E-commerce

Como anunciar no Mercado Livre e aumentar suas vendas?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O Mercado Livre é a maior plataforma de marketplace da América Latina e possibilita a venda de qualquer produto para pessoa física ou jurídica;
  • Para começar a vender não é necessário ter experiência. Basta seguir um passo a passo para criar anúncios de forma gratuita;
  • O Mercado Livre está entre as principais integrações do ERP Conta Azul, facilitando a gestão do seu negócio com emissão de notas fiscais, controle de estoque e diversos outros serviços.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Quer vender no Mercado Livre (ML) e ainda não sabe como? Montamos um passo-a-passo para você criar a sua loja virtual e reunimos as principais dicas para anunciar o seu produto para atrair mais compradores entre os 388 milhões de clientes cadastrados na plataforma! 

Para democratizar as vendas na internet, a plataforma permite comercializar quaisquer produtos para pessoas físicas ou jurídicas. Entretanto, por mais conhecido que seja, algumas pessoas ainda não sabem como anunciar no Mercado Livre.

Mas, pode ficar tranquilo que o processo para vender na plataforma não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir o tutorial e pronto, seu produto estará à venda!

Separe seus produtos e venha aprender conosco, acompanhando os seguintes tópicos:

O Mercado Livre é a maior plataforma de marketplace da América Latina e possibilita a venda de qualquer produto para pessoa física ou jurídica;

Por que vender pelo Mercado Livre?

Dentre as vantagens em vender pelo Mercado Livre, podemos começar citando os 388 milhões de usuários cadastrados em toda a América Latina.

A segunda vantagem é a estrutura pronta, desde a forma de pagamento (Mercado Pago) até o sistema de envios (Mercado Envios). Isso é ótimo para reduzir custos quando se está começando, afinal, montar uma loja online demanda investimentos altos em outras áreas, como tributos e marketing. 

Além disso, o motivo que mais agrada os usuários é a ausência de cobrança para a manutenção e ativação. Se você criar a conta básica, que já é super vantajosa, a única coisa que pagará é a porcentagem de comissão por venda.

Os benefícios não param por aí. Ao vender no Mercado Livre, você pode: 

  • Personalizar a sua loja conforme o seu gosto e segmento;

  • Vender em uma plataforma confiável, autoridade no mercado;

  • Começar do zero e crescer exponencialmente; 

  • Alcançar resultados mais rapidamente.

Como anunciar no Mercado Livre em 10 passos 

Agora que você já conhece as principais vantagens de vender no Mercado Livre, chegou a hora de criar sua loja, colocar os itens para vender e começar a ganhar dinheiro. Acompanhe! 

1. Crie sua conta e faça login (PF ou PJ e validação de dados)

O primeiro passo para anunciar no Mercado Livre é criar uma conta, clicando em “Crie a sua conta”, no canto superior direito, ao lado da opção “Entre”. Neste momento, você terá duas opções para criar a loja:

  • Pessoa Física: serão solicitados nome, sobrenome, e-mail e senha, além de validar seus dados e enviar imagem de um documento de identificação — RG e CPF;

  • Pessoa Jurídica: você terá que informar CNPJ, razão social e e-mail, além de criar uma senha forte.

2. Selecione seu mix de produtos

Após o cadastro e a validação dos dados, clique em “Vender” no menu principal. Em seguida, escolha os tipos de itens que irá vender: produtos (roupas, sapatos, celulares), veículos, imóveis ou serviços.

3. Pense em títulos chamativos

Esse é o momento de vender o seu peixe. Crie títulos chamativos que detalham bem o produto, facilitando na hora da busca. Indique a marca, modelo e principais características, como cor e tamanho. Quanto mais detalhes você expostos, melhor para o cliente.

4. Defina a categoria de cada produto

Após colocar o título, chegou a hora de definir a categoria, que é uma forma de classificar e organizar as mercadorias. Essa parte é bem simples e intuitiva, já que dependendo do produto, o próprio site já sugere.

Lembre-se que as peças devem condizer com o que foi anunciado para que sua loja não seja punida futuramente. Cumpra as regras corretamente!

5. Preencha a descrição do produto

Assim como no título, quanto mais detalhada for a descrição, melhor para o seu anúncio. Portanto, não deixe de completar nenhum campo, além de escrever corretamente os nomes das marcas para que as pessoas encontrem o item. 

Fotos

A foto é a parte mais importante do anúncio. Por isso, capriche nessa parte fotografando os itens com boa qualidade, em ambiente iluminado e neutro, para que somente o produto chame atenção.

Se você vende roupas, por exemplo, fotos com modelos são um diferencial. O comprador verá como determinada peça fica no corpo.

Quantidade de estoque

Informe a quantidade de estoque real, para que ninguém seja surpreendido com uma mensagem avisando que o item não está disponível.

Será péssimo para sua reputação e a nota da sua loja certamente irá abaixar. O importante é ser sincero e não deixar o campo em branco.

Código universal

O código universal equivale ao documento de identidade que possuímos, todo produto tem. Ele serve para validar um item e garantir que seja único. Se você não sabe onde fica o código do seu item, é só conferir as informações a seguir: 

  • É numérico.

  • Tem de 8 a 14 dígitos.

  • Está junto do código de barras, na embalagem do produto.

Existem aplicativos que escaneiam o código de barras e verificam na hora os identificadores exclusivos do produto. Entretanto, se mesmo buscando essas informações você não conseguir achar o código, o que pode ser feito é indicar que não se aplica (N/A).

6. Condições de uso, grades e cores

Aqui, você pode especificar:

  • Se o produto é novo, semi novo ou usado;

  • Qual o tamanho; 

  • Material,

  • Variações de cores e tamanhos.

Lembre-se de ser o mais específico possível para atrair mais pessoas e se resguardar de possíveis reclamações no futuro.

7. Deixe claro o valor de cada item

Em precificação você deve definir o valor de venda. Lembre-se que o Mercado Livre cobra comissão, portanto não deixe de incluí-la na hora de calcular a margem de lucro. Deixá-la de fora dessa conta é prejuízo no faturamento. 

Mas tome cuidado com os preços. Uma das vantagens que o ML oferece para o cliente é a opção de negociar com a loja. Tenha uma margem flexível e fique atento às negociações e pedidos de descontos.

Descubra como fazer uma precificação eficiente aqui!

8. Determine o seu tipo do anúncio

Existem categorias diferentes de anúncios:

  • grátis;

  • clássico com exposição alta;

  • premium com exposição máxima e parcelamento para os seus clientes. 

As duas últimas opções são pagas, mas independente da escolha, o pagamento só ocorrerá quando a compra for efetuada. 

9. Conheça os meios de pagamento e as formas de envio

Chegou a hora de escolher a forma de envio. A entrega é feita pelo Mercado Envios, a própria transportadora do Mercado Livre. O valor é calculado conforme o endereço do cliente e vendedor, incluindo também o peso e medidas do produto.

Você pode optar pela entrega gratuita para o comprador, entretanto, você pagará o custo do envio. Além disso, é possível que o cliente opte por retirar pessoalmente.

10. Finalize seu anúncio e arrase nas vendas!

Para finalizar, coloque informações que você considera relevantes, como garantia e descrição personalizada. É possível também criar um vídeo com o artigo anunciado para mostrar mais detalhes, melhorando a experiência de compra. 

Pronto! Agora os seus produtos estão prontos para serem vendidos. Viu só como não é difícil? Vender no ML é um ótimo negócio, você só precisa planejar os anúncios, calcular bem a margem de lucro e organizar seu estoque e atendimento para oferecer uma boa experiência aos clientes. 

Para começar a vender não é necessário ter experiência. Basta seguir um passo a passo para criar anúncios de forma gratuita;

Quanto custa um anúncio no Mercado Livre?

As tarifas de venda no ML variam de produto para produto e conforme o tipo de anúncio. Confira os valores percentuais para produtos novos e usados mais comuns:

Categorias

Clássica

Premium

+R$ 5 por unidade em produtos abaixo de R$ 79

Celulares e Smartphones

11% 

16% 

Suplementos

12%

17%

Tênis

14%

19%

Luminárias de Teto, Solares e Arandelas

11.5%

16.5%

Notebooks

11%

16%

Tratamentos para o Cabelo

11%

16%

Calças

14%

19%

Fones e Headsets

13%

18%

Camisolas e moletons

14%

19%

Botas

14%

19%

Bicicletas

11.5%

16.5%

HDs e SSDs

13%

18%

Roteadores

13%

18%

Relógios de Pulso

14%

19%

Smartwatches

11%

16%

Computadores

11%

16%

Impressoras

11%

16%

Televisores

11% 

16%

Caixas de Som e Autofalantes

13%

18%

Media Streaming

11%

16%

 

Você pode conferir a lista completa de produtos aqui!

O Mercado Livre está entre as principais integrações do ERP Conta Azul, facilitando a gestão do seu negócio com emissão de notas fiscais, controle de estoque e diversos outros serviços.

Gerencie suas vendas no Mercado Livre de forma integrada com a Conta Azul

Agora que você já sabe que vender no Mercado Livre é bem simples, fique sabendo que tudo fica ainda mais fácil ao integrar a plataforma com o ERP Conta Azul.

Incorpore as vendas do Mercado Livre na nossa plataforma e facilite o controle dos recebimentos e saídas do seu estoque. O sistema de alerta te informa sobre as quantidades disponíveis e todas as confirmações de compra recebidas.

Para facilitar ainda mais o seu controle, algumas informações do Mercado Livre são puxadas automaticamente para a Conta Azul, são elas:

  • Cliente;

  • Produto;

  • Preço do Produto;

  • Quantidade do Produto;

  • Nome do produto;

  • Código do Produto;

  • Valor de Venda;

  • Nome do cliente;

  • CPF;

  • Telefone Comercial;

  • Telefone celular;

  • E-mail.

Além disso, você também se beneficia porque:

  • Cada venda no Mercado Livre é atualizada na Conta Azul Pro e, em poucos cliques, você emite nota fiscal e controla o financeiro sem redigitação;

  • Em vez de perder tempo trocando informações e corrigindo erros, a integração faz o comercial e o financeiro trabalharem juntos, com as mesmas informações;

  • É possível ter mais rapidez no faturamento dos produtos.

A Conta Azul ajuda você a controlar seus negócios e libera seu tempo para anunciar cada vez mais produtos no Mercado Livre. Centralize tudo em um único lugar.

Experimente essas e outras funcionalidades da Conta Azul sem pagar nada!

Leia também:

Leia também