 dos gigantes das vendas online no Brasil:

  • Mercado Livre: computadores e acessórios de informática, celulares e jogos;

  • Hotmart: cursos de design, empreendedorismo digital e finanças;

  • Amazon: games, kindle, controles para video game;

  • Americanas: jogos de panelas, smartphones e móveis;

  • Aliexpress: artigos de moda feminina e masculina, celulares e capas para celular;

  • Shopee: máscara descartável, sabão em pó e cápsula de café.

Para 2022, as expectativas são positivas e é esperado um crescimento de 8% nas vendas pela internet. O ticket médio, no entanto, pode se manter estável em R$ 460,00, conforme as pesquisas.

Sabia que a Conta Azul faz integração com o Mercado Livre, Nuvem Shop e mais de 50 plataformas? Conheça todas as possibilidades de integrações clicando aqui!

Melhores produtos e plataformas para alavancar suas vendas online

Hoje, existe no mercado uma infinidade de plataformas para anunciar e vender produtos. Porém, cada uma delas tem objetivos diferentes. Quer um exemplo?

Para quem vende comida, é mais interessante anunciar no iFood do que no Mercado Livre, por exemplo; agora, se você quer vender algo usado ou até divulgar um serviço, a OLX é a mais indicada.

Veja na tabela abaixo as melhores plataformas para anunciar alguns tipos de produtos e serviços. 

Produtos e Serviços

Plataformas

Alimentação (marmitas fitness, lanches e refeições em geral)

iFood, 99Food e James Delivery

Serviços em geral (construção civil, reparos, beleza e estética, babás, reparos e cursos)

Getninjas e 99Jobs

Produtos não perecíveis em geral (roupas, sapatos, ferramentas, eletrônicos, móveis e eletrodomésticos)

Mercado Livre, OLX, Instagram Shop e Marketplace do Facebook

Peças de brechó (roupas, decoração, sapatos e livros)

Enjoei e eBay

Carros e motos

ICarros e Webmotors

Aluguel de casas, pontos comerciais, apartamentos e quartos

Airbnb, Loft e QuintoAndar

 

Para cada produto ou serviço existe mais de uma opção de plataforma, o que pode despertar dúvidas na hora da escolha. Para facilitar este processo, você pode considerar os seguintes aspectos:

  • Taxa de serviço. Algumas cobram uma taxa de serviço mensal, enquanto outras a cada produto ou serviço vendido. Analise o que faz mais sentido para você;

  • Plataformas mais usadas na sua região;

  • Funcionalidades extras. No iFood, por exemplo, a empresa pode optar por colocar um GPS no entregador para que o cliente visualize a rota; 

  • Suporte oferecido pela plataforma;

  • Facilidades na entrega.

A Conta Azul é a plataforma de gestão ideal para o seu negócio. Teste já gratuitamente!

Como aumentar as vendas? 7 dicas para aplicar já no seu negócio!

 

1. Tenha um bom planejamento de vendas

Planejar as promoções, datas comemorativas e os canais de comunicação que serão trabalhados é essencial para aumentar as vendas. Esse planejamento precisa ser feito com antecedência.

Então, sabendo que o dia das mães é no segundo domingo do mês de maio e que você naturalmente tem um movimento maior nesse período, as ações promocionais precisam ser planejadas pelo menos no início de abril. Assim, você ganha tempo até para testar as ações promocionais e ajustar o que for necessário. 

vendas-12

2. Teste os melhores canais de comunicação

Para alguns públicos, anunciar na TV ou até entregar panfletos pode ser interessante; para outros, basta uma boa trend no TikTok para a sua promoção se espalhar e você vender mais. 

Estude o seu público para descobrir em qual canal de comunicação ele está e crie estratégias direcionadas para ele. Uma propaganda na televisão não é para as mesmas pessoas que uma publicação no Instagram, por exemplo. 

3. Ouça seu público atentamente

Críticas, elogios, sugestões: escute e analise absolutamente tudo que o seu público disser. Para isso, esteja de olho nos comentários e nas mensagens que você recebe nas redes sociais e nos feedbacks sobre os produtos ou serviços.

Escutando o cliente, você pode descobrir aspectos importantes a serem analisados e ajustados no seu negócio. 

4. Exerça um atendimento consultivo

Ao oferecer um atendimento consultivo, mais próximo e atencioso, além de ter mais facilidade para resolver o problema do cliente, você fortalece o relacionamento e a confiança. 

Para isso, ofereça treinamentos e capacitações para toda a equipe sobre atendimento ao cliente. É importante também contar com um sistema ERP para registrar as preferências da clientela. De posse dessas informações você pode criar estratégias de venda direcionadas, economizando tempo e dinheiro. 

Inclusive, mais adiante neste conteúdo, você pode baixar o seu Kit de Vendas completo. Dentre os materiais, temos um Guia para Treinamento de Vendedores. Continue a leitura!

5. Mostre o real valor do seu produto ou serviço 

Se o cliente reconhece o valor do produto ou serviço, o preço se torna irrelevante, no sentido de que ele pagará mais caro para ter acesso aos benefícios que farão a diferença para ele. 

Mostre na prática as características e os diferenciais da sua empresa em relação à concorrência. Lembre-se de apontar aquilo que é importante para o cliente e não o que você considera como relevante. 

6. Aplique estratégias de recompra

Não abandone o cliente que já comprou, pense em estratégias para ele retornar e faça novas compras. Brindes, descontos, combos são algumas opções que você pode aplicar no negócio. 

Essas estratégias devem andar com um bom processo de pós-venda. Sobre esse assunto, temos também um conteúdo completo, confira: Como fidelizar mais clientes no pós vendas

7. Aposte em uma gestão automatizada

Quando um cliente pergunta se determinado produto está disponível no estoque, o que você faz? Confere as unidades manualmente? Liga para a funcionária de folga para tirar a dúvida?

A tecnologia é indispensável para vender mais. Utilizando um bom sistema de gestão, você melhora o controle do estoque, das vendas, do fluxo de caixa e até do atendimento, além de automatizar vários processos manuais. 

As informações também ficam centralizadas em um único local e você pode acessá-las quando precisar, sem depender de outras pessoas.

(4)_Infográfico_-_Saiba-tudo-sobre-como-aumentar-as-vendas-do-seu-negócio

Quer mais dicas como essas? Clique no banner abaixo e descubra como vender mais e melhor em 2022!

vendas-11

Saiba como fazer promoções que realmente funcionam

 

Defina seu objetivo e como irá alcançá-lo

Uma boa promoção não se resume apenas à redução de preços. É preciso ter um objetivo claro e criar um bom planejamento para alcançá-lo. 

“Ah, mas o objetivo de uma promoção é vender mais”.

Este é um pensamento comum, no entanto, equivocado. As promoções podem ter muitos mais objetivos do que a venda propriamente dita. Se você está com novos produtos no catálogo, pode fazer uma oferta para divulgá-los; caso tenha produtos no estoque parados, uma boa promoção pode acelerar as vendas. 

Vale ressaltar que toda a equipe deve estar ciente dos objetivos da promoção. Isso facilita a forma como o cliente será conduzido à venda. 

Tenha uma data de início e fim da promoção

Ao planejar as promoções, defina todos os prazos e informe o público. Com isso você ativa o gatilho mental da escassez, atraindo os clientes pelo medo de perder oferta.

Caso a sua oferta faça bastante sucesso ou tenha um movimento mais fraco, você pode até prorrogá-la, porém, não exagere nessa flexibilidade. Caso contrário, a credibilidade da sua empresa pode ficar abalada perante o público. 

É importante também definir os prazos internos para a preparação das ofertas, os responsáveis por acompanhá-los e informar tudo isso aos colaboradores. 

Divulgue as promoções onde seus clientes estão presentes

Se você sabe onde estão os seus clientes, foque a divulgação nesses canais. É claro que é possível testar novos canais de comunicação, no entanto, dependendo da situação da sua empresa, talvez não valha a pena arriscar.

Com a divulgação, organize a equipe para o atendimento. Afinal, não há nada mais frustrante para um cliente do que ter dificuldades para entrar em contato com a empresa. 

Dependendo da época do ano, pode até ser interessante fazer contratações extras para manter um padrão de qualidade no atendimento.

Ofereça vantagens reais aos clientes

O foco das promoções deve ser sempre os benefícios reais dos produtos ou serviços. Dizer que uma blusa é linda é muito vago, mas, falar que se trata de um tecido de boa qualidade e que combina com uma determinada calça é mostrar as vantagens que o cliente terá ao adquiri-la.

Como já falamos, sempre que possível é importante ressaltar o valor daquilo que você oferece, de modo que o preço baixo seja visto como um “presente”. E para que a sua promoção faça sucesso, esse tipo de abordagem deve estar em todos os canais de comunicação, das redes sociais até o atendimento presencial, caso tenha. 

Use e abuse dos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais despertam emoções nos clientes e devem ser usados conforme o objetivo da promoção. Ao todo, são mais de 12 gatilhos, sendo os mais comuns:

  • Escassez: desperta a sensação de perda, ou seja, de que seu produto ou serviço pode acabar antes dela alcançar. Exemplo: “restam apenas duas vagas para o curso de design!”;

  • Urgência: acelera a compra em meio a um prazo curto da oferta. Exemplo: “somente hoje, curso de design por R$ 100,00!”;

  • Reciprocidade: demonstrar empatia ao seu cliente e oferecer algo gratuito, como uma degustação ou brinde. Exemplo: “preparamos um pacote de aulas gratuitas do curso de design para você aproveitar”;

  • Prova social: depoimentos de clientes para mostrar autoridade. Exemplo: “várias pessoas que fizeram este curso de design já estão empregadas”.

Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas, quando bem exploradas, podem gerar ótimos resultados. Você pode tanto aproveitar desde as datas mais conhecidas, como Dia das Mães ou Natal, até aquelas menos famosas, mas que fazem sentido para o seu negócio. 

Quem tem uma livraria, pode fazer promoções no Dia do Livro ou no Dia da Escola; academias podem aproveitar o Dia da Saúde e da Nutrição e a docerias o Dia Mundial do Chocolate.

A dica principal é identificar essas datas com antecedência para criar um bom planejamento e se preparar.

Para mais dicas sobre como fazer uma promoção de vendas, clique no banner abaixo!

vendas-2

Descubra como acompanhar suas vendas de maneira estratégica

Para saber se as promoções estão realmente dando certo e a sua empresa está vendendo mais, é necessário acompanhar alguns indicadores, além do faturamento. 

Confira os principais abaixo:

Indicador

Definição

Fórmula

Taxa de Conversão

Proporção de clientes que realmente compraram da sua empresa, considerando uma determinada ação promocional.

Número de clientes que você entrou em contato ou que procuraram sua empresa / Quantidade de vendas X 100.

Ticket Médio

Valor médio de quanto cada cliente deixa da sua empresa.

Faturamento total / Quantidade de vendas.

Ciclo de Venda do Cliente (Lifetime Value)

Tempo entre o primeiro contato da sua empresa com o cliente até a compra. O ideal é que esse tempo seja o mais curto possível, pois os gastos com as suas estratégias de venda serão menores.

  •  

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Valor investido para a conquista de novos clientes.

Investimentos em marketing / Quantidade de clientes, ambos considerando o mesmo período ou ação promocional.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Percentual que indica o quanto um investimento, seja em marketing para divulgação das vendas ou em outra área, trouxe de retorno para uma empresa. Quanto maior a taxa, mais bem direcionado foi esse investimento. 

(Vendas – Investimento) / Investimento X 100.

 

Analisando essas métricas, você consegue ter um parecer da real situação financeira da empresa. Afinal, nem sempre vender em maior quantidade significa lucro.

Entenda como aproveitar as datas sazonais e vender o ano todo

 

Pesquise o que seu público consome nas principais datas

Estude de perto o seu público para entender quais são as datas comemorativas que fazem sentido serem trabalhadas ou não. Afinal, cada nicho de atuação e cada modelo de negócio tem as suas particularidades e nem todas as datas podem ser aproveitadas. 

Analise também o que os seus clientes costumam consumir em determinado período, tanto da sua empresa como de outras. Isso é importante para a criação de parcerias que podem ser interessantes para o negócio. 

No Dia das Mães, por exemplo, naturalmente há uma venda maior de flores e chocolates. 

Se essa data fizer sentido para a sua empresa, você pode fazer parcerias com floriculturas e oferecer combos presenteáveis, por exemplo. 

Planeje seu estoque com certa antecedência

Estoque vazio nem sempre é sinônimo de que a sua promoção foi um sucesso. Muito pelo contrário, já que ficando sem produtos e insumos, você perde vendas. 

Com antecedência, defina quais serão as datas comemorativas que serão trabalhadas e entre em contato com os fornecedores. Fazendo isso, as chances de conseguir condições e prazos para pagamento melhores são bem maiores.

Outra dica é nunca depender de um único fornecedor e sempre contar com mais de uma opção. 

Fique atento às datas que possuem nicho

Algumas datas comemorativas possuem nichos específicos, como é o caso do Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. É interessante investir nessas datas apenas se você realmente tiver esse público para elas ou criar promoções com objetivo de apenas divulgar a sua marca.

Personalize sua loja conforme a temática

Não esqueça de personalizar a sua loja, seja ela física ou virtual, com a temática da data comemorativa. Para estabelecimentos físicos, vale caprichar na decoração e até em uniformes temporários. Já nas redes sociais, invista em publicações com a identidade visual do período. 

No digital, um ponto merece destaque. Evite focar apenas na divulgação das suas promoções e faça posts sobre conteúdo interessantes para o público, como dicas, esclarecimento de dúvidas e até os famosos memes. 

Fique por dentro de todos os feriados de 2022 para planejar as suas promoções: clique no banner abaixo e confira os principais!

vendas-9

Aprenda como fidelizar seus clientes no pós-venda

O seu relacionamento com o cliente não acaba quando a compra é finalizada. Ali, pode ser apenas o começo de uma relação duradoura. Trabalhando as estratégias de pós-venda, você consegue fidelizar o público e ainda torná-lo um embaixador do seu trabalho.

Confira algumas dicas importantes de fidelização de clientes:

Adicione brindes junto à compra do seu cliente

Os brindes fortalecem o relacionamento com o cliente, demonstram que ele é importante e ajudam na divulgação da empresa. É importante que eles sejam realmente úteis e despertem o desejo por parte do público, como canecas, garrafas térmicas, agendas e  blocos para anotações. Dessa forma, eles acabam estimulando a compra, contribuindo para o aumento das vendas. 

Ofereça cupons de desconto na segunda compra

Muitas empresas focam nos cupons de desconto apenas na primeira compra, com intuito de atrair clientes. Porém, acabam esquecendo do pós-venda, momento essencial para a fidelização. 

Oferecer cupons para segunda compra estimulam os clientes a comprarem novamente e conferir outras novidades da sua empresa. 

“E depois do cupom para segunda compra?”.

Suas estratégias para fidelizar clientes não podem depender apenas de descontos e cupons. Os brindes e programas de fidelidade são outras alternativas para manter a compra recorrente. 

Crie programas de fidelidade para seus clientes

Os programas de fidelidade são explorados por várias empresas. Eles consistem basicamente em premiar os clientes após um dado número de compras ou determinado valor. 

É importante lembrar que, para que seu programa de fidelidade seja atrativo, ele não pode ser nem tão fácil de ser concluído e nem tão difícil. No primeiro caso, os clientes podem não levar a sério; no segundo, podem perder a motivação. 

Envie pesquisas de satisfação e aplique melhorias

É indispensável ouvir o feedback dos clientes para melhorar o atendimento e os demais processos da empresa. O seu público pode apontar aspectos relevantes, que você pode não ter percebido até agora.

Dessa forma, envie formulários online, aplique pesquisas impressas no seu ponto físico ou então por telefone. Coletadas as informações, faça uma análise e veja como aplicar as melhorias. 

Vale ressaltar que as pesquisas de satisfação devem ser feitas constantemente. O ideal é que, a cada atendimento ou compra, o cliente tenha um canal específico para deixar a sua dúvida, crítica ou sugestão. 

Mantenha sempre um relacionamento próximo

Para ser lembrado pelo cliente, você precisa desenvolver um relacionamento próximo com ele. Isso significa estar sempre em contato, enviando não somente as promoções, como também conteúdos interessantes. 

Uma estratégia que funciona muito bem para qualquer tipo de empresa é oferecer descontos ou brindes no dia do aniversário. Além de atrair o cliente, ajuda a reforçar o relacionamento com a marca. 

Descubra como melhorar o seu pós-venda para fidelizar os clientes e aumentar as vendas clicando abaixo!

vendas-8

Baixe grátis agora mesmo o seu Kit de Vendas

O processo de vendas vai muito além da transação, ou seja, do pagamento propriamente dito. Ele começa desde quando o cliente faz o primeiro contato com a empresa e vai até o pós-venda. Por isso, ter todos os passos bem definidos é essencial. 

Para te ajudar a melhorar as vendas em 2022, preparamos o Kit de Vendas - completo e gratuito, com materiais imperdíveis para você colocar em prática todas as dicas desse conteúdo no seu negócio.

O Kit de Vendas contém: 

👉 Guia de Vendas para Empreendedores: Dicas que ninguém te conta

👉 Guia de Treinamento para Vendedores

👉 Planilha de Cadastro de Clientes

👉 Modelos editáveis para cadastro de clientes

👉 Planilha de acompanhamento de Vendas


baixar-kit-de-vendas

 

 

Como conciliar o fluxo de caixa e a gestão da empresa?

 

Separe suas contas pessoais e da empresa

Parece uma dica bastante clichê, porém não são poucos os empreendedores que misturam suas contas pessoais com as despesas da empresa ou fazem retiradas do caixa sem planejamento. 

O primeiro passo para manter a saúde financeira do negócio é evitar essa prática, começando pela organização das suas próprias finanças. Hoje em dia, inclusive, existem vários aplicativos que podem ajudar nesse controle.

No nosso blog, temos um conteúdo completo sobre o assunto. É só clicar aqui!

Tenha um bom planejamento financeiro

O planejamento é importante em todos os setores da empresa, principalmente no financeiro. O ideal é que ele seja feito antes do início do ano e revisto sempre que necessário.

Considere sempre um valor para emergências, como reparos em equipamentos e também separe o dinheiro para investimentos. 

Acompanhe o fluxo de caixa periodicamente

O seu fluxo de caixa precisa estar integrado com as outras movimentações financeiras da empresa. Além disso, evite fazer as conferências do caixa à mão e apenas no final da semana. 

O acompanhamento precisa ser diário para que, caso haja alguma divergência, você consiga descobrir e resolver de forma ágil.

Conte com um contador parceiro

O contador é o profissional mais indicado para ajudar você com a gestão financeira da empresa. Além de cuidar das obrigações tributárias, ele pode atuar de forma consultiva, trazendo soluções reais para os problemas do negócio.

Precisando de um contador? A Conta Azul pode te ajudar! Clique aqui e faça uma busca para encontrar um profissional perto de você. 

Anote e controle os prazos das contas a pagar

Anote e faça um acompanhamento diário das contas a pagar da sua empresa. 

Porém, ao fazer a gestão financeira do seu negócio de forma manual, você corre o risco de esquecer prazos de pagamento e acabar pagando juros e multas. Mas, ao optar por um sistema ERP, esse controle passa a ser feito de forma automática.

Na Conta Azul, você recebe alertas com as suas datas de vencimento e com o dia do pagamento dos clientes. Com isso, pode cobrá-los em tempo hábil, aumentando as chances de receber em dia. 

Quer saber mais sobre gestão financeira? Clique no banner abaixo!

vendas-7

Facilite a gestão de vendas na sua empresa com a Conta Azul

Filas enormes para emitir a nota fiscal, clientes reclamando pela falta de produtos, informações desencontradas, caixa com valores que não batem… Esses são alguns problemas que você pode enfrentar caso o seu negócio não esteja preparado para o aumento das vendas. 

Tão importante quanto todas as dicas que falamos ao longo deste conteúdo, é ter uma gestão eficiente e moderna na empresa. Isso significa abandonar as planilhas em excel, o caderninho e contar com o apoio da tecnologia. 

O ERP Conta Azul é um sistema de gestão completo e possui tudo o que você precisa para gerenciar o seu negócio de forma simples!

Sabe por quê? Na Conta Azul Pro, todos os setores da empresa são integrados em um único sistema. Então, assim que uma venda acontece, a baixa é dada de forma automática em todos os lugares (estoque, financeiro, fluxo de caixa) e essa informação é enviada à contabilidade. 

Na prática, você pode:

  • Verificar o desempenho das promoções, identificar quais são os produtos mais e menos vendidos e até as formas de pagamento mais utilizadas;

  • Monitorar o estoque em tempo real e programar notificações para ser alertado quando os itens atingirem as quantidades mínimas. Assim, você evita surpresas e clientes insatisfeitos; 

  • Ter um fluxo de caixa organizado e controlar todas as entradas e saídas, sem se perder no extrato bancário, tentando descobrir quem pagou o quê; 

  • Dar adeus aos problemas com a conciliação bancária e fiscal, pois esses processos são feitos de forma automática;

  • Emitir as suas notas fiscais sem dor de cabeça e enviá-las diretamente ao contador, sem precisar de malotes;

  • Gerar relatórios de todos os setores da empresa com poucos cliques;

  • Enviar orçamentos e propostas personalizadas;

  • Gerenciar os contratos de prestação de serviços e muito mais!

CTA-experimente-gratis

Leia também:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?