Como atender e vender com o bloqueio do WhatsApp

WhatsApp bloqueado é desafio para empresas que adotam novas formas de atendimento e vendas

O bloqueio do WhatsApp entre segunda e terça-feira (2 e 3 de maio) trouxe um desafio para empresas de todo país que usam a ferramenta para o dia a dia da empresa. O aplicativo de comunicação por mensagem de texto, áudio, vídeo e chamadas por voz permite cortar custos e evitar despesas com telecomunicações e telefonemas, já que usa a conexão de Internet para enviar os dados..Por isso, assim como outras mídias sociais, vem se tornando uma via a mais para atender clientes e prospectar vendas.

A decisão de suspender o acesso ao WhatsApp foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, mas foi válida para todo país. As principais operadoras de telefonia móvel do país (Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo) foram notificadas e interromperam o acesso à rede do app. Na prática, a medida foi suspensa ainda na terça-feira (3), antes do prazo inicial de 72 horas previsto na liminar original. 

ContaAzul é um sistema de gestão com controle de clientes, do cadastro às vendas

Ela atendeu a uma medida cautelar da Polícia Federal que considera que a empresa responsável pelo WhatsApp não cumpriu uma determinação judicial de quebra de sigilo em mensagens trocadas pelo aplicativo envolvendo um inquérito sobre tráfico de drogas. Apesar disso, todos os usuários da rede foram prejudicados.

Em 17 de dezembro de 2015, uma decisão judicial similar provocou o mesmo efeito. Naquela ocasião, a medida foi tomada pelo Tribunal de São Bernardo do Campo, e o bloqueio durou 11 horas, já que a liminar foi derrubada. Em fevereiro daquele ano, uma medida de um tribunal do Piauí havia solicitado o mesmo tipo de restrição, mas foi revertida ainda antes da implementação.

Desde o fim da manhã do dia 2, as mensagens enviadas não são entregues aos destinatários. No caso da versão Web do WhatsApp, é exibido aviso de que o computador não está conectado à Internet.

Bloqueio do WhatsApp e as empresas

Diversas empresas realizam atividades de atendimento a clientes e de vendas usando o aplicativo. O uso da ferramenta no Brasil aliado ao baixo custo das ações de divulgação são os principais motivos das empresas.

O WhatsApp como canal de vendas e atendimento envolve, inicialmente, divulgar o número de uma linha telefônica ativa no aplicativo no site, cartão de visitas e outros materiais de divulgação. A Agendor chegou a apresentar dicas para usar bem o aplicativo, incluindo boas práticas em geral. Em um momentos de bloqueio, como o atual, vale destacar apenas uma:

  • Salve os contatos no telefone.

Manter os contatos de clientes no aparelho telefônico e em outras ferramentas é importante para reduzir a dependência de sua empresa relação ao app. Isso facilita também a gestão de clientes usando outros canais, como e-mail, telefone fixo, endereço (para correspondências e mala direta por correio convencional) entre outras vias.

Alternativas de canais de atendimento

Independentemente de ter se preparado para uma situação como essa, se sua empresa usa o WhatsApp como canal de atendimento e vendas, você pode avaliar a adoção de alternativas neste período de bloqueio. A seguir, apresentamos algumas alternativas com vantagens e desvantagens.

VPN para acessar WhatsApp

Usar serviços de VPN (túnel de conexão, que permite acessar os servidores do aplicativo como se você estivesse em outro país).

Vantagem: Acessar mensagens enviadas e recebidas apesar da decisão judicial. Pode ser útil no máximo para acessar mensagens enviadas por clientes antes do bloqueio mas não recebidas por você.

Desvantagem: Maioria dos usuários não usa o recurso e não terá acesso às interações realizadas por lá. Além disso, pode envolver riscos, especialmente nas modalidades gratuitas ou de provedores desconhecidos e sem referência.

SMS

Recurso de mensagem de texto convencional de celular foi a regra até poucos anos.

Vantagem: Você já tem os números de telefone celular de seus clientes. O SMS permite acessá-los caso sua empresa tenha uma informação urgente ou ofereça um canal de atendimento alternativo (como e-mail ou outra solução de troca de mensagens instantâneas).

Desvantagem: Custos do disparo. E dificilmente o cliente vai interagir ou responder às mensagens, também pelos custos.

Envio de e-mails

Usar o correio eletrônico para se comunicar ou receber pedidos.

Vantagem: Tem custos baixos e envolve uma ferramenta já usada pela maior parte das empresas -- especialmente as conectadas, como as que usam o WhatsApp para essa finalidade, por exemplo.

Desvantagem: Exige que você tenha o e-mail dos clientes para realizar ações de divulgação novas.

Telegram

Aplicativo de mensagem de texto concorrente ao WhatsApp, com recursos de criptografia e segurança de dados.

Vantagem: É sem custos e bastante similar ao WhatsApp, exigindo um número de telefone para acessar o aplicativo. Permite ainda criar e manter grupos públicos de conteúdo, além de criar grupos de e-mail com mais de 250 membros.

Desvantagem: Tem uma base de usuários menor do que o WhatsApp no Brasil e não oferece chamadas de voz.

Google Hangout

Ferramenta de comunicação instantânea por texto, imagens e vídeos, além de chamadas por voz e vídeo

Vantagem: É sem custos e oferece chamadas de voz e vídeo.

Desvantagem: É usado por menos pessoas no Brasil e exige conta Google para uso. Exigência de envio de convite e "aceite" reduz possibilidades de envio proativo de mensagens.

Skype

Aplicativo pertencente à Microsoft foi precursor nas chamadas de voz e vídeo pela Internet, sem consumir minutos de chamada telefônica.

Vantagem: É sem custos e oferece chamadas de voz e vídeo.

Desvantagem: É usado por menos pessoas no Brasil para atendimentos e exige conta Skype.

Facebook Messenger

Serviço de mensagem do Facebook, rede social mais usada no Brasil. Pode ser acessado pela página da rede na web ou via aplicativo específico no celular.

Vantagem: É sem custos e amplamente popular entre usuários do Facebook no Brasil. Para receber pedidos ou responder a atendimentos, basta manter-se disponível e responder rapidamente.

Desvantagem: Exige que você conheça o perfil do cliente no Facebook para poder fazer contato proativo.

Como sua empresa está fazendo para contornar o bloqueio do WhatsApp nesta semana? Comente.

Encante seu cliente e tenha sucesso  Preparamos um guia com dicas para você melhorar a relação com os clientes Baixar o guia agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>