Gestão do Negócio

Como agências podem incluir o e-mail marketing em seu mix de serviços?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

e-mail-marketing-mix-agencia-blog

Ainda que a criação de campanhas de e-mail seja o terceiro serviço mais prestado por agências no Brasil, quase 17% destas afirmam não utilizar ferramentas na oferta de serviços de marketing digital. 

Os dados são do Panorama das Agências Digitais 2016, que reúne informações sobre o segmento. O serviço de e-mail marketing para clientes, muitas vezes, fica restrito à produção de HTMLs e conteúdo, sem qualquer participação em processos estratégicos, de segmentação e análise de resultados.

banner-ca-pro (1)

Em conjunto à velha crença de que o e-mail é um canal em declínio, torna-se complicado justificar para clientes investimentos focados nessa mídia – apesar de ela se mostrar cada vez mais eficiente.

Além das possibilidades de alcance e do baixo investimento (em comparação com outros canais digitais), o e-mail marketing, hoje, supre uma necessidade cada vez mais requisitada em qualquer campanha: personalização. Tanto que apresenta-se como a melhor opção de mídia em todas as etapas da jornada de venda, principalmente nos momentos de conversão, transformando leads em compradores, e nutrição, fidelizando clientes e incentivando conversões casadas. Logo, como agência, é importante ter em mente tanto as possibilidades oferecidas por essa ferramenta em termos de resultado, quanto as oportunidades de serviço que derivam dela.

Como uma agência pode revender e-mail marketing

As formas de revenda de e-mail marketing podem ser diversas e podem incluir desde pacotes de serviço – como a criação de peças e HTML de e-mail, captação de contatos e gerenciamento de listas, integração de e-mail marketing a sistemas e canais, além da análise de métricas – ou mesmo a revenda de ferramentas de envio de e-mail, que permitem a autonomia total do cliente, que, por sua vez, pode realizar todas as ações por conta própria.

Essa última opção refere-se a possibilidade de uma agência contratar o plano de uma plataforma de envios de e-mail marketing que seja white-label, ou seja, que permita personalizar sua interface com logotipos e URLs da empresa e revender seu uso ao cliente final, cobrando por envios ou mesmo por meio de mensalidades. Trata-se de uma forma bastante prática, já que não exige o desenvolvimento de uma ferramenta própria e permite acesso a suporte especializado. Muitas plataformas de e-mail marketing, permitem ainda a contratação de um IP dedicado, um endereço de envios exclusivo para empresas que disparam um grande volume de mensagens e não querem ser taxadas como spam.

Ao adotar esse serviço, a agência pode gerenciar todos os seus clientes, prestando auxílio na produção de campanhas e determinando tipos de acesso. É possível, inclusive, casar a revenda da plataforma e a prestação de outros serviços, como estratégias de envio, criação de templates, integração com outros canais ou análise de dados, por exemplo.

E como convencer seu cliente a investir em E-mail Marketing?

Desde dados mais gerais, que apontam que 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação com empresas (MarketingSherpa), até dados mais específicos, que indicam taxas de ROI em e-mail marketing de até 3800% (DMA), são muitos os indicativos reais que comprovam a eficácia do e-mail como ferramenta de marketing. Com cobertura global e ilimitada, ações otimizadas de e-mail Marketing garantem presença na caixa de entrada de seu público-alvo, sem necessitar que a audiência esteja online do momento de disparo, sendo uma tática totalmente proativa.

São muitas as vantagens em se apostar no e-mail marketing. Com relação à operação, o fato de ser facilmente gerenciável não exige da empresa uma grande equipe dedicada – o que também diminui o investimento. Os relatórios gerados em tempo real por plataformas de envio, por exemplo, são extremamente relevantes para empresas, não apenas para compreender os resultados de determinadas campanhas e balizar comportamentos atuais e futuros, mas para compreender como se constitui seu público.

Além disso, é importante lembrar que a segmentação e a personalização são alguns dos aspectos mais marcantes do e-mail Marketing. A possibilidade de customizar a mensagem com dados do usuário e direcionar informações específicas, por exemplo, torna a ação ainda mais pessoal e direta. Essas estratégias, no entanto, dependem da criação e da manutenção de um bom mailing de clientes, que pode ser consolidado a partir de solicitações de dados em formulários. Esta base pode se tornar um importante agregador de informações sobre a audiência da marca.

Quando equiparado a outros canais de marketing como redes sociais, por exemplo, é comum, que o e-mail passe a ser subestimado. No entanto, integrações com outras mídias são totalmente possíveis. Ainda que a conversão em vendas seja 40% maior com a utilização do e-mail Marketing, em relação a outras mídias, segundo a McKinsey (2014), a ferramenta é um excelente apoio estratégico para ações realizadas em redes sociais, sites, blogs e dispositivos móveis – sendo a base de dados sobre o cliente o principal alicerce.

Tais perspectivas sobre o e-mail Marketing motivam cada vez mais seu uso por empresas e incentivam a elaboração de campanhas nesta plataforma. O cenário atual favorece o avanço desta estratégia. Os principais resultados são a consolidação da relação entre marca e público, a possibilidade de alavancar o Inbound Marketing, de converter leads em clientes e transformar clientes em promoters.

Então, é agência e já sabe que revender e-mail marketing pode ser uma ótima aposta para seu negócio? Agora, você precisa saber como convencer seus clientes de que esse é um dos melhores canais digitais que ele pode investir. Confira algumas dicas importantes para produzir uma proposta comercial de revenda de e-mail marketing de sucesso.

Como garantir a eficácia prometida?

Apesar de impactantes, não são somente pesquisas que corroboram a eficácia de um determinado canal de marketing. Aliás, a entrega de resultados é uma das principais dores de agências digitais: mais de 70% delas indicam que seus clientes nunca ou às vezes veem valor na entrega de resultados, segundo o Panorama das Agências. Esse é um dado preocupante, afinal, não basta entregar resultados, é preciso fazer o cliente entender quais são eles e o seu impacto no negócio.

Considerando as boas práticas em e-mail marketing, selecionamos alguns tópicos importantes a serem considerados por agências em estratégias de e-mail, que auxiliam a alcançar sucesso de campanhas e, claro, a comprovar o valor da ferramenta.

1. Captação de contatos e gestão de listas

Sem o mailing – a lista de contatos – não existe e-mail marketing, pois não existe para quem enviar as mensagens produzidas. Muitas agências recebem o mailing de seus clientes e optam por apenas realizar os envios, mas a gestão de contatos é onde a experiência e o acompanhamento de profissionais de comunicação e marketing podem fazer a diferença. Aconselhar e oferecer opções para seus clientes fazerem opt in e-mail marketing certamente trará resultados muito positivos: mais aberturas, maiores taxas de cliques, menos retornos e denúncias de SPAM vão deixar seus clientes mais felizes e seu trabalho ainda mais valorizado.

2. HTML para e-mails

Um dos fatores mais buscados por clientes é o desenvolvimento dos e-mails em HTML. Por mais que existam modelos prontos, o desenvolvimento de peças exclusivas e de acordo com as necessidades de cada marca é um diferencial. É importante que a agência ofereça suporte para a criação de peças em HTML e conheça bem as particularidades do HTML para e-mail  e claro, não se esqueça dos dispositivos móveis.

3. Interpretação de métricas

Um dos aspectos nos quais as agências mais atuam e oferecem valor para os seus serviços é na interpretação de resultados: o processo de e-mail marketing envolve muitas métricas diferentes, que profissionais de comunicação e marketing podem acompanhar e interpretar ao longo do tempo, propondo mudanças e alterações para a obtenção de melhores resultados.

4. Integração com outros sistemas

É possível integrar e-mail com outros softwares de CRM e sistemas internos das empresas ou da própria agência, o que pode agregar diversos outros serviços e facilitar o fluxo de envios.

5. Combinando com outras ações

Esse é o ponto no qual as agências mais podem oferecer valor para seus clientes: ao usar e-mail marketing dentro de campanhas em andamento ou de novas campanhas. É possível combinar e-mail marketing com blog, redes sociais e outras estratégias de ponto de venda e promoções de lojas. Anúncios especiais, newsletters informativas e campanhas de marketing de conteúdo também podem ser incluídas no mix de serviços e oferecidas dentro de pacotes de serviços.

Quer entender melhor qual o retorno sobre o investimento de e-mail marketing e entregar dados claros aos seus clientes? Acesse a calculadora de ROI em e-mail marketing e entenda como cada campanha de e-mail pode trazer resultados impactantes.

Agências - Desktop

Leia também