Como agências podem incluir o e-mail marketing em seu mix de serviços?

e-mail-marketing-mix-agencia-blog

Ainda que a criação de campanhas de e-mail seja o terceiro serviço mais prestado por agências no Brasil, quase 17% destas afirmam não utilizar ferramentas na oferta de serviços de marketing digital. 

Os dados são do Panorama das Agências Digitais 2016, que reúne informações sobre o segmento. O serviço de e-mail marketing para clientes, muitas vezes, fica restrito à produção de HTMLs e conteúdo, sem qualquer participação em processos estratégicos, de segmentação e análise de resultados.

Em conjunto à velha crença de que o e-mail é um canal em declínio, torna-se complicado justificar para clientes investimentos focados nessa mídia – apesar de ela se mostrar cada vez mais eficiente.

Além das possibilidades de alcance e do baixo investimento (em comparação com outros canais digitais), o e-mail marketing, hoje, supre uma necessidade cada vez mais requisitada em qualquer campanha: personalização. Tanto que apresenta-se como a melhor opção de mídia em todas as etapas da jornada de venda, principalmente nos momentos de conversão, transformando leads em compradores, e nutrição, fidelizando clientes e incentivando conversões casadas. Logo, como agência, é importante ter em mente tanto as possibilidades oferecidas por essa ferramenta em termos de resultado, quanto as oportunidades de serviço que derivam dela.

Como uma agência pode revender e-mail marketing

As formas de revenda de e-mail marketing podem ser diversas e podem incluir desde pacotes de serviço – como a criação de peças e HTML de e-mail, captação de contatos e gerenciamento de listas, integração de e-mail marketing a sistemas e canais, além da análise de métricas – ou mesmo a revenda de ferramentas de envio de e-mail, que permitem a autonomia total do cliente, que, por sua vez, pode realizar todas as ações por conta própria.

Essa última opção refere-se a possibilidade de uma agência contratar o plano de uma plataforma de envios de e-mail marketing que seja white-label, ou seja, que permita personalizar sua interface com logotipos e URLs da empresa e revender seu uso ao cliente final, cobrando por envios ou mesmo por meio de mensalidades. Trata-se de uma forma bastante prática, já que não exige o desenvolvimento de uma ferramenta própria e permite acesso a suporte especializado. Muitas plataformas de e-mail marketing, permitem ainda a contratação de um IP dedicado, um endereço de envios exclusivo para empresas que disparam um grande volume de mensagens e não querem ser taxadas como spam.

Ao adotar esse serviço, a agência pode gerenciar todos os seus clientes, prestando auxílio na produção de campanhas e determinando tipos de acesso. É possível, inclusive, casar a revenda da plataforma e a prestação de outros serviços, como estratégias de envio, criação de templates, integração com outros canais ou análise de dados, por exemplo.

Modelo de Planejamento de Marketing  Disponibilizamos este guia para auxiliar no trabalho de marketing da sua  empresa Baixar o guia agora

E como convencer seu cliente a investir em E-mail Marketing?

Desde dados mais gerais, que apontam que 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação com empresas (MarketingSherpa), até dados mais específicos, que indicam taxas de ROI em e-mail marketing de até 3800% (DMA), são muitos os indicativos reais que comprovam a eficácia do e-mail como ferramenta de marketing. Com cobertura global e ilimitada, ações otimizadas de e-mail Marketing garantem presença na caixa de entrada de seu público-alvo, sem necessitar que a audiência esteja online do momento de disparo, sendo uma tática totalmente proativa.

São muitas as vantagens em se apostar no e-mail marketing. Com relação à operação, o fato de ser facilmente gerenciável não exige da empresa uma grande equipe dedicada – o que também diminui o investimento. Os relatórios gerados em tempo real por plataformas de envio, por exemplo, são extremamente relevantes para empresas, não apenas para compreender os resultados de determinadas campanhas e balizar comportamentos atuais e futuros, mas para compreender como se constitui seu público.

Além disso, é importante lembrar que a segmentação e a personalização são alguns dos aspectos mais marcantes do e-mail Marketing. A possibilidade de customizar a mensagem com dados do usuário e direcionar informações específicas, por exemplo, torna a ação ainda mais pessoal e direta. Essas estratégias, no entanto, dependem da criação e da manutenção de um bom mailing de clientes, que pode ser consolidado a partir de solicitações de dados em formulários. Esta base pode se tornar um importante agregador de informações sobre a audiência da marca.

Quando equiparado a outros canais de marketing como redes sociais, por exemplo, é comum, que o e-mail passe a ser subestimado. No entanto, integrações com outras mídias são totalmente possíveis. Ainda que a conversão em vendas seja 40% maior com a utilização do e-mail Marketing, em relação a outras mídias, segundo a McKinsey (2014), a ferramenta é um excelente apoio estratégico para ações realizadas em redes sociais, sites, blogs e dispositivos móveis – sendo a base de dados sobre o cliente o principal alicerce.

Tais perspectivas sobre o e-mail Marketing motivam cada vez mais seu uso por empresas e incentivam a elaboração de campanhas nesta plataforma. O cenário atual favorece o avanço desta estratégia. Os principais resultados são a consolidação da relação entre marca e público, a possibilidade de alavancar o Inbound Marketing, de converter leads em clientes e transformar clientes em promoters.

Então, é agência e já sabe que revender e-mail marketing pode ser uma ótima aposta para seu negócio? Agora, você precisa saber como convencer seus clientes de que esse é um dos melhores canais digitais que ele pode investir. Confira algumas dicas importantes para produzir uma proposta comercial de revenda de e-mail marketing de sucesso.

Como garantir a eficácia prometida?

Apesar de impactantes, não são somente pesquisas que corroboram a eficácia de um determinado canal de marketing. Aliás, a entrega de resultados é uma das principais dores de agências digitais: mais de 70% delas indicam que seus clientes nunca ou às vezes veem valor na entrega de resultados, segundo o Panorama das Agências. Esse é um dado preocupante, afinal, não basta entregar resultados, é preciso fazer o cliente entender quais são eles e o seu impacto no negócio.

Considerando as boas práticas em e-mail marketing, selecionamos alguns tópicos importantes a serem considerados por agências em estratégias de e-mail, que auxiliam a alcançar sucesso de campanhas e, claro, a comprovar o valor da ferramenta.

1. Captação de contatos e gestão de listas

Sem o mailing – a lista de contatos – não existe e-mail marketing, pois não existe para quem enviar as mensagens produzidas. Muitas agências recebem o mailing de seus clientes e optam por apenas realizar os envios, mas a gestão de contatos é onde a experiência e o acompanhamento de profissionais de comunicação e marketing podem fazer a diferença. Aconselhar e oferecer opções para seus clientes fazerem opt in e-mail marketing certamente trará resultados muito positivos: mais aberturas, maiores taxas de cliques, menos retornos e denúncias de SPAM vão deixar seus clientes mais felizes e seu trabalho ainda mais valorizado.

2. HTML para e-mails

Um dos fatores mais buscados por clientes é o desenvolvimento dos e-mails em HTML. Por mais que existam modelos prontos, o desenvolvimento de peças exclusivas e de acordo com as necessidades de cada marca é um diferencial. É importante que a agência ofereça suporte para a criação de peças em HTML e conheça bem as particularidades do HTML para e-mail  e claro, não se esqueça dos dispositivos móveis.

3. Interpretação de métricas

Um dos aspectos nos quais as agências mais atuam e oferecem valor para os seus serviços é na interpretação de resultados: o processo de e-mail marketing envolve muitas métricas diferentes, que profissionais de comunicação e marketing podem acompanhar e interpretar ao longo do tempo, propondo mudanças e alterações para a obtenção de melhores resultados.

4. Integração com outros sistemas

É possível integrar e-mail com outros softwares de CRM e sistemas internos das empresas ou da própria agência, o que pode agregar diversos outros serviços e facilitar o fluxo de envios.

5. Combinando com outras ações

Esse é o ponto no qual as agências mais podem oferecer valor para seus clientes: ao usar e-mail marketing dentro de campanhas em andamento ou de novas campanhas. É possível combinar e-mail marketing com blog, redes sociais e outras estratégias de ponto de venda e promoções de lojas. Anúncios especiais, newsletters informativas e campanhas de marketing de conteúdo também podem ser incluídas no mix de serviços e oferecidas dentro de pacotes de serviços.

Quer entender melhor qual o retorno sobre o investimento de e-mail marketing e entregar dados claros aos seus clientes? Acesse a calculadora de ROI em e-mail marketing e entenda como cada campanha de e-mail pode trazer resultados impactantes.

Tem mais dúvidas de como ofertar o e-mail marketing como serviço de sua agência? Entre em contato conosco pelos comentários :)

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>